Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

1 de março de 2015

Algumas fotos das alegrias da semana



Fico imensamente feliz em ler os comentários e e-mails das pessoas queridas que vêm aqui. Eu leio todos, me emociono, releio alguns. Por e-mail fica mais fácil responder. Pelos comentários no blog, nem sempre consigo retribuir com palavras escritas porque isso demanda tempo - tempo que é curto porque revezo o cuidado com a minha casa, família e trabalho. Eu mesma cuido da comida, da arrumação, da roupa e casa porque estou sem faxineira por falta de tempo (e saco) para procurar uma. Ficar muito tempo na internet vai complicar a minha vida e relação afetiva com meu marido e filhas, entendem? Vocês me perdoem por essa causa nobre? Mentalizo alegrias para vocês, desejo paz, luz e amor!

Preciso urgente de uma faxineira! Aliás, quem estiver aí do outro lado lendo esse relato, que trabalha como faxineira e precisa MUITO aprender a costurar e não pode pagar pelas aulas, quer trocar serviços? você vem aqui, me faz uma faxina e eu te dou aulas de costura em troca (aula com todo o material incluído). O valor da hora da aula naturalmente é maior do que a hora faxina, mas não tem problema, a gente troca - eu ganho e você também! Eu acho um ótimo negócio. Não acho que devemos ter as coisas de graça, temos que contribuir de uma forma. Acho justo.

Como nem sempre dá para fotografar os tantos trabalhos lindos que alunas, prendadas e comprometidas com a costura, realizam aqui em sala de aula durante a semana, consegui fotografar alguns trabalhos da semana, vejam:
1.A bolsa que a Amanda - aluna das 8 da manhã da segunda-feira - trouxe, empolgada porque quis fazer seguindo aquele passo a passo (meio meia-boca) que fiz AQUI
2.Os trabalhos que a Marisa - já falei dela AQUI - fez em casa, sozinha. Ela se ausenta do trabalho todas as tardes das quartas-feiras para vir fazer o curso aqui das 13:30 às 15:30, mora longe, toma dois ônibus e ainda não faltou nenhum dia. Sabe como consegue essa licença para costurar? Pediu ao patrão para descontar de suas férias! Achei o máximo. Eu adoro, amo gente assim, veja:


3.Fizemos meio a toque de caixa uma capa para a filha da Cláudia - aluna da quinta às 16 horas. Resolveu de repente que ia fazer um piquenique no Parque Mangabeiras para comemorar o aniversário da filha caçula. Escolheu o tema Chapeuzinho Vermelho. Ligou aflita pedindo se poderíamos usar o horário da aula para fazer essa capa, se daria, se era possível e blá blá... Não é o perfil do curso, pois só ensino o que sei fazer, o que está no programa -  não o que a aula quer que eu faça. Mentalizei usar o molde do capuz da blusa de moletom que fazia para as minhas filhas quando pequenas, mentalizei uma saia rodada - cortaria uma meia-lua no tecido dobrado, partiria ao meio, juntava com o capuz e... bem, disse a ela para medir a criança. Ela foi lá com o telefone no ouvido, pegou uma fita métrica, mediu a filha (dormindo), partindo da nuca até onde queria a altura. Rabisquei um esboço
Pedi que comprasse um metro de cetim vermelho e + outro metro de tricoline vermelha (ou preta), pois a capa fica bonita com forro. As duas partes são montadas separadamente, depois una-se pelo avesso, deixando uma pequena abertura na nuca para desvirar. Fecha-se com ponto invisíveis e pode ser usado dos dois lados. Em breve farei um passo a passo aqui bem explicado.

