Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

9 de julho de 2018

Férias? Eu?

Postei lá no FB como faço para costurar malha na máquina comum. As fotos estão péssimas, mas só fui perceber isso depois que descarreguei no computador. 

Uso no ponto zig-zag. Na máquina Janome 2008 fica nessa posição, nem muito largo e nem muito alto. Se costurar malha no ponto reto, ao esticar o ponto vai arrebentar.
 Posicione o tecido, com a borda onde vai costurar rente ao pé da máquina, assim:

Depois que costurou, faça os acabamentos

Para esse acabamento coloque no ponto zig-zag mais alto e um ponto mais junto. No caso da Janome uso nessa posição

Vai ficar assim o resultado:

Do lado direito fica assim, bem juntinho

E eu fico assim, bem juntinho ao meu pijama lindo e fofo, feito na minha Janome que tanto amo

Mas não dá para fazer uma barra na malha usando uma máquina comum. É necessário uma máquina que chama galoneira. Disseram que as melhores são as semi-industriais ou as industriais. Namoro uma faz tempos. Se a malha não estica muito, como moletim, uso a agulha dupla como falei no post anterior. Se a sua intenção não é comercializar, não acho necessário investir em outras máquinas, pois a máquina simples dá conta do recado.


Aqui fiz uma barra utilizando o mesmo processo dos pontos em zig-zag. Posso usar malha para punho ou não. Posso costurar a barra (tanto das mangas quanto da blusa) menor do que o diâmetro da blusa para ficar com esse aspecto sanfonado. Tem quem não goste. 

Mas poderá usar a mesma malha, cortando o tecido do mesmo tamanho do diâmetro da barra. Sempre o mesmo processo, se estica, usa zig-zag. Como vê, aqui não tem o aspecto sanfonado nos punhos da manga


 Fiz esse conjunto intitulado "pijama", mas é tão simpático e discreto...
A barra da calça usei agulha dupla
Conforto incrível. Essa malha é super levinha e encontrei num saldão de retalhos (endereço abaixo)
 Dá para notar que não foi necessário uma overlock?

Usando o mesmo processo do ponto zig-zag, comprei uma malha liganete num saldão de retalhos na rua dos Goitacazes, 1176-A, no mesmo lugar onde comprei as demais malhas. Mas cuidado para não comprar malha furada, manchada ou com o fio puxado. Fiz essa legging enquanto o Brasil perdia a copa. Estava mais preocupada se a minha calça ia ficar bem. E ficou!!!

Tanto que já usei num jantarzinho aqui em casa no sábado à noite. A filha me olha com olhar de censura quando provo os pijamas. Estava tão gostoso e macio que até cogitei em ficar com um deles. "Ô, mãe, tenha dó, né? " Optei pela legging e me senti bem à vontade
Hoje fiz um blusão para usar com a ela em meus dias de férias. O molde do blusão é o mesmo do pijama. Ainda não decidi se vou incluir um bolsão na frente.
Esse é meu humilde enxovalzinho de férias. 
Roupa para ir no supermercado
Roupa para ficar em casa
Roupa para dormir
Roupa para trabalhar na cozinha
E nenhuma roupa para passear

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com