Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

9 de dezembro de 2012

As alunas...

Gosto delas. Gosto de todas. Elas me fazem um bem enorme e eu a elas. Dou aulas individuais, ficamos amigas íntimas, pois cada uma tem uma história de vida diferente. Trocamos confidências; às vezes rimos juntas, às vezes choramos. Procuro dar o melhor de mim. Vivo buscando novas ideias para ensinar, aperfeiçoando, simplificando a maneira mais prática e fácil de costurar. Invento esquemas, modifico moldes. Quando não sei procuro aprender em cursos, comprando peças prontas, buscando na net ou pedindo ajuda. Retirei muitos paps do blog com respeito a elas, mas continuo ajudando pessoas que eu nem conheço, pessoas que me escrevem pedindo ajuda, pessoas que nunca mais retornam (nem para agradecer). Algumas pessoas, no anonimato, revelam aquilo que são, gentis ou grosseiras. Não me importo. Ajudei. "Faça o bem e não olhe a quem" já dizia o ditado. Mas as alunas são reais - umas engraçadas, outras afobadas, algumas mais caladas, outras atrapalhadas - mas todas fazem parte da minha vida, da minha rotina.  

Sexta-feira passada, logo pela manhã,  veio a Michelly com as duas filhas. Geralmente é só o nenê que ela traz, mas naquela sexta estávamos em horário especial e veio a Melissa junto. Ela estava doida para conhecer o lugar onde a mamãe tanto fala e tanto gosta de estar. Espia só a carinha de contentamento quando dei a ela uma máquina de costura, de verdade, porque na casa dela o brinquedo só a mamãe pode mexer!

Quinta à tarde é a vez da Conceição - outra revelação! A Conceição é ótima, engraçada, espirituosa, disse que em uma semana sua vida mudou radicalmente: se matriculou no curso de costuras, comprou uma máquina, passou a frequentar lojas de tecidos e a ter olhos mais atentos e críticos quando se trata de costuras. As amigas já estão encomendando costuras e ela responde, engraçadamente: "pera lá, deixa eu aprender primeiro!" A cada trabalho pronto ela promete que os presentes de Natal vai ser aquela peça. Na próxima semana, a mesma conversa. E eu não sei se ela já se decidiu pela malinha de viagem, pelos estojos, pelos guardanapos, pelas toalhas, pelos jogos americanos... Ela é uma figura. Uma figura cheia de energias positivas. Adoro estar com ela. 

A Katia é só delicadeza, caprichooooooosa, faz tudo com muito cuidado, devagarzinho. Fico namorando seus tecidos e queria eles todos para mim!
A Karine, outra revelação! Fez, depois de uma breve explicação, dúzias de capas para seus suplats. Fez também os guardanapos para seu jantar de Natal,  vejam:

A Anne é uma empresária, bacanuda e resolveu aprender a costurar para relaxar. Logo no primeiro dia trouxe sua máquina ainda na caixa. Aprendemos juntas o seu manuseio. Para ela tudo novidade!

A Olga, outra empresária, uma banqueteira de mão cheia recém chegada de Portugal. É outra que se descobriu costureira!

A Adriana vem de longe. É super calminha, fala baixinho, é delicada, caprichosa. Uma ótima amiga!

A Flávia está aflita porque teve que faltar na última aula por causa do TCC. Está nos finalmentes de uma bolsa linda de morrer.

A Carla é uma personal trainer que atende a domicílio. Qualquer dia desses eu tomo coragem e marco umas aulas. Tô ficando magrinha, miúda. Preciso ganhar massa. Deve ser a idade. Os trabalhos da Carla são caprichados. O organizador de bolsa que fez ficou impecável, lindo. Pena que nem sempre eu tiro fotos.

A Juliana, uma Farmacêutica, mãe de outra menininha. Quer costurar vestidinhos e outras coisinhas para sua filhinha. 

A Laura é uma novata, mas já vi que a moça entende do riscado!

A Mariana e Rigléia terminaram o curso. A Mariana está de casamento marcado e a Rigléia está preparando um bazar de Natal.Quem quiser conferir veja aqui:


A todas essas mulheres maravilhosas que resolveram tornar suas vidas mais felizes, produtivas e criativas, o meu muito obrigada pela deliciosa companhia.

17 comentários:

  1. Bom dia Helena,
    Obrigada pelo carinho durante o curso, ja vi coisas novas e lindas no seu blog, ano que vem eu volto para aprender mais.
    Feliz Natal e um lindo ano nono para vc e sua familia.
    Bjssssssss
    Rigléia

    ResponderExcluir
  2. Olá Helena,

    Sem rasgação de seda! Amo ir a aula, amo nossas conversas... Fico ansiosa a semana inteira pela Hora do Recreio...
    É sempre bom poder estar aí com vc ... Obrigada pela sua iniciativa...sei q pra vc naum é só o dinheiro ... Mas o prazer q vc tem pelo q vc faz....
    Nunca vou me cansar de admirar vc ... E de elogiar, sempre!
    Michelly

