Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

15 de fevereiro de 2017

Aulas intensivas e uma receita de bolo

Sábado veio a Sandra fazer um intensivo de costuras aqui no ateliê. Conteúdo de um mês de aula em um único dia. Saiu lá de Itabira - cidade natal de Carlos Drummond de Andrade. A manhã estava fria e, provavelmente ainda havia estrelas no céu quando saiu de casa.

Levantei um pouco mais cedo. Fui lá na cozinha preparar um bolo para a hora do café.  A receita está no final do post. Preocupo-me com quem vem de longe, com quem faz aulas dobradas. Sempre ofereço um café, um bolo, um pão. Não custa nada um carinho. 

Ela é uma pessoa super esforçada e já esteve aqui outras vezes, pois diz que vale o sacrifício viajar para fazer aulas comigo. Tudo o que aprendeu aqui fez com excelência e já tem sua clientela, que cresce a cada dia, a cada esforço dela - somente dela!
Caprichosa, detalhista. Fotografa as peças que costurou. Fica encantada com as cores, com as flores...
Monto a mesa com flores para inspira-la a fazer o mesmo para suas clientes, para sua família...
Conforme ela ia costurando ia arrumando as peças. Ela para de costurar, fotografa, faz um comentário, diz que a renda era para um vestido. Resolveu fazer capas de sousplast. Ficou bonito!
Passamos o dia costurando. Só paramos para o café da manhã e para o almoço. À tarde ela não quis bolo, nem café... Queria costurar. A Sandra adora costurar. Foi embora cansada, mas feliz.

Fui para o banho cantarolando tra-la-la naquele sábado que o sol não quis aparecer.

Aqui deixo a receita do bolo para não esquecer:
A receita original pede-se uma laranja com a casca, mas eu prefiro descascar - fica mais suave. A casca tende a deixar um gosto meio amargo. Ah, de amarga basta a vida. A minha não, graças a Deus, pois procuro tornar a minha vida doce e fofa, como esse bolo!

Ingredientes -  Uso como medida um copo americano (até a marca da borda) ou uma xícara de chá.
3 ovos
Uma medida de óleo
Duas medidas de açúcar
1 laranja descascada e sem caroço em pedaços
2 medidas de farinha de trigo peneiradas
1 colher (sopa) de pó royal

Aqueça o forno médio. Separe a farinha de trigo peneirada junto com o pó royal numa vasilha. À parte bata os outros ingredientes no liquidificador e despeje na farinha, misture tudo muito bem (não precisa usar batedeira).  Cloque na forma e leve ao forno (uns 25 minutos - depende do forno).



10 comentários:

  1. ola vou fazer sua receita depois vou postar, parabens a sua aluna esforçada abraços

    ResponderExcluir
  2. Helena assim é muito gratificante! Você dá suas aulas e as alunas nem querem parar para o lanche! Vê? A enorme importância que tem na vida de tanta mulher!!!
    Os outros comentários (aqueles pequeninos e rasteiros) são mero sintoma de profunda inveja.

    Acabei de receber um, o primeiro nestes 6 anos! Fiquei surpresa e incrédula! Que cabeça torta têm algumas pessoas. Não devemos valorizar. Valorizemos apenas o que é bom, genuíno e saudável.

    Beijinhos, querida . Desculpa o desabafo.

    ResponderExcluir
  3. Helena boa noite que legal estas suas alunas suas aulas quem me dera poder aprender como ela viajaria também mas moro muito longe, mas como te falo estou sempre aqui aprendendo te escutando ensinar como receber bem , é por estas e outras que vc deve deixar para lá quando sente alguma coisa chata no ar , voce é uma artista na costura é dom recebido por Deus, forte abraço elisa vale do paraíba - taubate .sp

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena, já te disse que sonho em fazer uma aula com você, não disse?
    Postagem de afeto e inspiração para todas nós, você é um exemplo pra mim!
    Beijos, lindo fim de semana que se aproxima.

    ResponderExcluir
  5. Costura, esforço e empenho, carinho, tudo junto e misturado. Uma fatia de bolo caseiro é sem dúvida um afago, faz muito bem à alma. A mesa está linda e só pode inspirar.
    Sobre sua pergunta no Blog: Thomas é o primogénito de uma amiga que mora na Alemanha, conheci através dos nossos blogs e desvirtualizámos a amizade quando ela veio a Lisboa! Beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena bom dia, dê-me informações como funciona seu intensivo, horário, preço, o que dá para aprender, moro na região do vale do aço e amo costurar, mas preciso de aperfeiçoamento. Bjs Obg

    ResponderExcluir
  7. Rose, pode entrar em contato comigo pelo e-mail? helenacompagno@hotmail.com
    Verifique se digitou certo o endereço, ok?
    No aguardo.

    ResponderExcluir
  8. Helena. So hoje vi seus comentários.
    Fiquei muito lisonjeada ainda mais vindo de você que é minha inspiração e era meu sonho de consumo te conhecer pessoalmente.Te agradeço pelo seu ensinar,pelos conselhos,por abrir a porta de sua casa.Como te disse o quanto você mudou minha vida e através de você quantas famílias estão sendo mudadas.Você é um agente de transformação. Me faz sonhar,correr atras do mu objetivo,me faz acreditar em mim,me ensinou a descobrir a borboleta que estava adormecida em mim.Como sou grata a você,serei sempre sua aluna.Se aprendi a fazer com excelência é porque tenho uma excelente professora. Bjo com sabor de GRATIDÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra. Torço pelo seu sucesso. Admiro muito seu esforço, pois não ficou em casa esperando as coisas caírem do céu. Abençoados são os maridos que têm uma esposa assim virtuosa! Parabéns.

      Excluir
    2. Obrigada, Sandra. Torço pelo seu sucesso. Admiro muito seu esforço, pois não ficou em casa esperando as coisas caírem do céu. Abençoados são os maridos que têm uma esposa assim virtuosa! Parabéns.

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com