Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

1 de agosto de 2011

Voltei

Passei uns dias em Curitiba. Ah, e como é bela aquela cidade, não é? Voltei encantada com tudo, com a organização, limpeza das ruas, dos parques, com o transporte público, com os museus... e estava doida para sentir frio. Daí enchi a mala de casacos, cachecóis, luvas, botas... e cadê o frio? sumiu! Fiquei murcha, murcha (e mal vestida) porque tive que usar camiseta e jeans (roupas que detesto) porque não tenho perna grossa, não tenho bunda e tenho peito grande. Ora, ora, que feia sou, então? vocês vão pensar. Sou mais ou menos. Fico bonitinha porque dou umas enganadas (umas camufladas). E assim fiquei sem  roupa nova para mostrar. 
Mas... aproveitei tudo o que de melhor tem Curitiba: gente bonita, comida boa, museus, parques, ruas floridas... Ah, e o Teatro Ópera de Arame? Fiquei encantada, sonhando com a minha filha naquele palco dançando O Quebra Nozes numa mágica noite de Natal...(a caçula é bailarina).

O passeio que mais gostei foi a descida de trem turístico pela Serra do Mar até Morretes, coberta pela mata Atlântica. A viagem de ida leva 3 horas, passando por uma das áreas mais preservadas de mata Atlântica do país. Um passeio inesquecível, 30 pontes e 14 túneis, como esse aí da foto. O trem entra, literalmente, dentro da serra.
E o trem vai, vai... desce, desce...
Ai, que friuuuuu
Chegamos a Morretes!
Almoçamos o famoso barreado (prato típico da região), demos volta na pracinha e voltamos de Van  pela Serra da Graciosa, graciosa mesmo!

Hei, mas aquela não sou, nas nuvens? Esfriou!!!!! choveu!!!
É. Frio é bom mesmo para turista. Às vezes nem para turista porque a minha mala de casacos (casaco para o clima de Belo Horizonte) não foi suficiente para me agasalhar depois que chegou o sábado, pois o tempo esfriou, choveu e eu fiquei murchinha, molhada, como um pinto pinto molhado. Daí fiquei azucrinando o marido, pedindo para ir logo embora: tô com frio, tô sem roupa!

Museu Ferroviário - Shopping Estação
Olha eu aí! numa foto do século passado, na fila  à espera do trem, de mala e cuia, de volta para o casal!


E aí chego a minha  (que na verdade nem é minha) Belzonte ensolarada e logo vou dar uma espiada em meus gerânios para checar se ainda estão floridos, mesmo sem água por tantos dias. E estão!
... e a minha felicidade ficou completa depois que entrei no blog e vi que a Eliane Gaspareto, do blog Um pouco de Mim (http://www.elainegaspareto.com/ deixou o blog tão bonitinho, tão organizadinho e mais, com tantas novas amigas seguidoras. Tanta gente querida, deixando recadinho amável, dizendo que gostou de mim, do blog, das costuras... ai ai, agora o difícil é ter tempo para abastecer tudo isso porque novas alunas estão chegando e eu tô ficando birutinha, querendo responder todo mundo, perdida com tanto blog que acabei seguindo. Se por acaso eu sumir, é porque não dei conta. Mas volto, viu?

























16 comentários:

  1. Que bom que voltou, Curitiba é uma cidade linda mesmo, fui pra lá ano passado maravilha estou pretendendo ir agora em setembro passar uns dias quero descer no mar com as crianças, tudo de bom ai. bjos

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que voltou, e está feliz com a bela viagem, tb que lugar linda, não conheço Curitiba.
    Pelo visto , tirando que ficou mal vestida, hehe, voce curtiu muito.
    Mas,agora que tá de volta, trata de costurar muito e vem mostrar pra gente, combinado:
    Linda noite
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Seja mais que bem vinda! Você faz falta na blogosfera... adorei seu relato, o seu jeito de escrever, parece que eu estava lá com vc!!!

    Bj

    ResponderExcluir
  4. Vc voltou e eu acabei de chegar. Já me instalei como seguidora e pelo jeito esse blog vai fazer um sucesso aqui em casa...
    Volto com bastante calma pra bisbilhotar tudinho. Hoje li apenas algumas postagens , mas me apaixonei!
    Bjks
    Renata http://cercaviva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. o problema de curitiba? são vários...
    primeiro de todos,o clima! é frio,muito frio e úmido... e chove horrores, hoje quase morri afogada... a água escorre pelas paredes e o verão cai em uma quarta-feira de janeiro, o resto é inverno.
    depois, não é esta belezinha que todo mundo pensa. é uma das capitais mais caras e com o maior número de homicídios per capita... ganha de São Paulo. O trânsito é de chorar, assim como o aeroporto que passa 1/3 do tempo fechado por conta da neblina.
    Para completar, é uma cidade tão provinciana, mas tão provinciana que tem um bairro que se autodenomina Batel SoHo e outro Juveve Village, JURO!!!!!!!!!!!! É de chorar gritado em russo.
    E tem mais uma penca de chatices sem fim, mas agora é tarde, um dia escrevo um post a respeito! Ah, e olha que sou Curitibana de pais e avós curitibanos, então tenho licença para falar mal da minha terra!
    e quando voltar para minha terra me manda um e-mail que eu faço um barreado de verdade, porque aquilo que vendem lá no litoral é um HORROR!
    E tô de mau humor porque tá um frio do cão e não pára de chover há 3 dias, tá tudo alagado e passei com a água pelo capô do carro! Sem falar que as calhas da minha casa não aguentam tanta água e tá cheio de goteira!
    kkkkkkkkkkkkkk!
    Beijos Flor!
    Lu

    ResponderExcluir
  6. oiii amiga que bom que voltou seja bem vinda de volta, sentimos sua falta... beijos.