    ResponderExcluir
  3. Helena,
    Faz tempo não deixo um comentário, mas vejo todas as postagens para matar a saudade dos tempos que frequentei o curso, pois foi naquele curso que me descobri criativa e produtiva. Passei a me admirar, a gostar de mim (coisa que antes do curso não acontecia). Você, com sua dedicação, generosidade, entusiasmo e alegria conseguiu me tirar de uma depressão me ensinando essa arte maravilhosa que é costurar. Muito além de ensinar esta arte, você me ensinou, com suas atitudes, a valorizar as pequenas coisas da vida, a passar horas de frente a uma máquina de costuras criando coisas belas. Toda vez que sento na máquina você está comigo a falar ao meu ouvido: "hei, você é grande, você consegue"
    E quando você escreveu no texto "essas mulheres maravilhosas", eu me incluo também porque hoje me sinto maravilhosa.
    Obrigada de coração por tudo o que fez por mim. Você não foi apenas uma professora, foi uma amiga!
    Beijos carinhosos,
    Maria das Dores

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Helena,
    Adorei, muito bom!
    Obrigada,

    Karine Lopes

    ResponderExcluir
  5. Helena, que coisa mais linda esse seu post!
    A riqueza da troca entre as pessoas de coração aberto não tem preço, não é?
    Parabéns pelo trabalho.
    Além de uma ótima professora de costura você é uma pessoa muito generosa e isso volta para você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ah q inveja rsrsrs
    uma peninha eu não ter tempo disponível p as aulas!

    ResponderExcluir
  7. Ai, quanta vida cruzando a sua, quantos caminhos que vão ter pedrinhas a menos e flores a mais por sua causa... Aposto que você sempre vai dormir satisfeita e contente, planejando que mexida no mundo você vai dar, de quem é que você vai sacudir a poeira! Adoro essas partilhadas que você dá: me dá aquela invejinha gostosa - fico pensando que, se minha saúde fosse outra, se o tempo já não me pesasse tanto, também eu poderia fazer uma diferença ou outra... Lindo post! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Helena,
    Como sempre: gentil, carinhosa e elegante!
    Adoro suas aulas!
    Bjim, querida!
    Flávia.

    ResponderExcluir
  9. Oi Helena.
    Vim agradecer seu comentário carinhoso, também coloquei moderador de comentários no blog, estive ausente por causa de uma cirurgia que fiz dia 10, correu tudo bem e a novidade é uma cinturinha que nunca mais tinha visto em mim, seu dom de ensinar a costurar é de Deus, queria ser sua vizinha para aprender essas maravilhas, esses souplast, foi feito de que? sua aluna fez maravilhas, passa lá que te espero.
    Bjs,
    Silvia.

    ResponderExcluir
  10. Ai, Helena...Cada vez que passo aqui pelo seu blog me dá mais vontade de morar em BH. Queria ser sua aluna....Mas, já que não dá, admiro do lado de cá da telinha!

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  11. HELENA, SOU NOVATA POR AQUI!AMO COSTURAR E FIQUEI HORAS ESPIANDO SEUS MARAVILHOSOS POSTS.QUERIA MUITO SER SUA ALUNA,MAS MORO EM SANTA CATARINA!VIM PRA FICAR E VOU PASSAR SEMPRE POR AQUI PRA ADMIRAR!NESTE FIM DE SEMANA FIZ 2 VESTIDINHOS PRA MIM. FAÇO SEM MOLDE.PEGO OUTRO, RISCO, CORTO E FICA PRONTO. EM MINHA CIDADE TEM AULA DE COSTURA, MAS SÃO CARÍSSIMAS E OS HORÁRIOS NÃO BATEM COM OS MEUS.ASSIM, VOU ME VIRANDO E APRENDENDO SOZINHA.CERTAMENTE APRENDEREI MUITO COM VOCÊ!!BJS,BJS!

    ResponderExcluir
  12. nao conhecia teu blog, na realidade sigo poucos blogs em portugues, já vou dar uma olhadinha nas tuas costuras , muito legal seu trabalho!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Helena!! Passei pra dizer que sinto uma falta das nossas aulas nas segundas de manhã... rsrsrs!
    Eu dei uma sumida, viajei, voltei, e agora estou trabalhando muuuuuito, pois meu casamento é daqui à 6 meses!! Vc imagina a minha ansiedade, né?
    Mas minha grande frustração é não ter conseguido ainda um tempo livre na minha semana para me dedicar à costura... minha máquina está aqui bem do meu lado, mas meu tempo curto (ou seria trabalho em excesso?) não me permite nem mesmo que eu sente em frente à ela!!
    Espero conseguir mais tempo depois do casamento!
    Bom, pelo menos consegui terminar a saia de laise que fizemos nas últimas aulas! Amei, já usei ela diversas vezes!! Linda de viver!! Vou te mandar as fotos dela em breve, ok?
    Bjosss e um excelente 2013! ;)
    Mariana

    ResponderExcluir
  14. Oi, Helena!!! O meu nome é Julia, Assim como você,também adoro costurar,já pensei em dar aulas em minha casa para ter uma fonte de renda, mas não tenho confiança o suficiente ainda para começar. Gostaria se possível que você pudesse me dar alguma dica a respeito sou morro em Florianópolis, Santa Catarina, Um abraço a você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia, me mande um e-mail acessando no topo do blog "contato", assim posso conversar melhor, ok? Não esqueça de digitar seu endereço bem certinho.
      Abraços,
      Helena

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com