Curso de costuras para iniciantes - Moda Casa (Belo Horizonte) Para saber mais acesse na janelinha à direita

7 de janeiro de 2012

blusinha dupla face


Vamos fazer juntas essa pequena regata dupla face que tem o mesmo processo do vestido tubinho que já ensinei em outro post.. Faremos uma bem curtinha apenas para registrar o processo, mas você poderá fazer uma em seda, com forro bem fininho, molinho, tipo cambraia de algodão, te salvando do viés da gola e cavas que é tão chatinho para quem não tem muita prática. Mas caso decida pelo viés, que deve ficar por dentro nesse caso, prefira um viés em cetim ao invés do algodão que acho meio grosseiro para uma peça assim tão delicada. MASpeloamordeDeus, molhe primeiro os tecidos - já pensou um encolher e o outro não? Vai ficar tudo feio, repuxando... 

O primeiro passo é cortar os tecidos bem precisos, embora já vi alguns ensinarem para cortar o tecido do forro menor para que esse não fique aparecendo. Eu, particularmente, costumo cortar os dois tecidos exatamente do mesmo tamanho, pois receio que um puxe o outro;  na hora de passar o pesponto o tecido de baixo fica preso e não aparece e se aparecer, dependendo do tecido do forro, fica até bonito como um detalhe de acabamento.

Para que dê certo é preciso muita atenção, seguir exatamente o passo a passo. observando bem as fotos. Há pessoas que me escrevem com a mesma dúvida. Peço que observem bem - algumas retornam dizendo que deu certo, me enviam fotos.

Observe bem a foto abaixo, pois é necessário fechar os ombros do tecido princal e do forro, assim: 

Depois disso vamos juntar essas duas peças unindo pela gola. Observe na foto abaixo que até aqui apenas os ombros e golas estão fechadas pelo a evesso - não pode sobrar e nem faltar nada, por isso cortei o tecido de fora e o forro iguais.




Agora preste atenção: Desvire para o lado direito. Vai ficar assim, com as ccavas e laterais ainda em aberto. Isso pé muito importante. Se fizer diferente dá errado, talvez esteja aí o erro. 


Agora vamos unir as cavas. Vire tudo pelo avesso e junte as pontas das laterais das cavas até o "suvaco" - o tecido da frente vai ficar costurado junto ao forro, unido pelas cavas. Deixe apenas as laterais sem costura. PORÉM, é muito importate que faça um de cada vez. Primeiro um lado, costure, desvire e depois o outro lado. Se costurar as duas cavas (da braço direito e do braço esquerdo) não tem como desvirar. O ERRO COSTUMA ESTAR TAMBÉM AÍ. PRESTE ATENÇÃO, FAÇA NUM PEQUENO PEDAÇO DE TECIDO PARA TREINAR. TENTE QUE DÁ CERTO. QUANDO FOR COSTURAR DO OUTRO LADO, VÁ POR PARTES, COSTURE ATÉ A ALTURA DO OMBRO, PARE. VÁ DO OUTRO LADO E TERMINE A COSTURA. É SOMENTE DESSA FORMA QUE DÁ CERTO.
Desvire para o direito. Observe bem na foto abaixo, pois apenas a gola e as cavbas estão costuradas. Está sem costura apenas as duas laterais. Para que prossiga precisa estar dessa forma, se não dá errado. - o erro também pode estar aí.

Agora é só costurar uma lateral de cada vez, virando a lateral para o avesso. Observe bem na foto abaixo, onde costurei - pelo avesso, viu? Faça o mesmo do outro lado e está pronta.






Se quiser que vire um vestido, prolongue no comprimento, obedecendo a modelagem, obviamente. Caso não queira o tecido do fundo prolongando até a barra, corte logo abaixo do busto. Para essa blusinha, usei o molde pronto do tubinho Corte Centesimal, só cortei até a cintura. E se eu quiser transformar essa blusinha num vestido com o cós franzido, também muito fácil, VAI LÁ no post que fiz da saia para presentear minhas sobrinhas no Natal. O processo do franzido é o mesmo. 

