Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

16 de junho de 2012

Vestido de festa Junina...

OBS.: Não costuro por encomenda e também não ensino a costurar roupas no curso de costura para iniciantes - só roupas para vestir a casa.  Este vestido abaixo foi feito em aula quando, no início eu ajudava algumas alunas a fazer coisas simples, mas acabei abandonando essa ideia, pois mesmo simples, a maior parte da costura ficava sob a minha responsabilidade e não achava isso muito certo, pois a proposta do curso é ensinar roupas para vestir a casa, onde quem costura é a aluna.

.. a partir de uma camiseta!

Primeiro costurei  a saia, incluindo renda à barra, sobrepondo sianinha por cima (para encobrir a costura da barra), assim:

Depois da saia toda pronta foi a vez de enfeitar a camiseta, sobrepondo à manga pronta uma manga franzida no tecido xadrez. Costurei pelo avesso no ponto zig-zag, pois costura reta em malha arrebenta o ponto!
Nossa, chega de inventar. Uni as peças (camiseta com saia). Não foi necessário unir com costur de pregar 8 mimosos lacinhos feitos com fita de cetim, ornados com uma delicada pérola.





16 comentários:

  1. Uma graça!!!!
    Obrigada pela dica para suprimir os ovos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ola Helena. Ficou uma graça, lindo mesmo! E ninguém vai ter um igual né?
    Adorei o post e fiquei aqui imaginando as risadas...
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helena!
    Nossa!!! Ficou muito lindo!!!
    Imagino o sucesso que essa menina vai fazer na festa!!!
    Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite querida Helena. Primeiro quero agradecer a visita e o carinho; Que vestido mais fofo, amei. Sempre quis ter uma menina para enfeitá-la bastante, mas tenho só um menino. Ele vai dançar no colégio, e pensa que n~]ao é vaidoso? Nossa ele gosta muito de se cuidar e desde os 3 anos já escolhia suas roupas rsrs
    Quanto a minha saudade de BH, é muito grande mesmo. Amo os mineiros, são pessoas muito bacanas, simpáticos e leais. Tive experiencias maravilhosas nessa cidade que me parecia um "monstro", devido a situação de minha visão. BH é linda, apesar de que eu só tenha conhecido o centro, mais exatamente a Av: Afonso Pena. Cheguei a ir a pé da rodoviária até o Hilton Rocha, foram dias difíceis, porém saudosos eu sentia muita paz nessa cidade. Se for em BH no final do ano, com certeza vou querer te conhecer pessoalmente, sim. E te dar um abraço capixaba bem carinhoso. Cachoeiro não tem mais aquele retrato do Roberto Carlos, tiraram, não sei por que. Mas aqui ainda faz um calor e tanto, e sempre tem muita manga, embora eu também não me atreva a comer muitas rs.
    Um grande abraço e venha rever os amigos e quem sabe me conhecer também. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena, seu blog é um encanto e adorei a ideia do vestido junino, eu estava mesmo precisando de uma dica dessas.

    Vim te convidar para participar do mosaico Volta ao passado - e também, do sorteio

    http://cafeecetim.blogspot.com.br/2012/06/mosaico-volta-ao-passado.html#links

    É uma oportunidade de divulgar o blog e também nós divertirmos com as historias e imagens que fazem parte das nossas lembranças.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Helena, obrigada pelo incentivo.
    Tenha um feliz fim de semana.
    Beijo, querida

    ResponderExcluir
  7. Lindo! Quanta criatividade e dedicação.
    Gostei muito dos acabamentos com a renda, sianinha e lacinhos e o tecido franzido sobreposto das mangas.
    Boa Sorte e boa comemoração das Festas Juninas.

    ResponderExcluir
  8. Helena, preciso contruir um vestido de quadrilha pra minha pequenina urgentemente, e achei a camisetinha uma ideia perfeita, já vou fazer o vestidinho del, obrigada pela dica de seu blog. bjkas
    Wa

    ResponderExcluir
  9. Olá Helena!
    Ótima sugestão até para um vestidinho infantil verão. Este tecido é como eu falei da fronha.Pode usar a foto sim.beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Helena. Meu nome é Silvia. Adorei seus trabalhos. Me identifiquei muito com você. Também gosto de costurar e aprendi sozinha. Em tempos difíceis costurava para as crianças, para mim e para casa. É muito bom isso.Agora também estou aposentada e tenho mais tempo, mas ando meio preguiçosa. Depois de ver tantas coisas lindas estou ficando inspirada de novo. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  11. HELENA, ADOREI O VESTIDO DE FESTA JUNINA. TENHO QUE FAZER UM E ESSE PELO JEITO É RÁPIDO E FÁCIL...ADOREI,,, QUANTOS METROS DE TECIDO DEVO COMPRAR,,, ESTOU SUPER EMPOLGADA...BJS KARYNY

    ResponderExcluir
  12. Helena, querida. Estava indo alugar um vestido de festa junina para minha filha quando pensei em procurar algum site que ensinasse a fazer. Mas tinha que ser muito bem explicado pois não tenho prática em costuras. Qual não foi minha surpresa quando vejo seu blog, uma forma simples de fazer e que vai me ajudar muito pois o aluguel é caro. Agora vou comprar o tecido e mãos à obra. Me tornei sua fã, vou sempre te visitar aqui. Muito obrigada pela ajuda. Simone

    ResponderExcluir
  13. lindo!!! pena que nao contem a medida dos tecidos

    ResponderExcluir
  14. Oi laura, a medida dos tecidos vai depender do manequim. Fizemos esse vestido em aula a partir de uma camiseta infantil (a menina devia ter uns 6 anos). usamos toda a alargura de uma tricoline para o franzido. Foi comprado um metro de tricoline. Calculamos a altura quando costuramos, nos baseando pela medida da criança, medindo da cintura para o meio da canela. Deve ter dado uns 50 cm. O mais trabalhoso foi colocar os enfeites. Não tem o passo a passo porque essa não é a proposta do curso. Relato no blog o que acontece na sala de aula. Beijos

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com