No dia seguinte, depois de duas horas: Um lado em cetim
 Tricoline do outro:
Incluímos duas fitinhas de cetim para fechar  no pescoço. Já comprei meus tecidos e estou à espera de tempo, pois eu quero fazer uma outra para presentear. As crianças adoram brincar de contos de fada, usar fantasias. Eu sempre fiz várias para as filhas, mesmo quando não sabia costurar direito, comprava tule colorido, amarrava uns nos outros para formar uma saia, um véu, uma cabana. Eu gosto do lúdico, do cenário, do encanto. E você, brinca com seus filhos? Não perca essa oportunidade enquanto eles estão juntos, pois a infância passa num piscar de olhos. 
Ganhei um convite e não pude ir. Mas o presente está à espera para ser entregue na próxima quinta-feira: uma mochila para os próximo piqueniques, com zíper no bolso e com forro.
E assim foi-se a semana. Uma outra alegria: ver a minha filha praticando o ato de cuidar e amar:
Até eu - que era tão avessa à ideia de ter cachorro - já começo a me apaixonar por esse bichinho tão meigo, embora, algumas vezes, me tira do serio com suas bagunças. 

10 comentários:

  1. Helena os teus dias são bem corridos. Eu não passaria sem empregada de modo algum. A casa dá um trabalhão horrível e eu pago de boa vontade para ter ajuda.
    Tenho imensa vontade de voltar ao Brasil, mas infelizmente não tem sido possível.
    Boa semana, querida.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena! Vc acertou, gostaria mesmo de fazer uma capa do chapeuzinho
    SE voce morasse mais perto, SE a idade deixasse com certeza eu trocaria uma faxina por uma aula de costura.

    ResponderExcluir
  3. Helena querida!
    Ultimamente eu ando no "leio ou comento"... Não consigo fazer as duas coisas. Estou colocando a vida familiar em dia. Dando atenção as filhotas e marido, depois de deixa-los por tanto tempo um pouco de lado para cuidar de meu pai. Foi por uma boa causa e sei que ele mesmo tendo ido estar com Deus, tem centeza do meu amor incondicional de filha.
    Coloquei em dia a leitura de seu blog que amo, embora não tenha comentado nas postagens. Continuo babando com seu trabalho e curtindo muito poder estar aqui.
    Aos poucos vou voltando a blogar, mas não troco também o tempo que posso estar com minha trupe pela telinha aqui. Sei que vc também entende bem o que é isso, né?
    Saudades de trocar figurinhas com a senhora, viu?
    Bjks no coração

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Helena! Fique tranquila... sei que seu tempo é corrido e por isso não ligo pelas poucas palavras que deixa no meu blog. Você é muito especial e isso dá pra perceber nas suas postagens, é também muito atenciosa com todos. Suas alunas estão de parabéns e você também. Sua capa ficou perfeita e o presente também. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Uma troca incrivelmente linda!!Pena que eu moro longe,otimo incio de semana amiga vc e as alunas estao de parabèns.

    ResponderExcluir
  6. Helena, além de boa professora de corte/costura você é uma poetisa!!!
    Adoro teu blog, me faz um bem enorme lê-lo todos os dias, felicidades!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Adorei todas as peças, especialmente a capinha que saiu das tuas inspiradas mentalizações. é assim mesmo que as grandes mentes trabalham: uma coisa puxa a outra.

    Espero que você consiga logo arrumar uma faxineira, trabalhando tanto você realmente precisa. Beijos e tenha um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Helena,

    Não se preocupe em retribuir aos meus comentários. Eu entendo perfeitamente, que seu tempo é precioso. Fazer posts e mostrar esses lindos trabalhos, já é o bastante.
    Se eu morasse perto de você, faria a sua faxina com todo o prazer. Achei o máximo você oferecer as aulas em troca do aprendizado.
    Sua casa ficaria brilhando, e eu, muito feliz em aprender a costurar. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Venho aqui e quero fazer tudo! A capinha uma amor mas o que me apaixona são as toalhas e jogos americano.O nosso cachorro Flay está sentindo a falta do companheiro Bruce.Os dois nasceram na chácara ( 8 anos) e agora mudamos, ele ficou comigo o outro com minha filha. Ele é bonzinho foi adestrado, mas ainda não acostumou com o barulho das crianças na rua, o vendedor de gás, o lixeiro,late para todos e a falta de espaço para correr. Carinho e muita paciência, nós temos. beijos

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com