Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

11 de fevereiro de 2015

"A arte de ser feliz"

O mês de fevereiro começou intenso, com a agenda cheia. Quatro alunas por dia, todos os dias. A primeira começa às 8 e vai até as 10 da manhã. A segunda chega às 10:30 até as 12:30. Desço para o almoço, subo às 13:30 parra atender a terceira aluna do dia que vai embora às 15:30. Às 16 horas já tem outra tocando o interfone, subindo afoita as escadas. E todo mundo chega sorrindo, mostrando as artes que fez em casa, me pedindo conselho, me pedindo ajuda. 

Terça-feira a Regina - aluna do ano passado que ainda não terminou o curso, iniciou essa toalha de chá. Chegou empolgada, com brilho nos olhos, feliz da vida porque já se sente "a costureira"!

A toalha é presente para a mãe.  Não é uma filha querida? Não parece um quadro? Apaixonei-me pelos tons azuis! 
Nos próximos posts falo mais das outras alunas - muita gente interessante que conheci nessa temporada. Estou encantada!

Agora vou dar uma boa dica de economia. Preste bem atenção:

Quem usa manta acrílica com frequência costuma ter um saco de retalhos. Eu tenho! O que fazer com eles? Eu resolvi emendar e deu super certo. Fiz assim:
Selecionei os pedaços maiores, cortando todos retos. Juntei (bem juntinhos) e levei à máquina, onde fui passando uma costura com ponto zig-zag bem na junção dos pedaços, tomando o cuidado para não sobrepô-los - um do ladinho do outro. 
Eles ficaram juntinhos, unidos com o zig-zag
Depois foi só aplicar ao tecido
Como não tenho máquina que faça quilt, costumo prender a manta ao tecido com ponto zig-zag. As emendas são essas costuras em diagonal e os quadrados são os "quilts". Veja o verso:
Dá para notar que usei retalhos de manta? 
Perfeito.
"Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz (Cecília Meireles)"



10 comentários:

  1. Olá minha querida amiga,
    cada dia me surpreendo mais e mais com suas postagens! Umas parecem poemas, outras, romances.
    Nessa tem aula de economia ( com aproveitamento de retalhos de manta ) e encerrando tudo isso, versinho de Cecília Meireles!!
    Ô mulher chique!!
    Adoro!!
    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  2. Ola´que linda toalha a tua aluna tinha mesmo motivo pra estar com a boca lá nas orelhas ,muito lindo o trabalho dela e parabéns pra você que tá ensinando direitinho .bjs
    Marta

    ResponderExcluir
  3. Olá Helena ! Em primeiro lugar quero te agradecer pelo recadinho deixado em meu blog. Agora quanto as suas alunas elas são mesmo talentosas ,mas também com uma professora como você não poderia ser diferente. Essa toalha de mesa ficou linda demais amei os tons de azul. E amei mais ainda a dica da manta sabe eu confesso que costumava jogar meus pedacinhos de manta fora por não saber oque fazer. Mas agora que sei dessa dica valiosa não jogo mais obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco bjs.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Helena pelo comentário - sabes que bateu fundo no meu coração!
    Obrigada também pelas dicas para fintar as dificuldades do quilting.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Helena querida, hoje no meu blog eu dei uma dica prá quem tem máquina de tricô: um site chinês no qual a gente faz compras em português, paga o boleto no banco ou na lotérica e recebe em casa, sem taxa de entrega. Prá você, que adora tecidos delicados, espia este link:

    http://pt.aliexpress.com/premium/tissues.html?needQuery=n&SearchText=tecidos&enSearchText=tissues&CatId=201004939&pvId=10-361835&shipCountry=br&initiative_id=AS_20150212080036&isrefine=y

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. OLá..boa tarde...Amei a toalha...o tom de azul é maravilhoso, delicado....Ah..e gostei muito da dica da manta...tenho varios pedaços.....vou unir....precisamos aproveitar tudo....obrigado...

    ResponderExcluir
  7. essa toalha está linda demais, já quero as duas estampas! e a dica da manta foi muito boa, vou testar! bjo! Mirna.

    ResponderExcluir
  8. Que ótima dica, Helena! Obrigada por compartilhar.
    Lindos trabalhos também!
    Também tenho uma Janome 2008 (e adoro!). Helena, é preciso ter um pezinho especial para este quilt que você fez ou o pé normal já dá conta? Vi que existem pezinhos de quilt com mola, outros sem mola... fiquei bem confusa para experimentar.
    Ah, que lindo o seu texto sobre o amor e as costuras! Precisamos falar mais sobre o amor. Tenho visto tanta gente jovem e também tanta gente "vivida" tão desacreditada no amor... é triste isso. Com amor, a vida fica mais colorida e feliz.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Helena

    Essa dica de unir as sobras de mantas acrílicas é como se diz aqui "é o pulo do gato!"
    Adorei!!

    Lindos trabalhos de suas alunas. Todas estão de parabéns e você também.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Helena,

    A toalha que sua aluna fez, ficou linda. Amei a estampa.
    Essa dica da manta é simplesmente maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com