Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

20 de dezembro de 2014

Um jantar de Natal

- com passo a passo de um porta guardanapo e arranjo de mesa -

Ontem convidamos um casal de amigos para comer uma pizza aqui em casa, já que nos viríamos só depois do Natal. Fiz uma decoração natalina na mesa e no aparador - coisa fácil, rápida, com tudo o que tinha em casa.

Comprei as pizzas uma hora antes, já pré-assadas. Levei minhas formas em alumínio e pedi ao pizzaola que, ao invés de colocar na forma de papelão, colocasse dentro das minhas, pois na hora de servir era só levar ao forno e em poucos minutos teríamos pizzas quentinhas, como feitas em casa, na hora.

No passado, recém-casada, sem muita experiência na arte de receber, ficava  meio atrapalhada quando convidava alguém para jantar. Acabava trabalhando o dia inteiro, preocupada com o que ia servir, como ia arrumar a mesa, o que iam beber, sobrando pouco tempo para me arrumar. Quando a visita chegava já estava tão cansada que, o que era para ser prazeroso, se tornava muito cansativo e estressante. Por isso eu faço tudo com antecedência, sem me cansar; o cardápio simples, sem complicações, sem horas e horas no forno... E nosso encontro foi muito gostoso, à vontade, minha filha caçula participou, conversou, interagiu - distante daquela fase aborrecida, onde ficava só no quarto.

Na mesa, no lugar de cada um,  coloquei um arranjo de flor, utilizando garrafinhas de coca-cola como vaso. Cobri os rótulos com fita natalina, prendendo com durex e finalizando com um laço. Fiz o laço à parte e depois prendi com linha vermelha de bordar. Fiz um laço bem "gordinho", pois esse tipo de fita dá essa facilidade de moldar como queremos.
Também utilizei os mesmos laços como porta guardanapos para dar um ar bem natalino. As alunas da última semana ficaram muito interessadas em fazer também em suas casas na Noite de Natal. Vou ensinar aqui para elas e para vocês. 
Para cada vaso usei 40 cm de fita de cetim vermelha. Cortei as pontas formando bicos

Primeiro amarrei no guardanapo- dei apenas um nó meio frouxo. Reservei.

Para o laço: cortei uma fita natalina - dessas que têm os lados durinhos - com uns 20 cm de comprimento. Cortei as pontas formando bicos.

cruzei as pontas

Amarrei um cachinho de uva (de vidro) no centro do laço - usei o que tinha, mas poderá ser uma flor ou qualquer pérola ou conta

Amarrei o laço na fita de cetim. Finalizei com um outro laço
Durante a semana, entre uma aluna e outra, fui  montando a mesa. Gosto de fazer com antecedência, pois se quero mudar alguma coisa ainda dá tempo. Na quinta, depois da última aluna, pintei 4 banquetas já bem surradas, dessas em pinos que comprei no supermercado. Aproveitei o vidro blindex que fora retirado para o ar-condicionado e transformei num belo aparador para deixar na varanda.

Voltei com os tecidos listrados das cadeiras - os verdes a cachorrinha destruiu!!! ainda bem, gosto mais desses.
 Orgulho-me demais por saber costurar. Todas as decorações e reformas que faço em minha casa, seja para receber ou para nosso uso é fruto da minha experiência com a costura. Por isso não me canso de enaltecer essa arte - com ela conseguimos transformar o feio no belo e quase sempre gastamos muito pouco.

Do ateliê - meu local diário de trabalho - terei a vista desse aparador que me encheu de orgulho por ter dado vida a um material velho, quase sem uso. 

Retirei o centro giratório da mesa porque a ocasião era mais formal, à noite. Coloquei a toalha redonda que já ensinei como fiz a barra AQUI

Na sexta-feira pela manhã, enquanto arrumava a mesa, veio uma amiga me dar um abraço e tomamos um café na mesa arrumada!

À noite retirei as xícaras, acendi as velas, coloquei água e flores nos vasinhos.
No lavabo ajeitei toalhas dentro de uma antiga caixa de bombons, flores no bulinho de café, sabonetes no baleiro...
 Os tecidos dos barrados e sianinhas dessas toalhas ganhei da Kaire. Fiz várias dessas toalhas para presentear, mas essas eu fiz questão de deixar para mim, pois são lembranças da amiga que mora além do oceano e me quer muito bem.
No aparador, recém-inaugurado, deixei mais guardanapos. Esses são especiais, ganhei da Marcela, que iniciou o curso sem nunca ter sentado numa máquina de costura. Hoje, vejo a perfeição de seus trabalhos e sinto muito orgulho, muito orgulho mesmo! 

Os porta guardanapos em pérola ganhei da Marielle em seu último dia de aula. Infelizmente ela não pode terminar o curso, mas aproveitou bem o tempo que ficou aqui, sempre muito dedicada e atenciosa. Pérolas sempre eternas, agradam sempre, sem erro. Não conheço ninguém que não goste.
Os guardanapos foram embalados artesanalmente
 
Na mesa do café deixei uma caixa de delicados chocolates que a Patrícia, aluna da terça-feira, me presenteou em seu último dia de aula. A apresentação estava linda, envolto em papel celofane, com um enorme laçarote vermelho. Pena que não tirei foto na hora. Havia pão de mel, panetone, cookies, bolachinhas... 

Já comi quase todos e deixei a caixa para decorar a mesa do café.

E não é para eu ter orgulho dessa arte que é a costura? Ela me abre novos e belíssimos horizontes a cada dia nessa  Belo Horizonte das Minas Gerais! 

5 comentários:

  1. Oi Helena que chic que você é.
    Muito lindo tudo sua visita deve ter ficado encantada.
    Amiga quero lhe desejar um bom natal e um 2015 maravilhoso bjs.

    ResponderExcluir
  2. Helena, quanta coisa linda....amei a reciclagem das garrafas, ficaram lindas com os laços e flores.
    Tudo de muito bom gosto....lindo !
    Aproveito para te desejar um Feliz Natal e 2015 de muito sucesso!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Helena, essa sua casa é uma verdadeira obra de arte, ainda sendo da tua total responsabilidade. Cada detalhe, uma delícia!
    Venho deixar aquele abraço muito especial e votos de 365 dias de feliz natal.
    Beijo da muito amiga ( e admiradora) Nina

    ResponderExcluir
  4. Adorei tudo, Helena. Tudo tão simples e ao mesmo tempo com toque sofisticado.

    Feliz 2015 p/vocês.

    Bjs

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com