Postei lá no FB como faço para costurar malha na máquina comum. As fotos estão péssimas, mas só fui perceber isso depois que descarreguei no computador.
Uso no ponto zig-zag. Na máquina Janome 2008 fica nessa posição, nem muito largo e nem muito alto. Se costurar malha no ponto reto, ao esticar o ponto vai arrebentar.
Posicione o tecido, com a borda onde vai costurar rente ao pé da máquina, assim:Depois que costurou, faça os acabamentos
Para esse acabamento coloque no ponto zig-zag mais alto e um ponto mais junto. No caso da Janome uso nessa posição
Vai ficar assim o resultado:
Do lado direito fica assim, bem juntinho
E eu fico assim, bem juntinho ao meu pijama lindo e fofo, feito na minha Janome que tanto amo
Mas não dá para fazer uma barra na malha usando uma máquina comum. É necessário uma máquina que chama galoneira. Disseram que as melhores são as semi-industriais ou as industriais. Namoro uma faz tempos. Se a malha não estica muito, como moletim, uso a agulha dupla como falei no post anterior. Se a sua intenção não é comercializar, não acho necessário investir em outras máquinas, pois a máquina simples dá conta do recado.
Aqui fiz uma barra utilizando o mesmo processo dos pontos em zig-zag. Posso usar malha para punho ou não. Posso costurar a barra (tanto das mangas quanto da blusa) menor do que o diâmetro da blusa para ficar com esse aspecto sanfonado. Tem quem não goste.
Mas poderá usar a mesma malha, cortando o tecido do mesmo tamanho do diâmetro da barra. Sempre o mesmo processo, se estica, usa zig-zag. Como vê, aqui não tem o aspecto sanfonado nos punhos da manga
Fiz esse conjunto intitulado "pijama", mas é tão simpático e discreto...
A barra da calça usei agulha dupla
Conforto incrível. Essa malha é super levinha e encontrei num saldão de retalhos (endereço abaixo)Dá para notar que não foi necessário uma overlock?
Usando o mesmo processo do ponto zig-zag, comprei uma malha liganete num saldão de retalhos na rua dos Goitacazes, 1176-A, no mesmo lugar onde comprei as demais malhas. Mas cuidado para não comprar malha furada, manchada ou com o fio puxado. Fiz essa legging enquanto o Brasil perdia a copa. Estava mais preocupada se a minha calça ia ficar bem. E ficou!!!
Tanto que já usei num jantarzinho aqui em casa no sábado à noite. A filha me olha com olhar de censura quando provo os pijamas. Estava tão gostoso e macio que até cogitei em ficar com um deles. "Ô, mãe, tenha dó, né? " Optei pela legging e me senti bem à vontade
Hoje fiz um blusão para usar com a ela em meus dias de férias. O molde do blusão é o mesmo do pijama. Ainda não decidi se vou incluir um bolsão na frente.
Esse é meu humilde enxovalzinho de férias.
Roupa para ir no supermercado
Roupa para ficar em casa
Roupa para dormir
Roupa para trabalhar na cozinha
E nenhuma roupa para passear
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com