Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

31 de julho de 2015

Como fazer uma cacharrel

Em tempos de crise, vamos costurar nossas próprias roupas? Eu te ensino!

Para um manequim entre 40 aos 46, vai precisar apenas de 1.30 de tecido em malha. Use uma blusa antiga como molde. Copie no papel kraft para usar o mesmo molde inúmeras vezes.
 Aqui estão os moldes passados para o papel: Observem que fiz o molde das mangas aberto. Também poderá fazer o molde do corpo em aberto. 
Agora vamos cortar a malha seguindo o molde.

Dobre a malha, pelo avesso, alinhando bem o tecido, observando o sentido das ourelas que devem ficar na direção da lateral da blusa e coloque o molde por cima da malha, assim:
Depois que riscou com giz no tecido toda a volta do molde, retire o molde e corte em cima da risca. Costumo deixar a margem para a costura já no molde. Dessa forma não precisa dar espaços na hora de cortar. 
Faça o mesmo com a parte das costas. Tanto as costas quanto a frente são iguais. Não consegui ver diferença na blusa da qual copiei. Estude bem o tecido, economizando na hora de dobrar,
Coloque o molde das mangas aberto no tecido dobrado e corte também, lembrando que as mangas devem seguir a mesma direção, ou seja, o sentido das ourelas devem ficar nas laterais das mangas.

As peças cortadas devem ficar asim:
Agora vamos à montagem. Prenda com alfinetes as duas laterais da gola. Sempre pelo avesso.
Como eu não tenho galoneira que faça as barras, dobrei as pontas da gola para dentro, assim:
Agora vamos lá para a máquina de costura. Não precisa ter uma overlock - a máquina de costura simples, básica dá conta do recado. Porém, é necessário costurar malha no ponto zig-zag. Usei um ponto pequeno, para que a costura não ficasse aberta. Sempre costurei minhas malhas dessa forma usando máquina de costura simples, embora tenha duas overlocks, prefiro usar a simples, que trabalha apenas com a linha de cima e de baixo. A overlock precisa de 3 a 4 fios. 
Costurada a gola fica assim pelo avesso. Se não quiser dar o acabamento com ponto zig-zag não precisa, pois a malha não desfia.
 Quando vestir a blusa, a barra da gola vai virar para dentro automaticamente, dispensando bainha.
Costurar malhas no ponto zig-zag quebra um galhão para quem não tem overlock. Olha como fica bonitinho por fora:
 Agora vamos colocar as mangas. Vamos unir direito contra direito, centralizando o meio da manga à costura do ombro, prendendo com alfinetes. Costure todo o ombro, iniciando pelo "sovaco" até o outro lado, assim:
Agora é só unir as laterais. Se cortou o tecido bem certinho, não vai sobrar e nem faltar tecido - as pontas vão se coincidir. Inicie na parte de baixo e vai costurando, passando pelo "sovaco" até chegar na barra da manga (punho). Quando chegar nesse ponto, dobre a barra como fizemos na gola. 
 Faça o mesmo do outro lado. A blusa já está pronta. Só falta a barra.
Como não tenho galoneira, que é uma máquina própria para fazer barras em malha, fiz uma barra dupla, que fica assim depois de pronta:
Para isso vou cortar a malha dobrada no sentido da altura, que tenha a mesma largura da blusa já pronta. A altura você decide - geralmente faço uma barra de uns 10 cm de altura (dobrada)
 Passe uma costura nas duas laterais:
 Vire para o direito:
 E agora é só unir a barra à blusa. Do avesso fica assim:
E pronto assim: 
Outra

Outra
Muitas
Dá para usar o mesmo molde, fazendo variações no decote da gola. Dá para fazer manga curta... 
Fiz casaco, jumper, bolsa, muitas echarpes...
 E foi assim que passei as férias, usando roupa feita em casa!

E daí?

8 comentários:

  1. Magnifico!!Aqui na italia està un calorzao daqueles mas vou treinar a fazer ainda nao encontrei a malha na feira de quinta vou na de segunda,sim Helena aqui na feira tambem vendem tecidos ,bjus e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Helena, ficaram lindas as cacharréu, também uma maneira de fazer barras na malha sem galoneira e usar agulha dupla. Fiz pijamas para meus netos, na janome e usei agulha dupla para as bainhas. Para mim achei resultado muito bom. Um abraço obrigada Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, obrigada pela dica. Já fiz barra assim na Janome, usando aquela agulha dupla, mas quando o tecido estiva bastante, como é o caso dessa malha, eu não gostei do resultado, achei que ficou de babadinho, mas quando fiz calças justas, tipo leg, sem muito elastano usei as agulhas e gostei bastante.
      Beijos

      Excluir
  3. Obrigada pelo tutorial! <3




    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita Crafts

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderExcluir
  4. Como usei cacharrel, achava lindas e deixavam as pessoas com o rosto suave, assim penso eu, Hoje com tanto calor nesse Brasil nosso, missão quase impossível usar uma.

    ResponderExcluir
  5. QUAL COMPRIMENTO DESSA PARTE DA GOLA PARA CIMA?

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com