Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

5 de junho de 2018

Almoço para a Lorena

Espero para o almoço uma amiga querida que já foi aluna. Ela mora numa cidade próxima a Belo Horizonte, mas vinha toda semana ter aulas de costuras aqui comigo. Nos últimos tempos passou por "poucas e boas", mas superou, levantou a cabeça  e não ficou no canto chorando, maldizendo a má sorte. Veio feliz rever a mestra que lhe ensinou a arte de costurar. Adoro receber notícias das ex-alunas, ver seus projetos, saber de suas vidas. 
Nas mãos um pacotinho, pesado e gordo. O que será? Só de pegar já deduzi: um livro!!! Um livro de receitas! Ah, e como adoro ganhar livros, pois são eternos. 




Abro o pacote e sinto o cheiro do livro novo, maravilhoso, da autora Paola Carosella, com mais de 90 receitas - receitas com histórias de família. E eu amo isso. 

Conta a autora que a cozinha lhe abriu portas, a ajudou a construir uma vida, a cortar o silêncio com o ruído fértil de louças e panelas, a rodeou de pessoas queridas... Sinto uma certa semelhança entre a sua cozinha e a minha costura. A costura também modificou a minha vida e me cerca, todos os dias, de pessoas queridas. E é tão bom saber que somos algo, que sabemos fazer algo!

Montei a mesa apenas com os dois lugares, onde servi batatas ao forno com alecrim e ervas. Fiz filé ao forno, farofa com nozes e salada. De sobremesa pudim de pão. Enquanto sirvo a sobremesa comento que é sobremesa de mãe - de mãe pobre, como a minha. E ela comenta que torno chique aquilo que é simples.


Na mesa, alecrim dourado






6 comentários:

  1. Que lindo texto, Helena! Tudo tem que ter um sentido, um prazer embutido, seja numa simples comidinha ou num papo amigável.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do cheiro a alecrim e sempre que posso compro para ter em casa ou apanho no jardim da cidade, discretamente. Também uso garrafinhas de sumos para fazer de jarras e ficam lindas!! Amo as suas mesas!

    ResponderExcluir
  3. Que postagem linda!! Amo ler seus textos!!

    Obrigada pelo carinho, minha eterna mestra!

    ❤️

    Lorena.

    ResponderExcluir
  4. Helena, até a cantinguinha do alecrim é igual ... somos mesmo povo irmão. Gosto de usar alecrim em assados e tenho, no terraço , um enorme vaso, muito fácil de plantar e manter.
    Lindo os laços de afecto que mantém com suas alunas/amigas.
    Beijo grande da Nina

    ResponderExcluir
  5. Amei a ideia de enfeitar a mesa com alecrim.
    Amo suas decorações.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena, que delicia seu post cheio de lembranças e de boas energias!
    Sua mesa ficou um deliciosa!!
    E como é bom receber o carinho das amigas, amizades construídas pra uma vida!

    Respondi seu comentário no blog e colo aqui pra vc!
    São peças individuais como e um pedreiro vai levantar a parede como tijolos!
    Ótima ideia a sua de fazer uma no atelier!

    bjus, ótimo findi
    obg pela visita

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com