    ResponderExcluir
  7. oi helena
    adorei a carinha nova do blog.
    pelas fotos da opara ver que o passeio foi maravilhoso,
    e quantos as roupas nessa foto que você tirou você estava muito elegante.
    amei seus gerânios estão lindo!!!!
    bom retorno e ótimo inicio de semana

    bacione

    ResponderExcluir
  8. helena
    me esqueci de dizer das feria.
    meu marido tem três semanas de feria, que pode fazer todas junta ou fracionar...esse anos fizemos uma semana em julho e agora faremos as outra dua!!

    bacione

    ResponderExcluir
  9. Oi Helena!
    Eu sou Curitibana de nascença! Apesar de morar alguns anos já no litoral (Paranaguá que fica a 1hr de Curitiba) AMO subir a serra e me deliciar com frio da terrinha, poder passear pelos parques, curtir um shoppin, é minha cidade não tem! Sem contar a tão famosa feirinha do largo da ordem que acontece todos os domingo, é uma perdição para quem vive nesse mundo do artesanato, tem uma coisa mais linda que a outra.
    Acredita que até hoje nunca fiz a viajem de trem pela serra do mar?! Mais um dia ainda faço pois dizem que é um espetaculo!

    Um beijo grande!!

    ResponderExcluir
  10. nossa!!! fiquei muito feliz com seu comentário sobre minhas costurinhas, mas ainda nem se compara com as suas com calma eu chego lá,vc me perguntou como eu fiz o molde, olha eu me basiei http://cantinhodoartesanatopt.blogspot.com/2010/10/videos_31.html e também http://www.cortandoecosturando.com/ é bem fácil viu amiga, parece bicho de sete cabeça quando a gente olha mas quando começa a fazer fica fácil. Ah seria uma honra pra mim ter vc como sócia na costura, pena que estamos tão longe uma da outra né? mas quem sabe eu não vá morar em Belô rsrsrs... beijos

    ResponderExcluir
  11. Realmente Curitiba é linda de encher os olhos! Olá, Helena, tudo bem? Venho acompanhando seu blog e adoro!! Me chamo Daniella e sou de João Pessoa! Gostaria que você conhecesse o meu blog também! E se gostar, me seguir! Estou adorando costurar, fazer coisinhas para casa, para a minha filha, enfim, e no seu blog estou aprendendo muita coisa!!

    beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. Olá Helena!
    Nossa temoa muitas coisas em comun então, né? Eu amo BH e vc gostou do meu pequenos (naão tão pequeno mais) Cachoeiro. BH apesar de ter uma nuance muito triste para mim, também foi lá que vive uma época decisiva de minha vida, crucial mesmo. E os mineiros, são pessoas incriveis, né?
    Quanto a seu blog é um encanto, e vou bisbilhotar também como disse à Renata.
    Que linda é Curitiba, gosto de friozinho, mas com chuvas torrenciais deve ficar bem complicado, né? Fazer essa viagem pela Serra do Mar é meu sonho. Mas se não conseguir vou fazer a de Vitória a BH, dizem que também é linda. Muito bonitas as fotos do post, amei, pois assim fico viajando aqui rsrs Boa tarde e super beijo.

    ResponderExcluir
  13. Helena,(acho seu nome lindo)obrigada pelas doces palavras,apreciar a beleza da natureza é uma forma de agradecimento pelo que Deus criou e quando temos oportunidade de fazer isso é muito bom,como voce disse pequenas felicidades,eu também adoro lírios e só de pensar no cheirinho deles é bom demais,ah, e se tiver alguma dica sobre Campos do Jordão me manda, já estou querendo ir de novo,bjs.

    Cláudia Viana

    ResponderExcluir
  14. Passei para conhecer e adorei.
    Moro na região metropolitana de Curitiba e fico feliz por voce ter gostado da cidade.

    Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  15. Olá Helena,
    Sou uma carioca que vive em Natal há pouco mais de seis anos. Deixei a correria da "cidade maravilhosa" e estou me iniciando na arte da costura, há algumas semanas! Gosto do suas dicas práticas, porque desejo costurar para mim , para minha filha e para deixar minha casa mais bonita, tambem...Como você!
    Tenho uma mãe mineira, que retornou a santa terrinha, Curvelo, há alguns anos. Amo Minas, seu cheiro, sua energia boa, suas paisagens, sua culinária, seu povo, seu sotaque e suas cidadezinhas especialmente as pequeninas, como Tiradentes, São Lourenço, Monte verde,Diamantina e Curvelo,claro...
    Mas, já que você é como eu, adora viajar, se ainda não veio a Natal, venha e não irá se arrepender em conhecer essa região que é famosa por suas dunas e suas praias paradisíacas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anina,
      Tentei entrar em sua página para deixar a resposta lá, mas não há opção. Bem, deixo aqui o meu abraço. Que delícia é retornar à terra natal, como sua mãe fez. Pretendo, um dia, se Deus quiser, voltar à minha. Vivo em BH há alguns anos por causa do trabalho do meu marido. Gostei de todos os lugares que morei e amei aqueles que visitei em férias, mas morar mesmo, eu gosto de morar na "minha terra", onde tenho minhas raízes, meu povo que fala a minha língua, que tem os meus costumes, minha família, meus amigos antigos que preservo muito.
      Beijos

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com