Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

2 de julho de 2015

Echarpes - vamos fazer?

Todas as cores;  os vários tons de cinza, de azul, de lilás, de rosa, de verde...

Pesquisando cores da estação encontrei sites classificando essas cores como marsala, sangria, aurora red, radiant orchia, mauve mist, sea fog, cypress, bright cobalt, royal blue, aluminum, cognac, misted yellow... Escolhi as cores que mais me agradou, indiferente à moda. Escolhi o que eu gosto.

Comprei musseline toque de seda - o ideal seria seda pura, mas longe de mim comprar tantos metros de seda pura. A musseline toque de seda é macia, suave não faz feio não. Com um metro apenas (em torno de uns R$ 12,00 cada metro), você faz duas echarpes - dá uma para a amiga e fica com a outra ou vende uma e fica com a outra. Em menos de meia hora você faz, sem precisar saber quase nada de costura, apenas costurar 1,30 de costura reta. Vejam como ficaram lindas, alegres



 





Então eu fiz assim:
Comprei um metro de cada cor. Cada metro fiz duas echarpes. Dividi ao meio cada metro. Cada echarpe teve 50 cm. Cortei rasgando e deu super certo. Ficou certinho, assim:
Depois peguei uma das partes - a outra eu guardei para uma futura emergência. Retirei as ourelas das duas extremidades de cada parte, assim:
Juntei as duas laterais e passei uma costura reta, retrocedendo no início e fim, formando um canudo, com as duas extremidades abertas,  assim:
Depois disso virei para o direito, dei umas viradas para que ficasse meio torcido (não muito), juntei as duas extremidades abertas, unindo costura com costura, direito contra direito
E fui costurando, deixando uma pequena abertura para desvirar. Fechei a abertura na máquina mesmo e ficou assim:
Não se preocupe se a costura não ficou lá essas coisas. Não fica na musseline que é muito fina. No pescoço não aparece, você dá uma torcida, coloca a costura para trás e ficou assim cada echarpe:
Como fiz muitas, abusei na mistura das cores, juntando duas, três ou mais.

 Passei a última semana de aula "vestida" nas echarpes. Quando sobrava um tempinho na aula, costurava junto com as alunas.
 Ganhou adeptas
 Para as mais comportadas
Agora já estou em férias, mas ainda em casa cuidando das filhas, dos compromissos domésticos. Continuo confeccionando meu enxoval de férias. Vou amontoando tudo em cima da boneca:
Volto outra hora com mais novidades


7 comentários:

  1. Oi Helena!

    Lindas! Amei as cores. Vou ver se me inspiro e faço ao menos uma para mim.

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  2. Que lindas, Helena! E a conjugação das cores é perfeita.

    Respondendo à sua pergunta, jantámos cedinho, pelas 19H30m. Terminámos antes das 21:00, ainda dia, Antes das 21H30m está dia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Helena achei chic !
    Sabe quando a gente coloca aquela blusa ou mesmo vestido e acha que está um pouco decotado demais ? Então achei esta peça perfeita para disfarçar este probleminha. Sem falar que ainda protege o pescoço do vento e garante um visual super elegante. E você como sempre arrasando bjs.

    ResponderExcluir
  4. Amei o passo-a-passo, amei aprender e ainda fazer uma ponta como figurante aqui no post. Já estou com saudades! <3

    ResponderExcluir
  5. Oi, Helena, tudo bem?
    Comprei um tecido que tem 3 cores em degradê, meio furta cor, lindo, exatamente pra fazer echarpes, pra mim e pra dar de presente.
    São todas lindas. As echarpes, você e sua aluna. Parabéns!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena, eu adoro usar echarpes! E você, como sempre, arrasando e nos ensinando a se virar!!!! Elas custam caro e juro, nunca tinha pensado em costurar echarpes pra mim... Depois deste post, o que você acha que vai acontecer?
    Obrigada, você é um anjo!
    Beijos, lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Muito lindas, realmente um achado na hora de andar chique e agasalhada na medida certa. Estou com um monte de cortes de musseline guardadas, a maioria com estampas delicadas de poás compradas bem baratinho no Varejão, ainda não me inspirei a mexer nelas, quem sabe agora com essas tuas dicas...

    Beijos, Helena querida. Aproveita bem a companhia das tuas princesas.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com