Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

17 de abril de 2016

Café Elegante Sempre

Sempre reúno amigas, alunas e ex-alunas que se tornaram amigas para um café aqui em casa. Adoro esses encontros. Só fico meio desconfortável por não poder convidar todas que eu gostaria em um só encontro. Gosto de acomodá-las na mesa, com conforto. Em breve, muito em breve teremos outros e vou convidar aquelas que ficaram de fora desse último. Arrumei as mesas com antecedência, quando ainda havia sol. 
 Gosto que venham à minha casa - nada contra quem convida para um café na rua, de vez em quando é gostoso, chegar no restaurante e encontrar tudo prontinho. 

Gosto dos preparativos. "Se vem, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz" (Exupéry). Não, eu começo a ser feliz logo que o dia amanhece...

Saio para comprar flores....
A minha alegria começa quando vou arrumando os cantinhos, pensando em cada detalhe...
Ervas e frutas frescas para perfumar o ambiente...
Sexta-feira o nosso café foi  um pouco diferente dos demais. Teve um tema. Teve uma palestra com Janaína Depiné, do Elegante Sempre. Ela também fez o curso de costuras aqui e hoje se tornou uma amiga. Além das dicas de etiqueta à mesa - assuntos que domina com excelência -  discursou sobre um dos momentos mais importantes que podemos ter em família: a hora das refeições. E ter uma mesa arrumada, com os lugares dispostos para cada membro, impede que façam as refeições uns separados dos outros. A mesa uni a família.  É na mesa que conversamos sobre o dia de cada um, percebemos se o filho comeu pouco, se está triste, se está mais calado... A mesa tem um papel fundamental nas relações, tanto em família, quanto entre amigos e pessoas queridas. A mesa agrega, acolhe.  A mesa é o centro da família. 

Foi maravilhoso estar com todas essas mulheres. Convidei também a Thalita do Bem Servir - amiga da Janaína, jornalista, palestrante. Duas pessoas que encantam, que deixam marcas positivas por onde passam. E eu adoro estar com gente do bem, que me ensina a ser melhor. Siga pessoas do bem. Esteja com pessoas do bem. Convide pessoas do bem para entrarem em sua casa, em sua vida. 
A minha filha caçula - que agora também dá aulas (roupas para vestir pessoas) - quase sempre avessa a esses encontros, participou o tempo todo. Olha ela lá, recepcionando as primeiras que chegaram.


E apenas um registro com a minha pessoa, "vestida de guardanapo"! A bancada da mesa de costuras fora transformada em mesa.  As cadeiras de plásticos que ficam guardadas no quartinho de despejo foram "embrulhadas" com tecido azul para compor o ambiente. Não gosto de nada aparente. Tecido é o meu curinga! Os tecidos servem para cobrir as cadeiras, mas às vezes uso como toalhas. Tem a metragem 1.50x1.50. Pode ser malha ou oxford. Aqui usei oxford. A malha é mais versátil, dá para passar as bainhas no overlock  ou deixar sem, pois a malha não desfia - não solta fios!
Virtuosas são essas mulheres - cada uma de uma religião diferente -, mas todas congregam dos mesmos valores!
Dica: Arrume tudo com  antecedência para que não falte nada. E dessa vez, oh! esqueci a chaleira com a água do chá! Só percebi isso quando fui retirar a mesa e vi que teve gente (?) que não tomou café, nem leite, nem suco e nem água. Ou a boca ficou tão ocupada com conversas que esqueceu de beber algo! 
   

 E nessas horas não pode ter preguiça de remover tapetes, sofás... Retirei a mesa da cozinha da churrasqueira e transformei numa sala de estar. Gostei da transformação e vai permanecer assim por muito tempo. Um lugar para relaxar e me refugiar quando quero paz
Teve gente que nem quis desmanchar o guardanapo. Usou de papel. Guardanapo é para ser usado. Sujou, lavou!
O tema veio a calhar, pois semana passada ganhei um presente lindo de uma amiga virtual - uma pessoa que nunca vi, mas que mantemos contato por e-mail através do blog. Foi da Lúcia que ganhei um livro muito precioso, que tenho lido todos os dias antes de dormir: A experiência da MESA - o segredo para criar relacionamentos profundos" (Devi Titus). 
E veio com uma dedicatória tão sincera. Vou guardar para toda a vida. Vou guardar a Lúcia em meu coração. Hoje ela já faz parte da minha vida. 
Um dia quero também escrever um livro: "A experiência da COSTURA - O segredo para criar relacionamentos profundos.

Obrigada a todas que me ajudam, a cada dia, a ser uma pessoa melhor! Obrigada Janaína. Obrigada Thalita que vieram aqui doarem o que vocês têm de melhor!





6 comentários:

  1. Que bela anfitriã, também quero ir, bjs Helena

    ResponderExcluir
  2. Querida Helena, muito mais do que ensinar a costurar tu ensinas a bem viver.
    Claro que um dia escreverás um livro, um livro muito mais amplo do que o mundo da costura. É que não basta costurar para criar um espaço único - é imprescindível saber receber, organizar e criar um mundo de afetos!
    Tão lindo!
    1000 beijos da Nina

    ResponderExcluir
  3. Eu amei estar com todas vocês. tudo perfeito. até eu kkkkkk
    Mais uma vez obrigada pela oportunidade.
    O único problema é que até hoje a maquiagem de um olho (sombra bem roxa), não saiu kkkkkkkkkkkk
    Cheguei em casa e fiquei um tempão tentando tirar a sombra qdo atentei que o olho estava totalmente roxo kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, você é uma querida e sempre estará em meu coração. É uma boa amiga, me procura quando sente saudade, quando quer contar algo, quando quer partilhar e quando precisa de alguma dica. Amiga é assim, gosta da gente porque gosta, porque sim.

      Excluir
  4. Helena você e uma mulher abençoadíssima!
    É tão difícil nos dias de hoje achar mulher como você, que guarda os valores e com caráter da mulher virtuosa de provérbios 31.10-31.Sei que ainda existe mulheres assim, você é uma inspiração!! Deus a abençoe cada vez mais. Espero um dia te conhecer pessoalmente. bjinhoss

    ResponderExcluir
  5. Helena você e uma mulher abençoadíssima!
    É tão difícil nos dias de hoje achar mulher como você, que guarda os valores e com caráter da mulher virtuosa de provérbios 31.10-31.Sei que ainda existe mulheres assim, você é uma inspiração!! Deus a abençoe cada vez mais. Espero um dia te conhecer pessoalmente. bjinhoss
    Coisinhas e Festinhas da Lidi

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com