Espero para o almoço uma amiga querida que já foi aluna. Ela mora numa cidade próxima a Belo Horizonte, mas vinha toda semana ter aulas de costuras aqui comigo. Nos últimos tempos passou por "poucas e boas", mas superou, levantou a cabeça e não ficou no canto chorando, maldizendo a má sorte. Veio feliz rever a mestra que lhe ensinou a arte de costurar. Adoro receber notícias das ex-alunas, ver seus projetos, saber de suas vidas.
Nas mãos um pacotinho, pesado e gordo. O que será? Só de pegar já deduzi: um livro!!! Um livro de receitas! Ah, e como adoro ganhar livros, pois são eternos.
Abro o pacote e sinto o cheiro do livro novo, maravilhoso, da autora Paola Carosella, com mais de 90 receitas - receitas com histórias de família. E eu amo isso.
Conta a autora que a cozinha lhe abriu portas, a ajudou a construir uma vida, a cortar o silêncio com o ruído fértil de louças e panelas, a rodeou de pessoas queridas... Sinto uma certa semelhança entre a sua cozinha e a minha costura. A costura também modificou a minha vida e me cerca, todos os dias, de pessoas queridas. E é tão bom saber que somos algo, que sabemos fazer algo!
Montei a mesa apenas com os dois lugares, onde servi batatas ao forno com alecrim e ervas. Fiz filé ao forno, farofa com nozes e salada. De sobremesa pudim de pão. Enquanto sirvo a sobremesa comento que é sobremesa de mãe - de mãe pobre, como a minha. E ela comenta que torno chique aquilo que é simples.
Na mesa, alecrim dourado
Que lindo texto, Helena! Tudo tem que ter um sentido, um prazer embutido, seja numa simples comidinha ou num papo amigável.
ResponderExcluirAbraço!
Gosto muito do cheiro a alecrim e sempre que posso compro para ter em casa ou apanho no jardim da cidade, discretamente. Também uso garrafinhas de sumos para fazer de jarras e ficam lindas!! Amo as suas mesas!
ResponderExcluirQue postagem linda!! Amo ler seus textos!!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho, minha eterna mestra!
❤️
Lorena.
Helena, até a cantinguinha do alecrim é igual ... somos mesmo povo irmão. Gosto de usar alecrim em assados e tenho, no terraço , um enorme vaso, muito fácil de plantar e manter.
ResponderExcluirLindo os laços de afecto que mantém com suas alunas/amigas.
Beijo grande da Nina
Amei a ideia de enfeitar a mesa com alecrim.
ResponderExcluirAmo suas decorações.
bjs
Oi Helena, que delicia seu post cheio de lembranças e de boas energias!
ResponderExcluirSua mesa ficou um deliciosa!!
E como é bom receber o carinho das amigas, amizades construídas pra uma vida!
Respondi seu comentário no blog e colo aqui pra vc!
São peças individuais como e um pedreiro vai levantar a parede como tijolos!
Ótima ideia a sua de fazer uma no atelier!
bjus, ótimo findi
obg pela visita