Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

18 de novembro de 2013

PASSO A PASSO ACABAMENTO COM VIÉS EM DECOTES /MANGAS

Há vários tipos de acabamentos em decotes. Quando faço um vestido tubinho, forrado, o próprio forro é o acabamento. Quando não faço com forro, uso revel - que são aqueles paninhos costurados por dentro do decote. Mas, às vezes, quando quero um vestidinho bem básico, simples, uso viés. O bonito mesmo é fazer um viés com o próprio tecido. Mas nem sempre sobra pano para o viés, pois para fazer viés é preciso uma boa quantidade de tecido, pois ele é cortado no viés, atravessado! Aqui usei viés comprado pronto, largura média.

Obs.: A Rosa, do blog A Rosa na Janela, indica este vídeo aqui onde ensinam a fazer viés com pouco tecido. Vou lá assistir.

As fotos não são lá essas coisas, pois só tenho tempo à noite.

Então vamos lá aos conselhos da "mestra". Preste atenção, repare bem nas fotos, tente entender. É fácil, você consegue.

Fiz um vestido bem básico, reto, com decote careca, mangas já incorporadas ao molde. Depois que costurei todo o vestido (ombros e laterais), iniciei o acabamento começando pelas mangas.

O primeiro passo foi medir a circunferência da barra da manga que deu uns 33 cm cada uma. Então cortei um viés (médio) uns 5 cm maior do que a circunferência - melhor sobrar do que faltar!
 Pelo lado direito (direito do viés com direito da manga) prendi o viés junto à barra com alfinetes, abrindo o lado que ia costurar. Deixei debaixo do braço  (no sovaco) sem prender. Reparem:
 Dai fui para a máquina de costura, com a bobina cheia, a linha da mesma cor, tudo beleza para não ter que parar no meio do caminho!
 Fui costurando com um pé de máquina, onde a agulha da máquina vai costurando bem em cima daquela marquinho do viés. Na foto de cima mostro com o bico da tesoura, pois é ali que deve ficar a costura - nem mais nem menos.

Quando estava quase terminando, parei.
 Retirei da máquina, completei a circunferência com alfinetes e marquei onde devia fechar o viés:

 Passei uma costura na marca que fiz, fechando a circunferência do viés. Algumas pessoas dobram as pontas para dentro. Em roupas eu prefiro emendar, fica mais bem acabado.
 Depois de costurado cortei o excesso do viés.
 Voltei à máquina e completei a costura de onde havia parado.
 Olhem como deve ficar:
 Depois virei tudo para dentro. Se você costurou do jeito que mandei (em cima da marca) ele vira praticamente sozinho porque é viés. Se fizer uma tira ao invés do viés, não vai dar certo essa virada.
 Pronto. Já fiz as mangas e decote da gola.
 Passo a ferro, tomando o cuidado de colocar um papel manteiga (ou seda ou lenço) por cima para que as marcas do ferro não deixem marcas de brilho. É feio.
 Reparem como ficou a emenda do viés. Bonitinho, né? Só falta agora fazer a última costura. Mas essa costura eu gosto de fazer à mão porque fica mais bonito, mais bem acabado. Na alta costura esses acabamentos são feitos à mão, sabiam? por isso que custa caro.
Aqui o vestido quase pronto. Parece uma camisola? parece, mas no corpo fica bonitinho se você usar com uma echarpe ou um colar ou um cinto ou com um calçado bonito. Não fica bonito se usar um chinelo e sair arrastando o pé, empinando a barriga para frente.

Tenho vários desses vestidinhos e são super confortáveis, disfarçam dobrinhas nas costas, disfarçam barriguinhas...
 
Os pontinhos que dou à mão ficam assim. Faça com capricho, pegando bem pouco tecido na agulha para não transpassar do lado direito.
Falta apenas fazer a barra. E não caia na tentação de usar viés na barra, pois fica todo cheio de ondinhas. A barra é reta e deve usar tecido reto. Aprendeu bem? reto com reto, curvo com curvo.

Aqui mostro outro que fiz usando o mesmo molde e o mesmo sistema. Esse já ficou velho e joguei fora! Um vestido assim se faz enquanto o marido toma banho!




43 comentários:

  1. Olá Helena, como vai ?

    Adorei esse post sobre acabamentos em viés. Estou com algumas dúvidas sobre isso... Será que fica bom o uso desse viés pronto para fazer um acabamento em manga e gola num tecido fininho como musseline?? acho que não dá muito certo né ?? que tipo de acabamento eu poderia fazer nesse tipo de tecido para ficar bonito e bem feito?

