Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

19 de abril de 2016

Criando afetos

Cheiro de pão feito em casa, café coado na hora, barulho de máquina de costura...

Estou com a Flávia - aluna das 13:30 - costurando um descanso para panela (chaleira, pegador de panela) e o que mais a imaginação permitir.  Estamos usando duas mantas, uma para cada tecido, quiltadas. Na borda colocamos viés. Ele deve ficar assim, como esse que fiz ontem:
Pergunto se sabe fazer pão. Ela diz não. Mostro o sachê de fermento biológio Fleischmann que acabo de colocar na bacia junto com uma pitada de açúcar e outra de sal. Acrescento uma xícara de chá de leite morno. Misturo e ela presta a maior atenção. Acrescento um ovo, misturo e adiciono 4 colheres (sopa) de óleo. Digo a ela  que não gosto de óleo de soja porque deixa cheiro ruim. Ela arregala os olhos! Coloco uma xícara (chá) de farinha de trigo, mexo para formar um mingau. 

Ela volta para as costuras e eu continuo com o pão, acrescentando o restante da farinha de trigo que, no total serão de 3 a 4 xícaras de farinha, contando com a primeira xícara do "mingau". Tem que ser aos poucos, solvando e acrescentando farinha. A massa não pode ficar molenga, grudando nas mãos, mas também não pode ficar dura, pesada. 

Ela vem olhar como a massa ficou. Faço 8 bolinhas que, depois de assadas serão 8 pãozinhos, fofinhos, redondinhos, quentinhos. Coloco na forma untada com farinha. Agora é esperar para crescer.

E como sei se já está no ponto de ir ao forno? - pergunta ela. Eu faço uma pequena bolinha com a massa, coloco num copo com água.
 Ela ri e diz que a avó fazia o mesmo. Eu passei a minha infância vendo minha mãe fazer isso. Minha sogra também fazia. Acho que é coisa de vó. Tô ficando meio vó? Talvez. 


Em pouco minutos sobe a bolinha! Ela ri com um sorriso infantil, feliz! Estou levando a Flávia para a casa da vó. 
Aqueço o forno a 180 graus. Está calor. Já estamos no outono. Sinto falta das manhãs frias de abril. Sinto falta do frio... 

O cheiro de pão e café feitos na hora toma conta do espaço. Arrumo a mesa e anuncio que vai ter pão, café, manteiga e requeijão! Ela abre um sorrisão!!
E tomamos café e rimos e contamos causos. E um tanto de confetes para a minha pessoa.

Termina a aula, a peça pronta. Não tirei foto, não fiz close. Está na mesa. A foto ficou embaçada, mas tá lá, do lado esquerdo dela. 
E na saída embalo 4 pãezinhos para que leve como presentes da "Minha Casa". 

E assim termina a aula...

Criando afetos...



7 comentários:

  1. Oi, Helena! Saudades de você! Como admiro sue jeito de ser. Eu também procuro sempre criar afetos nas aulas de costura. Sinto que por algum motivo aquela pessoa te escolheu para aprender a costurar, mas não é só isso, acho que é questão de afinidade mesmo. Dou aulas e faço aulas, nas duas situações me divirto muitooo. Um forte abraço e obrigada pela receita do pão. Clau.

    ResponderExcluir
  2. Nossa ficou tão lindo o post !!! Adorei !!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei ver o bule em destaque. Você faz isso com maestria mesmo, Helena! Cria afetos. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns...charme e elegância em tudo que faz.E esses pãozinhos? além de lindos,devem estar uma delicia,carinho é tudo de bom,bjs!

    ResponderExcluir
  5. Que descrição deliciosa! Até me deu fome!

    ResponderExcluir
  6. Que descrição deliciosa! Até me deu fome!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com