Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

9 de outubro de 2012

Barra em saia godê

Clique na foto para visualizar melhor.

veja aqui de pertinho. Faça bonitinho, hein?
A saia mullet que mostro aqui foi feita pela minha filha. Porém, na hora de fazer a barra é que são elas, pois sendo a saia godê e o tecido fino, fica mais difícil. Dou uma dica bem simples para que  a sua saia não fique com o acabamento feio.

O primeiro passo é aparar a barra com a tesoura com muito cuidado para que fique bem certinha.  Depois, mude o ponto da sua máquina de costura para o  zig-zag e deixe o ponto bem pequeninho - na Janome eu usei o ponto no número 1 (quase no 2). Coloque a linha da mesma cor do tecido e acerte a beirada do tecido bem no meio do pé da máquina. Vá costurando - demora um pouco porque o ponto é bem pequeno, delicado. Tenha paciência porque vale a pena. Uso muito esse recurso em saias longas e tecidos finos. Lembrando que deve ser feito com muito capricho para que fique quase imperceptível.
Atualização:
A Larissa, uma seguidora do blog, deu a seguinte dica:
"... experimentei uma maluquice (pensei: pior que está não fica): passei a tesoura na bainha, depois com muito cuidado queimei a beiradinha do tecido com vela. Feito isso peguei minha janome e fiz uma costura reta em toda a volta da saia, dobrando uma pontinha de nada do tecido. E só então passei o ponto de zigue e zague bem pequenininho. Uffa!!! deu um trabalhão, mas ficou lindo. Com um ondulado tipo dessas roupas chiques compradas em boutique. Eu gostei tanto que quando vi sua postagem da bainha tive que compartilhar, quem sabe algum dia você experimenta e fique tão satisfeita como eu fiquei.
Parabéns pelo blog
Larissa 
coloquei forro bem curtinho, acompanhando a parte menor.

10 comentários:

  1. Gostei da dica do zig zag no godê em tecido fino.Vou aproveitar nos vestidinhos das bonecas daminhas que tenho feito ultimamente.Obrigada,beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei, lembrei da minha mãe, costurando prá fora e fazendo a barra das saias mais esvoaçantes desse jeito. Sabe que às vezes ela punha um fio de nylon dentro e a saia ficava com babado? Explicada do jeito que você fez, com muita clareza, é uma ótima dica. Você é o máximo! Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica, no chiffon fiquei me matando pra fazer a barra de lenço!
    Você sabe me dizer como fazer aquela barra minúscula no overloque?
    Qdo der dá uma passadinha no meu blog, apesar que ainda não está totalmente pronto.
    Abraços, ótimo dia pra você!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica, no chiffon fiz barra de lenço, na próxima vou fazer assim!
    Você sabe como fazer aquela barra minúscula no overloque em tecido fino?
    Quando der dá uma passadinha no meu blog, apesar que não está totalmente pronto.
    Abraços e ótimo dia pra você!

    ResponderExcluir
  5. olá adoro esse tipo de saia estou louca para fazer para mim e minha sobrinha,poderia me mandar o molde ou cmo fazer esse godê que fica curto na frente e comprido atrás?
    Desde já agradeço.
    ayarosconfeccoes@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena, gostaria de compartilhar com você minha pouca experiência com esse tipo de bainha. A alguns dias fiz um vestido de chifon para usar na minha formatura. Tentei essa técnica que você ensinou, mas não fiquei satisfeita, parecia que tinha muitas pontinhas de linha aparecendo. Então experimentei uma maluquice (pensei: pior que está não fica): passei a tesoura na bainha, depois com muito cuidado queimei a beiradinha do tecido com vela. Feito isso peguei minha janome e fiz uma costura reta em toda a volta da saia, dobrando uma pontinha de nada do tecido. E só então passei o ponto de zigue e zague bem pequenininho. Uffa!!! deu um trabalhão, mas ficou lindo. Com um ondulado tipo dessas roupas chiques compradas em boutique. Eu gostei tanto que quando vi sua postagem da bainha tive que compartilhar, quem sabe algum dia você experimenta e fique tão satisfeita como eu fiquei.
    Parabéns pelo blog
    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,muito obrigada por compartilhar. Já fiz uma alteração no post, sugerindo a sua dica.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá, me chamo Vanessa e estou desesperada tentando achar um molde para a saia linda que sua filha fez (para uma fantasia de Halloween) mas não estou encontrando.
    Sei que o post é antigo, mas se ainda existir, eu suplico que mande para mim 🙏🏻
    Obrigada 😉
    Loginvbc@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, me chamo Vanessa e estou desesperada tentando achar um molde para a saia linda que sua filha fez (para uma fantasia de Halloween) mas não estou encontrando.
    Sei que o post é antigo, mas se ainda existir, eu suplico que mande para mim 🙏🏻
    Obrigada 😉
    Loginvbc@gmail.com

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com