    Um abraço grande para você, ah !! e eu amo esses tipos de vestidinhos são bem versáteis e praticos, além do que vestem muito bem..

    Bjkss da Má.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcela, realmente não fica bom porque esse viés é de algodão, engomado. Mas há viés em cetim, já viu? O ideal seria fazer um viés do próprio tecido. Por que não usa um forrinho? Tenho um passo a passo (blusinha dupla face) aqui no blog onde ensino a colocar esse forrinho. Também tenho outro: "pretinho básico", com zíper nas costas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena,

      Eu não sabia do viés de cetim. Mas no caso dessa blusa que vou fazer, acredito que seja melhor a opção do viés do próprio tecido mesmo. O forro seria também uma opção interessante,mas a cliente quer transparente mesmo para usar com uma blusinha de alças por baixo.

      Obrigada pelas dicas !!

      Bjss

      Excluir
    2. Olá. Como faço pra tirar a goma do viés? lavei a roupa (viscose) depois de pronta mas o viés é duro, a menina da loja disse que o viés ia ficar macio depois de lavado mas não ficou. O que eu faço? Obrigada

      Excluir
    3. Oi Monique, não sou uma pessoa muito entendida em confecção de roupas, pois a minha especialidade é fazer roupas para vestir a casa. Aventuro-me fazendo roupas para meu uso próprio e vivo aprendendo. Aprendi que usar viés desses engomados em roupa não é uma opção lá das melhores, pois noto que fica mesmo duro e a goma não sai facilmente. Atualmente estou usando viés em cetim, que é mais molinho, mas não é difícil de costurar não. Tem dado certo. Beijos

      Excluir
  3. Linda demais, incrivelmente gata, me matando de inveja do teu bom gosto e da tua beleza! Adorei o pap, eu uso viés e prego desse jeitinho mesmo!

    Separei um vídeo prá você que ensina a fazer uma tira grande de viés usando um tiquinho de pano:

    http://www.bemsimples.com/br/videos/ponto_e_linha/18927209-ponto_e_linha_fita_vies

    Eu adorei, assisti na televisão e fiquei assim: Ohhhhhh! Assiste que você vai adorar.

    Beijão, Helena de Tróia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, querida, se você está indicando é porque deve ser ótimo esse vídeo, como tudo o que indica e faz. Vou assistir assim que terminar as aulas. Beijos e muito obrigada, pois evito de cortar viés com o próprio tecido para não gastar muito pano.

      Excluir
    2. Só porque você falou de Danone eu desentoquei uma historinha com ele, vê se pode - como é a memória da gente... Uma palavra evoca uma lembrança... Quando tiver tempo, passa lá prá ler...

      Beijos!

      Excluir
    3. Ah, já fui lá e li. Como sempre, seu texto muito gostoso de ler.
      Beijos

      Excluir
  4. Amei, amei e amei! Beijo enorme
    Andrea Nakachima

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena,
    super util esse post. Eu ainda sinto dificuldade de fazer o acabemento bonito que vejo em camisetas de seda...aquele tipo fininho, mas acho que vou tentar fazer usando a dica de hoje, colocando um viés fininho e depois prender a máo por dentro.
    Aquele vestido azul que vc usou com echarpe em outro post, foi feito com o mesmo molde?...ficou lindo !
    Dependendo dos acessórios e da elegancia da modelo (rs), uma peça simples pode se tornar linda.
    Parabéns!
    Bjs,
    Cris/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, que saudade...
      Sim, usei o mesmo molde, apenas prolonguei a manga no outro.
      Em camiseta de seda fica bom usar viés de cetim e fazer a última costura com pontinhos à mão mesmo.
      Beijos

      Excluir
  6. Helena

    Que ótimo esse tutorial, muito bem explicado.
    Ficou lindo o trabalho de viés na manga e o acabamento à mão está perfeito.

    Bjs
    Fatinha

    ResponderExcluir
  7. Amei minha professora preferida!!! Você é demais!
    Estou sentindo muito a falta das nossas aulas.Aprendi demais com você! Muito obrigada por tudo e principalmente por me inspirar a costurar mais!
    Estou com saudades!!!
    Beijos com carinho,
    Rúbia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!!! saudade tenho eu de uma aluninha assim tão especial, carinhosa e gentil.
      mandei resposta para o seu e-mail.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Helena! Explicou direitinho, gostei muito do passo a passo. Também tenho vários desses vestidinhos e amo chegar em casa e colocá-los, pois tenho a sensação de conforto aliado ao prazer do "faça você mesma". Beijos da Clau.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Helena! A aula está perfeita e cristalina. Nenhuma dúvida. Um dia (quem sabe?) eu chego lá.
    Muitos beijinhos e tem um dia feliz.

