Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

15 de junho de 2018

A manhã com mulheres artesãs

Habita em mim a alma de um carpinteiro! Vivo inventando coisas com madeira para enfeitar a casinha, para facilitar a minha vida, para tornar tudo mais artesanal. Vivo cercada de mulheres artesãs. Aprendo com elas; elas comigo. Sempre tenho um olhar artesanal para aquilo que vejo, seja na loja de materiais de construção, no supermercado, no meio da estrada por onde andamos. Sempre imagino que aquilo pode ser transformado naquilo. 
Alunas que vêm em casa e veem minhas artes, logo perguntam se não ensino. Sim, ensino. 

Hoje dei uma oficina para duas ex-alunas - duas muito queridas que tenho muita estima e orgulho porque como eu, são mulheres artesãs. Uma é a Ju, que já falei dela inúmeras vezes e a outra é a Patrícia, super habilidosa, que também já falei dela - uma mulher artesanal. Fizemos suporte para panelas, com suas inúmeras utilidades. A técnica consiste em colar azulejos na madeira; colar madeira com madeira e pintar tudo. Se for usar como quadros, pendura-se ganchinhos. 
Enquanto iam trabalhando, iam conversando, falando das costuras que aprenderam aqui comigo, das criações que vieram depois. Davam ideias, eu dava outras ideias. "Ah, Helena, essas aulas são mais do que aulas, é uma terapia!" E é tão delicioso estar nesse ambiente, fazer parte dessas historias...
Devido às obras ainda na parte de baixo do apartamento, não pude arrumar a mesa como gostaria, pois nada está no lugar de costume. Mas não faltou um bom café, leite, mate, bolo de limão, pudim de pão com calda de laranja e, acreditem, pizza!!!! Sim, pizza no café da manhã! Não se come frios e pães pela manhã? Fiz a massa e molho na véspera; deixei tudo cortado e separado na geladeira. Na hora de servir, foi só montar e levar ao forno. Massa e molho feitos em casa artesanalmente. A receita está nos livros da Rita Lobo, mas faço umas adaptações para caber no meu bolso e no meu gosto.
Não gosto de servir a pizza na própria forma de alumínio. Aliás, não sirvo nada na forma. Aquelas formas em alumínio amassadas, então, um horror. Acho o máximo do desleixo. Afinal, uma louça arrumadinha não custa o olho da cara. Ai, gente, não deixa de me convidar por isso não, poxa! eu falo isso porque é verdade, a anfitriã toda montada no cabelo escovado, com salto, unhas esmaltadas e as panelas na mesa, amassadas? Beleza também vai à mesa, comadre!  Mas como eu disse, hoje estamos em obras, com tudo fora do lugar. Ideal assar na forma de pedra. Além de bonita, ela mantém o calor.
É terapêutico fazer pizza. É econômico! A receita que vou passar dá duas pizzas grandes (8 pedaços cada pizza). Se quiser uma pizza com a massa mais grossa, faça uma apenas ao invés de dividir em duas.

Ingredientes para a massa de duas pizzas grandes (8 pedaços cada pizza)

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (niveladas)
  • 1 xícara (chá) água temperatura ambiente 
  • 1 colher (sopa) fermento biológico seco - uso metade do sachê do fermento. Guarde na geladeira o que sobrou para outra vez que for fazer mais pizza
  • 1 colher (chá) açúcar (nivelada)
  • 1 colher (chá) sal (nivelada)
  • 2 colheres (sopa) de azeite (ou óleo)
  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • Fubá para polvilhar a assadeira

Modo de fazer a massa.
  • Diferente do que ensina no livro, gosto de pré-assar a massa e guardar na bancada se for usar mais tarde; na geladeira se for usar uns dias e no freezer se for usar até 3 meses. 

Coloque numa tigela a água, o fermento e o açúcar. Misture bem e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Acrescente o azeite (ou óleo), o sal e vai adicionando a farinha, aos poucos, e amassando. Nem sempre utilizo toda a farinha indicada, pois isso vai depender da qualidade da farinha que está usando. O ponto bom é quando ela ficar lisinha e desgrudando da mão. Vai amassando, esticando, sovando. Isso leva cerca de uns 15 minutos. Se você tem uma batedeira para massa, utilize. Eu, particularmente, gosto de amassar nas mãos. Acho mais romântico e terapêutico. Ah, e se fizer a dois (não é o caso aqui de casa), vai ficar mais romântico ainda. Amôôô prova daqui, amôôô, amassa dali... E se enlaçam e se abraçam... Ai, Jesus, olha a pizza!!!!Olha a pizzaaaaaa!!!

