Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

23 de março de 2013

Necessaire da Audrey Hepburn

A Josi é uma amiga que, de vez em quando, torna-se aluna quando quer aprender algo novo que viu ou imaginou. Dona da marca Dorloter Mimos, em Lagoa Santa (MG), customiza roupas, criando peças lindas e únicas. Pretende expandir os negócios e abrir o ateliê ao público, tornando o espaço para várias artes, com cursos, vendas de peças e artigos de armarinhos. Não faltará oportunidade de falar mais aqui.

Nossos encontros-aulas geralmente acontecem às sextas-ferias à tarde quando já estou livre. Quando ela chega sempre traz presentes e algumas guloseimas. A Josi é assim, uma lady eu diria.

Sexta-feria ela trouxe a foto de uma necessaire linda, toda rosinha de bolinhas. Ao lado da necessaire estava a foto da Audrey Hepburn, sugerindo elegância e glamour. Logo apelidamos de "necessaire da Audrey". 

E daí começamos a esquentar a cabeça para tentar fazer igual. Eu peguei o papel, risquei mais ou menos, a Josi consertou a curva que estava torta. Dobrei o tecido e fui orientando, ela me orientando... fomos costurando, acerta aqui, diminui ali...

Ela costurando de um lado com a sua "Ferrary" e eu com o meu "fusquinha". Depois ela me confessou que não usa nem a metade das tantas funções que tem a máquina. Fica aqui a dica: se for costurar coisas simples não carece comprar um modelo tão sofisticado, pois a Janome 2008 dá conta do recado perfeitamente.

Começamos colando a manta acrílica no tecido de fora. No tecido de dentro não é preciso porque é  o forro.
O modelo da Janome que tenho não é indicado para quiltar - esclareço que a Janome tem máquina para esse fim. Improvisei passando algumas costuras no tecido junto à manta. A "Ferrary" que a Josi tem é própria para quilt, mas ela ainda não teve tempo de descobrir como se faz.

O mais trabalhoso foi medir e fazer o babadinho para coincidir com a beirada. Pregas de 2 cm até o final.

Depois de pronta notei que o babado havia ficado grande para o tamanho da necessaire. Desmanchamos, diminuímos e começamos tudo de novo.

 E aqui está o resultado final da necessaire. 
Tão clássica e eterna quanto ao colar de pérolas, ao perfume Chanel no. 5 e a Audrey Hepburn!

9 comentários:

  1. LINDA, essa bolsa rosa ás bolinhas,vou copiar,
    ficará do meu jeito, mas espero que fique tão
    bonita quanto a vossa.BJS

    ResponderExcluir
  2. Posso falar? AMEI !!!...fofa demais essa necessaire.
    E se vc colocasse uma alça dava para virar uma bolsinha cheia de chame.
    Bjs,
    Cris/RJ

    ResponderExcluir
  3. Ficou linda demais, Helena! O babadinho ficou perfeito. Agora, quanto à máquina, tenho também uma Janome 2008 - que é maravilhosa - mas confesso que, às vezes, fico de olho comprido naquelas cheias de pontos... Acho que a Janome 2008 tem uma pecinha prá fazer quilting, que vende à parte - acho que você deveria perguntar no local onde você compra agulhas, bobinas, que eles devem saber. Ah, se o tecido que você usou prá fazer a necessaire foi algodão, que tal nates de usar passar termolina leitosa ou goma laca na bolsinha já pronta? Eu fi uma bolsinha prá minha filha levar a marmita e pintei com goma laca: repele a sujeira e, quando eu lavei (porque achei que devia, mas não aparentava sujeira) ela voltou à cor natural (não parecia suja, mas tinha pó e ficou como nova - realmente dá uma impermeabilizada e evita sujeiras e manchas). Só não pode, depois de seca, limpar com álcool, tem que ser lavada mesmo (até na máquina de lavar). A termolina é branca, mas quando seca fica totalmente transparente. Seria uma judiação uma bolsinha tão linda pegar sujeira e, com as lavadas, ir perdendo a cor, não é mesmo? Fico feliz que você está postando mais - sentia falta. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda a bolsa. Parabéns à Josi.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Há pessoas assim, pessoas que transformam em puro luxo o mais elementar acessório.
    Tu, linda, és uma dessas pessoas!
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Bom Feriado, Boa Páscoa, querida Helen! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Helena,

    Você tá muito chique. Caramba, se com um fusquinha você já faz lindas costuras, com uma Ferrari, vai abrir uma grife própria.
    Apesar de não achar a Janome 2008, um fusquinha, talvez seja um carro popular. Rs
    O resultado ficou lindo demais. Parabéns as duas.
    Passei pra desejar uma abençoada Páscoa. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Helena, suspeitava que estivesses fora. Otimo que foi um feliz reencontro de família ... Mas 9 horas de carro?
    Qual a distância percorrida?
    Desejo-te uma semana muito feliz e produtiva.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá Helena!
    Que necessárie linda, amei os babados, ficou perfeito!
    Suas alunas são sortudas!!
    Bjss

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com