    ResponderExcluir
  10. Minha Primeira aula com a Helena:
    "Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que fez tua rosa tão importante"
    Obrigada pela generosidade e pela aula maravilhosa Estou muito empolgada em continuar.
    Beijos,
    Bete Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofa!!! Sinto-me igualmente importante por ter o privilégio de conhecer uma pessoa tão especial, de alma tão bela como você!
      Beijos

      Excluir
  11. Helena, nunca havia percebido que a beirinha do viés é a medida de um pé de máquina. É mesmo.
    E sempre andei falando por aí, que ainda não me atrevo a costurar peças de roupa porque não sei dar acabamento. Acabas de me ensinar o caminho das pedras, e de forma super fácil.
    Tu´es fera na costura, e pra ensinar, também! Queria tanto poder fazer um curso contigo...

    Muito obrigada! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu queria tanto que você e a Bianca viessem morar aqui...
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Helena, vc já tentou fazer lingerie com a Janome 2008? Dá pra fazer legal?

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol, eu sempre tive vontade fazer lingerie, mas preciso fazer um curso. ouvi dizer que a Janome costura essas peças, inclusive tem um pontinho que chamam "ponto lingerie". Entre no blog "A Rosa na Janela", pois ela é a melhor pessoa para lhe esclarecer isso porque já fez.
    Abs,

    ResponderExcluir
  14. Querida Helena, obrigada pelos teus deliciosos comentários, pelo carinho, pelo constante incentivo e pela amizade.
    Um grande beijinho da Nina

    ResponderExcluir
  15. Oi Helena!! Q saudades da aula de costura, louca pra ter tempo novamente pra brincar e treinar tudo q aprendi c vc. Só passei pra deixar um grande beijo!

    ResponderExcluir
  16. Amei o passo a passo, não sei costurar estou tentando aprender mais não tenho tempo pois trabalho fora, gostaria que se fosse possível vc fizesse um passo a passo de vestidos bem simples. Parabéns e muito obrigada por compartilhar os seus conhecimentos.
    um grande beijo. Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia, infelizmente eu não disponho de tempo para fazer um passo a passo de um vestido, mesmo que simples (pelo menos por enquanto). Para fazer um passo a passo é necessário costurar um vestido, fotografar, anotar, parar,costurar, fotografar, organizar as fotos, e geralmente pessoas que não sabem costurar, como é o seu caso, porque você informou, terá muitas dúvidas e não tenho como solucionar assim via internet. Tenho muitas alunas e o meu tempo é dedicado a elas. No curso só ensino a costurar roupas para a casa - costuras ideais para quem está começando.
      Espero que compreenda e não fique chateada, viu?
      Beijos

      Excluir
  17. Fica um acabamento perfeitor mesmo a mão! obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  18. Adorei! Tenho que fazer um tubinho e já vou tentar usar essa tecnica!
    Amei seu espaço!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  19. Oi, Helena! Estava no Google pesquisando como fazer revel e adivinha qual o blog que eu achei? Comecei a rir qdo vi "Minha primeira costura" e vim direto para cá. Como sou + ou - nova aqui, gosto de ler seus posts antigos quando tenho tempo, mas nunca tinha visto este post e amei! Resolveu meu problema e seu tutorial é muito bem explicado!
    Muito obrigada & bjos.

    ResponderExcluir
  20. adorei! Me ajudou muito. Era exatamente o que eu estava tentando aprender.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Vou falar pro meu marido demorar mais no banho kkklk. To iniciando na costura. Eo que pra muitas é simples pra mim é complicado kkk. Bjs adoro seu blog

    ResponderExcluir
  22. Olá, boa tarde!

    Fiz o acabamento de uma blusa com viés do proprio tecido, mas ficou meio retorcido. O que pode ter acontecido?

    Muito obrigada

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, provavelmente você não cortou o tecido em viés. Aqui eu usei o viés já pronto, que é cortado já para ser usado em curvas. Não pode ser viés reto.
      Abs,
      Helena

      Excluir
  23. Oi Helena, qual o tecido do vestido? Linho?
    😘

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com