Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

23 de outubro de 2013

De um limão fez uma limonada!

Quando comecei a dar aulas de costuras, conforme a aluna ia avançando oferecia a ela a possibilidade de costurar algumas peças de vestuário com molde pronto. Reconheço que não foi uma ideia muito feliz. Algumas tinham muita dificuldade em entender um molde, riscar, juntar as peças. Compravam tecidos impróprios, finos, molengas, escorregadios....ah, não, vamos parar com isso!

Parei. Voltei com meu projeto de início que era apenas ensinar costuras para iniciantes. Isso deu super certo. Todo mundo mata a vontade costurar, fica feliz porque conseguiu realizar algo útil.

Mas... pera lá, embora costuramos só roupas para a casa, em todas as costuras há um acabamento necessário quando se costura uma roupa para vestuário. Por exemplo: aprendemos a utilizar entretela numa cestinha de pães; manta em luva pega-panela; quilt em uma bolsinha; zípers simples, embutidos e com forro em estojos, bolsas, bolsinhas e capas de almofadas; viés em um descanso de panela ou outro acabamento; alças em aventais e bolsas; bolso num avental; cós também em outro avental; passar elástico em um pequeno lençol; barras em fronhas e toalhas...

A única peça de vestuário que ensino aqui é um short muito bonitinho, com molde pronto, adaptado por mim, pois era um molde de um pijama. Dentro dos meus humildes conhecimentos de modelagem consegui modificá-lo em short nos tamanhos p, m ou g (a aluna escolhe seu manequim). Aqui em casa eu e minhas filhas temos vários desses, para dormir, ficar em casa, ir à praia. O intuito de costurarmos esse short é ensinar a aluna a costurar um elástico, diferente daquele que passamos no lençol. O elástico fica bem preso, com várias costuras, assim:
A modelagem é a mais prática possível, sem costuras nas laterais. Corte de acordo com o molde, já deixando espaço para as costuras. Inicie pelos ganchos, com o pé da máquina rente à borda. Depois é só costurar entre as pernas e daí vem o elástico no cós.

Aqui está a Marcela, cortando e costurando o seu: 
O elástico deve ser costurado,  assim, puxando em ambos os lados - precisa ter atenção:
Depois de pronto ele ficou assim:
 
Mas não vá fazer como a Marcela comprando tecido listrado ou xadrez para esse tipo de costura. Lembre-se que você é uma iniciante. Fazer as listas ou xadrezes se encontrarem exige mais atenção e  paciência.. Prefira as florzinhas, bolinhas, estrelinhas...

E aqui a dona do título desse post - a Luciana - dona também desta calça, feita por ela, sozinha, em casa! 
Aproveitou o molde do short, prolongando nas pernas, transformando nesta bela e gostosa calça, bem fresquinha para os dias de calor.

Ainda não terminou o curso, mas já deu sinais que é daquele tipo de pessoa que faz, de um limão, uma limonada!

27 comentários:

  1. Oi, Helena! Que bacana, você colhendo os frutos dos seu trabalho, parabéns! Eu vim aqui hoje te contar uma novidade: Dei hoje minha primeira aula de costura para iniciantes e fiquei apaixonada...risos. Acho que nasci pra isso. Senti-me super bem, segura e feliz! A Aluna não tinha nenhuma noção e isso foi muito bom, pois pude começar do comecinho. Assim que ela concluir a costura no pano de prato eu posto lá no meu blog. Achei que você aí gostar de saber. Quero também te agradecer as dicas, o incentivo e a torcida que você fez por mim, muito obrigada! Valeu pelo exemplo de profissional e de ser humano que é. Beijos no coração, Clau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia ótima!!! parabéns. Depois dessa certamente outras virão, pois uma indica para outra e quando perceber já terá lista de espera!!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Costureira de mão cheia! Parabéns.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Helena, adorei a iniciativa da sua aluna, essa vai fazer muitasss coisas sozinha não é mesmo? Eu iniciei um curso de corte e costura, cheguei a fazer o short parecido com esse que voce ensina, mas acabei não concluindo o curso por falta de tempo. Eu tenho muita vontade de fazer roupas pra mim, vestido tubinho, saias, mas quero alguem que ensine so pra mim... e tá de dificil de achar aqui onde moro. Bom, enquanto isso não acontece, sigo fazendo meus sapatinhos. rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila, já tentou comprar o método do Corte Centesimal? vejo falar muito bem dele. Comprei um pacote de moldes já prontos - diferente do pacote onde ensina você a modelar.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Helena, Marcela é mesmo aluna aplicada, as calças ficaram lindas, parabéns para a professora
    e para a aluna, beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana isso, né? Quando as alunas passam a ousar e praticar sozinhas!
    Tens razão quanto ás listras e xadrezes. Já li um monte de dicas sobre isso ,em livros de costuras, não é fácil.
    Um dos erros que eu cometi no meu curso de costura, mas acho não fui bem orientada. Fiz uma saia que ficou horrível, porque comprei um tecido muito mole e escorregadio. Fiquei com trauma que nem quis continuar o curso.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, o ideal para saia (tipo reta, dessas básicas) é usar brim ou sarja. Fuja dos tecidos molengas, sintéticos ou com elastano no início.
      Beijos

