Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

11 de setembro de 2012

Costurar em família é...

... para mim uma terapia familiar

Sempre fui uma mãe muito presente na vida das minhas filhas, mas quando os filhos vão crescendo, se tornando adolescentes (e independentes) é natural que eles vão se distanciando. Passear com a mamãe pelos campos colhendo flores era, até pouco tempo atrás,  um programão e tanto. Assim como tomar banho juntas, dormir juntas, acampar no quintal de casa, fazer bolo, amassar pão... coisas simples e baratas que nos divertiam imensamente, nos uniam, nos fortaleciam...Tenho saudade das minhas filhas. Tenho saudades de mim...
Mas costurar, pelo menos para a filha mais nova  (a mais rebelde, a mais difícil de "envergar o talo"), virou um programão e tanto. Dessa forma eu tenho minha filha mais junto, tenho minha filha de volta! Posso estar cansada, descabelada, mas sempre me ponho a postos quando ela vem com aquele jeitinho "ô mãe, eu estava pensando em fazer..."

Ontem à noite ficamos um tempão no ateliê bolando uma saia mullet que viu na internet. O pano era pequeno e eu tive que me rebolar. Mas a solução veio dela mesma: "ô mãe, e se colocarmos o molde assim, será que dá certo? mas deixe que eu quero cortar, viu?"
apesar da pouca prática com a tesoura se saiu muito bem
- Claro, claro, aqui está a tesoura - a minha tesoura preferida -  isso, filha, corte assim, isso mesmo... nossa, como você cortar bem, como você leva jeito!

E agora eu fico aqui exibindo minha filha que tem um pouco de artista, um pouco de estilista, um pouco de modista...um pouco de mim... um pouco de...

Mas esta é, acima de todos os "istas! A MINHA FILHA! 
... e esta é a saia que ela fez...

8 comentários:

  1. Ficou linda a cor então ficou ótima.

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena,
    Tenho 2 filhas adolescentes e tambem estou tendo que lidar com esse distanciamento. Ainda nao me acostumei.
    Quanto a saia que linda! Parabens as duas.

    ResponderExcluir
  3. Que fofa!. Sua filha leva jeito mesmo. Parabéns para as duas.
    Bjs,
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Que linda que ficou a saia parabéns as duas beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena!

    Não usei muito a internet nos últimos dias, pois estava com visita. Sabe quem? A minha mãe, que costurava coisas maravilhosas para mim e que agora traz os vestidos mais lindos, feitos por suas mãos, para minha filha!!! Realmente, esses momentos não tem preço... quando ela vem, quero segurá-la para sempre. Quero que em um fim de semana ela me ensine a fazer as mais belas costuras... não dá, não é? Mas um dia aprendo e a surpreendo, fazendo nascer dentro dela os sentimentos que você aqui descreveu de maneira emocionante!

    Linda a saia produzida por vocês, unidas no mesmo propósito. Lindo o incentivo que você dá a ela, permitindo que faça suas próprias descobertas, que abuse de criatividade, que solucione os problemas que surgirem... Lindo tudo isso que leio aqui, você está de parabéns como profissional e acima de tudo como mãe!!!

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  6. Helena, com essa última frase em letras miudinhas você deixa claro que a saia era o que menos importava. A essência está na companhia, do dividir, no estar juntas. Momentos assim não têm preço. Te admiro cada dia mais. Eu também sou assim, tudo por uma esmeralda!
    Beijos
    Sueli - R.G.Sul

    ResponderExcluir
  7. Helena, querida, que investimento rentável você fez com as suas filhas!
    A saia ficou linda, mas isso não é o que é mais importante. Importante é a cumplicidade.
    Parabéns, amiga!

    ResponderExcluir
  8. Sabe eu sou boba, chorona, por isso enchie os olhos de lágrimas da forma como vc demonstrou a felicidade por sua filha precisar de vc e pela cumplicidade que sentiu por fazerem a cstura juntas.Só tenho uma filha que casou e hoje mora distante de mim.Nunca fizemos nada juntas (a não ser tarefa escolar)por não gostar de cozinhar de costurar..(tambem não sabia kkkk) por isso não a ensinava. agora estou dando meus primeiros passos na costura e estou amando e compartilho com ela mesmo a distancia ou quando nos encontramos e é tão bom !!!Aproveite sua filha o Maximo que puder. vou te seguir bjs

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com