"Não espere o incentivo de outros, o primeiro a acreditar no seu sonho tem que ser você."

4 de junho de 2012

Fronhas com bordas largas

Faz tempo procuro simplificar a maneira de fazer aquelas abas lindas em fronhas que vejo na Trousseau para ensinar às alunas, mas tudo o que via era complicado e demorado e daí fugia à proposta do curso básico para iniciante. Porém, revirando minhas caixas de tecidos encontro uma tricoline bem levinha que estava guardando para fazer uma camisa parecida com uma Dudalina (oh, que audácia a minha!). Logo imaginei dois travesseiros em cima da minha cama vestidos com roupa nova porque eu adoro inovar. O tecido que encontrei era grande, suficiente para duas fronhas com bordas largas, iguais as da Trousseau que namoro há tempos. Então fiz fronhas iguais as que ensino às alunas iniciantes, mas deixei 4 centímetros em toda a volta para que a moldura ficasse mais larga. E não é que deu certo? Usei 1,60mt x 56 cm para cada fronha (tricoline), mas se for usar percal, que é mais largo, use 1,15 que dá para fazer duas.

O resultado me pareceu o mesmo. Essas abas não são cantos mitrados. Aqueles cantos são bem mais complicados de fazer para quem está iniciando nas costuras, mas desta forma achei que ficaram bonitas e sem nenhum trabalho. 

aqui usei pontinhos decorativos com linha mais colorida. Esses pontinhos você faz com a máquina Janome 2008 
aqui usei linha da mesma cor - costura reta



9 comentários:

  1. Legal Helena!Não sabia que era fácil assim.Obrigado por mais essa dica útil e que realmente faz a diferença no visual.beijos

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda !...não fique triste por causa da blusa, a noite dos sonhos será sobre uma linda fronha provençal....hahaha
    Um beijão,
    Cris/RJ

    ResponderExcluir
  3. Oi querida adoro seu blog, fico babando em td, logo logo quero comprar uns moldes seus e sair costurando por ai, bom tem um selinho no meu blog par vc de coração é só passar lá e pegar.
    bjuss e uma abençoada semana!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Helena, adorei o resultado. A sua cama ficará um charme e esse tecido é uma beleza.
    Gosto de misturar riscas com liso ou com florzinhas. Como dizia alguém, "gosto de gostar"
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  5. Helena, respondendo à tua pergunta, devo dizer que já vi mais despojamento em relação às unhas do que vejo agora. Atualmente, pelo menos em Portugal, assisto a uma vaga de revivalismo em relação aos cuidados com as unhas e, pelo menos no meu círculo de amigas, todas tratam e pintam as unhas usando até cores muito inesperadas. Houve uma fase em que eu própria me limitava a usá-las bem curtinhas. Atualmente acho graça a estas cores estranhas e aderi com todo o entusiasmo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Detalhe simples que faz toda a diferença! Ótima dica! Sua provençal está fofíssima! Obrigada pela visita! Excelente feriado, bjus!

    ResponderExcluir
  7. E ficou linda. Nada como simplificar para a vida ficar mais fácil. Quanto a camisa, fica para a próxima compra de tecidos.

    Bjs
    Fatinha

    ResponderExcluir
  8. Helena, amiga, obrigada pelo ânimo. Eu sei que será assim mesmo! Em breve deitarei foguetes e farei a festa.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. achei linda mas como faço para essa costura nao sair torta, eu sei fazer fronhas mas com essa costura reta igual essas fronhas e meu sonho.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado se for gentil, se for útil. Comentários maldosos serão excluídos antes se serem publicados. Aqui é um espaço de gente feliz!