Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

16 de agosto de 2020

Biscoitinhos amanteigados (já pensando no Natal)

Biscoitos amanteigados para ajudar na renda familiar para você, minha amiga, que ficou desempregada. 

Querido diário, há 5 meses que o mundo gira em rotação lenta. Há dias que parece não girar, outros dias parece que gira em sentido contrário...

No início do isolamento, passamos todos os dias em casa, saindo apenas um membro da família para fazer compras de mercado e farmácia. Aquela nova rotina causava a sensação de não saber que dia era ontem, qual dia era hoje e qual seria amanhã, causando uma confusão em nosso relógio biológico. Só me dava conta quando era sábado e domingo quando via o computador do marido fechado em cima da mesa. Mas para mim, que suspendi todas as aulas e não tinha como fazer home-office, a rotina doméstica não mudava. Tive apenas muito mais tempo livre para "servir" a família. 

Ah, e como servi, como aprendi coisas, coisas das quais nunca havia tentado. Pintei quadros, plantei vasos, decorei... fiz coisas do arco da velha para manter a saúde mental bem. 

Hoje, enquanto a família dormia, ocorreu-me fazer biscoitos, já pensando no Natal, nos encontros... Como será?  Pelo sim, pelo não, já sei fazer biscoitos natalinos, muito fácil, terapêutico, preencheu a minha manhã, encheu a casa de aroma familiar, lembranças de antigos natais, risadas pela casa...

Tão delicado oferecer uma prenda, em vidros, em latas...

Em cestos, dispostos na mesa
Uma receita rendeu 800 gramas - talvez mais, pois logo que iam saindo do forno, as filhas iam roubando.

Ingredientes:

200 gramas de manteiga em temperatura ambiente (não vale usar margarina, pois são biscoitos amanteigados)

3 1/2 xícaras (chá) farinha de trigo

1 1/2 xícaras (chá) açúcar

1 ovo

2 colheres (chá) fermento em pó (fermento de bolo)

1/2 colher (chá) extrato de baunilha (ou essência), mas não usei

1 pitada de sal

Na batedeira (ou à mão), bata o açúcar com a manteiga por uns 3 minutos até que fique um creme claro, acrescente a baunilha e o ovo, bata mais um pouco. À parte, misture a farinha, com o sal e o fermento e vai adicionando aos poucos ao creme e continuei batendo. Depois pare a batedeira e amasse a massa com as mãos até ficar com aspecto liso Leve à geladeira por cerca de uma hora. Passado esse tempo, unte uma forma com manteiga e farinha (eu uso papel manteiga, dispensando untar e enfarinhar).

Pré-aqueça o forno a 180 graus.  Divisa a massa em 4 partes e vai trabalhando com uma parte de cada vez, enquanto as demais ficam na geladeira. Abra com um rolo na espessura de uns 3cm e vai cortando com o cortador de biscoito. Prefira figuras pequenas - todas do mesmo tamanho para assar por igual. Pré-aqueça o forno a 180 graus e leve para assar por aproximadamente 10 minutos, até que fique com as bordas mais escuras. Depois que retirar do forno eles continuam assando. Assei em várias "fornadas".

Se você pensa em fazer esses biscoitos para venda - o que acho uma ótima ideia - avalie os custos, mas ao meu ver, vale muito a pena, pois o custo maior é com a manteiga. Tenta não comprar nada, reutilize vidros - peça para os vizinhos guardar. Lave bem, esterilize, faça uma etiqueta artesanal com capricho, pesquise na net. E já vai pensando no Natal.






2 comentários:

  1. Querida Helena, que bom tê-la de volta aqui ao blog. Bem sei que por muito que se queira, outras plataformas mais imeditista acabam por atrair a nossa atenção. Mea culpa, reconheço. Mas a verdade é que tenho saudades do blog, do tempo em que este era o canal rei para a comunicação. Foi aí que nos encontrámos e ficámos amigas, lembra?
    Atualmente a minha atividade no blog é verdadeiramente residual, porque o Instagram e o FB me aprisionaram. Nada a fazer. É apenas sinal dos tempos.

    As bolachinhas têm muito boa cara, mas, confesso, ando pouco motivada para cozinhar. Tudo que seja desarrumar e sujar louça, não me seduz. Talvez porque deixei de ter empregada, reduzo a minha atividade ao mais simples possível.
    mas não vá pensar que estou parada. Não, isso não. Sempre muito ocupada.
    Esta tarde, por exemplo, costurei a bainha de duas calças e preguei um fecho (éclair, o que também se chama ziper) numa almofada. Na cozinha, com um saco de figos que me ofereceram, preparei compota ... e que delícia está. Portanto, sempre a mil, sempre ocupada, mas com tarefas muito diversas.
    Voltando ao blog. Acho que devíamos iniciar uma campanha a favor do pobre, que anda tão esquecido.

    Helena, espero que continue bem e que, seja qual for o canal, continue nas nossas vidas, na minha e na de todas as suas leitoras.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  2. Ficaram lindos Helena e que bom vê-la por aqui!! Nessa loucura toda temos mesmo que fazer por onde preencher os dias com tarefas novas, até porque as mortes continuam mesmo eles falando como se tudo estivesse sob controle.
    Sempre gostei de presentear com biscoitinhos, pão de mel...As crianças sempre amam e adultos também. Também já vendi decorados, mas confesso que sou péssima em vendas :D
    Abração, amiga, querida!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com