Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

15 de outubro de 2017

Bolo de limão siciliano

Ganhei limões sicilianos orgânicos, direto do produtor!
Com eles fiz muitas receitas, além de sucos e temperos para as saladas do dia a dia.

Ontem fiz uma receita de (*) bolo de limão (receita no final do post). Resolvi distribuir a massa em 4 pequenas formas. Comemos uma e congelei as demais. Será que vai dar certo? Veremos.
Seu cheiro é maravilhoso, casca mais grossa e sabor mais ácido do que o limão comum. Infelizmente não são encontrados com tanta facilidade quanto o limão comum. Mas aqui está a indicação de onde poderão encontrar e encomendar. 
Por ser mais ácido, rende mais. Fiz uma jarra de suco com apenas um limão. 
Para esses dias de calor intenso, nada como um suco geladinho. Obrigada, Cristianne, pelo carinho em nosso primeiro dia de aula.

(*)Bolo de limão:
Tenho várias receitas desse bolo, mas resolvi testar uma que vi nesse site aqui. Para tanto, é necessário fazer uma mistura "buttermilk", que é na verdade uma mistura de leite e limão.

Para o buttermilk:
Misturar 1/2 xícara (chá) de suco de limão siciliano com 1/2 xícara (chá) açúcar. Levar o fogo baixo até formar uma calda lisa e meio ralinha. Essa mistura será adicionada aos demais ingredientes:

Na batedeira: 200 gramas de manteiga com 2 xícaras (chá) de açúcar. Adicione 4 ovos inteiros e continue batendo. Quando o creme estiver bem claro, adicione a mistura (buttermilk). Adicione mais 1/2  xícara de suco de limão siciliano, 3 colheres (sopa) de raspas de limão e 2 1/2 meia de farinha de trigo. Por último o fermento.

Levar ao forno médio até ficar pronto. No meu forno leva uns 40 minutos. Não fiz calda, mas se preferir, depois de pronto, adicionar a calda por cima, assim:

Enquanto esfria, fazer a calda com 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1/2 de suco de limão. Levar ao fogo baixo até formar um líquido uniforme. Regar o bolo com a calda ainda quente.

A receita eu peguei desse site aqui:Aqui
e a foto do bolo do site foi essa aqui:


3 comentários:

  1. Helena querida fiquei com imensa vontade de experimentar, mas não posso, porque o bolo de amêndoa está longe de estar comido- já disse que apenas como uma fatia?
    Tenha um bom domingo - por aqui, pleno Outono, morremos de calor! Que estranho! O clima está mesmo alterado. Parece que amanhã chove. Oxalá!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Helena, tenho muita reserva em relação às receitas na net, salvo as devidas excepções de pessoas cuja honestidade atesto.
    O meu Pantagruel é muito antigo e é excelente. Nele aprendi tufo o que sei e se quiser testar algo novo, faço -o sem medo, porque nunca falhou. Foi escrito por uma senhora da alta sociedade que testou todas as receitas.
    Já faleceu. Chamava-se BERTHA ROSA-LIMPO e foi uma mulher extraordinária que verdadeiramente venero.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a tarde de aprendizado! E é muito bom ver o fruto do nosso trabalho render em mãos com tanto capricho!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com