19 comentários:

  1. Olá Helena!
    ficou linda a blusinha dupla face...esses dias tentei fazer uma blusinha toda forrada baseada numa que adoro, mas alguma coisa deu errado, na hora de desvirar virou um canudo...rsrsrs...quebrei tanto a cabeça pra descobrir o porque e não consegui...acabei deixando pra lá...
    acho q sua explicação de hoje vai me ajudar a desvendar o mistério...rsrs
    Muito obg!!
    bjksss

    ResponderExcluir
  2. Que linda!
    Que bom ver postagem nova.
    Boa Sorte, Sucesso e Paz.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Helena!
    Quando quiser venha,ficarei feliz!
    Você viu minha postagem de fim de ano? Fiz as sainhas para netas com sua ajuda.Fiquei orgulhosa,caprichei no tecido confiando na sua orientação.Ficaram lindas,vou postar elas arrumadinhas.Obrigada,beijos

    ResponderExcluir
  4. Helena excelnet dica! ficou perigosaa!! KKKK Lindo finalzinho de domingo pra vc! Bjaum! Vera Moraes - AQUI TEM DE TUDO - www.veramoraes.com.br

    ResponderExcluir
  5. UAU!!! Linda e fácil.
    Fiquei muito feliz por ter conduzido mais visitas para o teu blog.
    É mais do que merecido, minha linda!
    Obrigada pelas palavras carinhosas e sim, eu sei que vocês aí dormem com camisola e que o que eu mostrei é uma blusa. Linda, não?
    Gosto de coisas diferentes e esta é.
    Faz a gola e depois mostra.
    Passei parte da tarde costurando, até ao momento em que a linha terminou... percalços de novata. Depois mostrarei.
    Beijos, minha linda, beijos da Nina

    ResponderExcluir
  6. Helena

    Excelente 2012 para você e toda a família.
    Agradeço por nos ensinar a fazer essa blusa dupla face. Muito linda e parece fácil de fazer até para quem está iniciando.

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Helena

    Excelente 2012 para você e toda a família.
    Agradeço por nos ensinar a fazer essa blusa dupla face. Muito linda e parece fácil de fazer até para quem está iniciando.

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  8. oi amiga Helena, nossa que felicidade receber um comentário seu no meu bloguinho! puxa vda fiquei muito feliz mesmo com sua visitinha, respondendo sua dúvida sobre lingerie, eu acredito que o idéal seria mesmo confecciona-las em overlock, eu faço na overlock nunca tentei fazer na maquina comum, só os acabamentos né, da pra fazer na singer com o zig-zague ou até mesmo com agulha dupla, hoje em dia eu tenho a minha galoneirazinha básica que faço esse tipo de acabamento, mas ela é bem limitada não é uma industrial então tem que ter muito cuidado e calma pra costurar e não quebrar agulhas e outros inconvenientes, no orkut tem uma amiga que postou um pap muito bom sobre sutiã da uma olhadinha lá vc vai adorar tenho certeza http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=11195701833419969903 beijos boa sorte...

    ResponderExcluir
  9. oi Helena, tudo bem?
    Descobri seu blog e me encantei. Tb sou apaixonada por costuras e já me aventurei sozinha com base em moldes de revistas. Ah!...fico tão feliz qdo dá certo. Encontrei aqui várias dicas e estou hiper feliz!
    Vc tem muito bom gosto e é tão simples ao explicar que não tem como não entender.
    Como é bom poder colocar uma roupa e dizer...fui eu que fiz!..rs
    Um beijão e que Deus te abençoe sempre !
    Cris/RJ

    ResponderExcluir
  10. obrigado minh mãe gostou muito XD ela tava meio perdida rs mais entendeu e aprendeu obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  11. Adorei a aula! Com uma professora assim, fica impossível não dar certo...
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. por favor quando to junta a costura no pescoço é direito com direito ou av com av.

    ResponderExcluir
  13. Olá Julia, quando você diz "costura no pescoço" quer dizer decote da gola? Sim, sempre se costura direito com direito. Você passa uma costura pelo avesso, como explico na foto (observe bem) só realizo essa costura depois que uni os tecidos dos ombros e cavas das mangas. Em seguida vem a gola e por último as laterais. Leia o post é vá seguindo o que se pede (faça junto) quie dá certinho.

    ResponderExcluir
  14. nao sei pq nao to conseguindo,fasso tudo acho q direitinho mas chega na hora de vira nao consigo.ate quarta foto vai mas depois me enrrolo toda acho q é a virada.se puder me da mais uma explicada.agradeço senao acho desisto.

    eu fecho tudo dir com dir cavas e gola ai viro por um buraco do ombo e volta tudo como tava antes. quero tanto aprender.

    obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Olá, meu nome é Vera Lucia e adoro costurar, faço pra mim e pras minhas filhas, hoje vim procurar como fazer a blusa forrada e adorei a maneira simples que você explicou. Muito obrigada e parabéns pelo blog.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Bá estava de cabeça cheia para fazer esta vestido de corte nadador,pois faz muito tempo que não costurava mais,valeu OK bj

    ResponderExcluir
  17. Exatamente o que eu procurava... obrigada

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com