      Excluir
  6. Dando uma olhada básica no seu site,tenha a seguinte opinião:" É simplesmente o melhor blog sobre costura".E olha que eu já rodei muito na net,inclusive gringa.Parabéns.Falta só videos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greicy, obrigada pelos elogios. Quem me dera fosse tudo isso! Olha, quanto à falta de vídeos, lamento não ter tempo para gravá-los, editá-los, etc... Tenho muitas alunas, pois dou aulas em tempo integral e a cada uma dou um atendimento personalizado, exclusivo. Quem sabe um dia?
      Beijos

      Excluir
  7. É assim também que eu faço os shorts prá todo mundo aqui em casa - é bem mais confortável prá dormir quando não tem costura lateral.

    Veja só como é: quando a professora é boa mesmo, as alunas saem cheias de segurança, se aventurando... Parabéns, Helena - fazendo a diferença enquanto ganha seu abençoado dinheirinho...

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, querida, você é quem faz a diferença sendo essa pessoa tão generosa, nos ensinando tudo de graça! Gosto de tudo o que faz.
      Beijos

      Excluir
    2. Eu tenho uma vizinha que nunca conversa comigo, cujo marido sempre reclama da sujeira das minhas árvores. Como eu tenho palmeiras no jardim da frente e elas estão muito altas, às vezes uma folha seca cai na calçada - pois o marido dela se desdobra, se esfola prá jogar a folha no meu jardim, passando pela grade de mais de dois metros de altura - tudo resmungando, reclamando em voz alta... Mas agora que minha jabuticabeira está carregadinha eles e os parentes só faltam cair no meu quintal prá pegar as frutas, subindo em escadas e se debruçando... E a mangueira já tá despontando fruta de montão - quando acabarem as jabuticabas, começa a caça às mangas - mas não me dizem nem bom dia...

      Se a gente fosse vizinha a gente ia trocar pratos, receitas, histórias - e tomar chá da tarde com geleia de jabuticaba fresquinha...

      Beijão e uma linda semana!

      Excluir
    3. Rosa, não consigo entender como alguém consegue ser tão assim grosseiro, tendo como vizinha uma pessoa tão especial quanto você!
      Beijos

      Excluir
  8. Ei bom dia
    seu cantinho é muito bonito
    muito interessante
    tenho maquina de costura
    guardada ha anos
    nem sei se ainda presta srsrssr
    tenho vontade de aprender costurar pelo menos '
    o basico mas por aqui curso sao super caros
    um abraço
    voltarei mais vezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, se eu fosse você chamaria um técnico para dar uma regulada e engraxada nessa máquina, assistiria vídeos no YouTube e se atirasse nessa maravilhosa arte. O difícil é o início. Tente.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Helena, parabens pelo seu blog. Eu estou fazendo curso de corte e costura, e adorei seu shorts, que tecido foi utilizado nesse shorts listradinho?
    Um abraço

    Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica, depois que minha filha ganhou um shortinho de um amigo, parecido com esse de uma loja de grife, passei a fazer os nossos assim também, de tricoline 100% algodão. Eles ficam bem também em viscose, em malha.... Mas prefiro as tricolines 100% algodão (foi essa que usei) por serem mais fáceis de costurar, mesmo porque aqui no curso só trabalho com tecidos 100% algodão.

      Excluir
    2. Olá Helena, obrigada por responder tão rápido!Agradeço sua generosidade em ajudar uma iniciante como eu. Abraço. Monica

      Excluir
  10. OI Helena , adorei a ideia do shortinho, eles sao uma delicia no verao..vou tentar fazer...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, quando eu ainda não sabia costurar elástico, fazia um túnel no cós e passava o elástico. Se souber costurar é melhor do que passar.
      Beijos

      Excluir
  11. Ola. Parabéns pelo Blog e pela explicação. Uma duvida como faço para adaptar o molde de G para M e P ? Onde eu posso diminuir e quantos cm? Bjos...

    ResponderExcluir
  12. Olá Anne, não sou uma pessoa muito entendida em modelagem, pois dou aulas de costuras Moda Casa. Faço minhas roupas sempre baseadas em outras ou com molde já pronto, comprado. Quando eu quero diminuir de G para M, por exemplo, diminuo 2 cm em todo o molde, mas isso vai depender muito do corpo da pessoa. Eu, por exemplo, uso G no seio e M na parte de baixo. Vou adaptando, ajustando, provando... Como lhe disse, não sou uma muito entendida em modelagem. Melhor perguntar para quem entende. Mas os meus sempre dão certo. Se não dão, jogo fora. (kkk)

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com