Depois de tanto amasso, embrulhe num papel filme ou numa vasilha com tampa e deixe descansar por 1 1/2 hora. Enquanto a massa descansa e triplica de volume, vamos preparar o molho que faço à minha moda, num vapt-vupt. Nada de molho pronto. Perde o romantismo. Eu perco o tesão! 

Ingredientes do molho para duas pizzas apenas:

  • 2 tomades
  • 1/4 de um pimentão sem as sementes
  • umas 6 folhinhas de manjericão fresco
  • 1/4 de uma cebola
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 colher (sopa) azeite (ou óleo)
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de orégano seco

Bata no liquidificador os tomates, pimentão, cebola, alho e manjericão e passe por uma peneira para retirar as sementes dos tomates. Leve uma panelinha (ou caneca pequena) no fogo, coloque o azeite (ou óleo) e jogue o molho. Deixe ferver, abaixe o fogo e conte uns 10 minutos apenas. Desligue, adicione o orégano e o sal. Pode guardar esse molhinho em um vidro na geladeira, caso vá fazer s pizza depois. Eu costumo deixar tudo separado e pronto na geladeira. Na hora de montar a pizza é mais rápido e prático, principalmente se tem visita. 

Decorrido o tempo de crescimento da massa, aqueça o forno, polvilhe a bancada com farinha de trigo e divida a massa em duas partes. Abra com o rolo formando um círculo maior do que o diâmetro da forma. Esse processo é o mais difícil porque ela tem que ficar uniforme sem rasgar. Demorei algum tempo para conseguir essa proeza. A massa fica fina e crocante. Mas se quiser uma massa mais grossa e farta, use toda a massa para uma forma apenas. Polvilhe o fubá na forma, estenda a massa, ageite bem, faça furos com o garfo e leve ao forno médio. Cuidado para não assar demais, pois lembre-se que essa mesma massa vai voltar pro forno com o recheio. Retire do forno, coloque o recheio e volta pro forno novamente. Se for usar em outra ocasião, espere esfriar, embale em sacos plásticos e guarde, na geladeira ou freezer. 

Ingredientes do recheio para uma pizza. Se for fazer duas, duplique.
O recheio pode variar como frango desfiado, atum, berinjela refogada, abobrinha e o que mais seu paladar, bolso e disposição permitirem. Essa de muzarela acredito ser a mais econômica. 

  • 1 tomate cortado em rodelas finas
  • 6 azeitonas (pretas ou verdes) sem o caroço
  • 2 bandejas de queijo mussarela fatiado - uso bandejas pela praticidade
  • Orégano para polvilhar, azeite para regar e 6 folhinhas de manjericão fresco. O manjericão é colocado na hora de servir - não vai ao forno
  • Molho feito na hora

Espalhe um pouco do molho (não muito para não ensopar) por cima da pizza pré-assada, cuidando para não espalhar muito nas bordas para não transbordar quando estiver no forno. Distribua o queijo. Gosto de cortar em tiras as fatias para distribuir melhor. O mesmo cuidado vale para não por muito nas beiradas; coloque os tomates, a azeitona; polvilhe orégano e azeite e leve ao forno. Vai depender do forno -  leva uns 15 a 20 minutos. A massa deve ficar bem assada e o queijo derretido, mas não ressecado. Antes de servir, espalhe as folhinhas de manjericão e regue com azeite.

Meu pitaco: Para um jantarzinho a dois, acho essa receita muito prática porque você pode preparar tudo antes. Ah, e que mulher fresca e prendada, com a mesa já arrumada! Se procura alguém, esse é um truque perfeito (usei tanto isso). Homem gosta de comida e mulher fresca. Não, não aquela mulher fresca, de frescura, de nhem-nhem, mas mulher fresca, que acabou de sair do banho.







6 comentários:

  1. Eu fico com uma enorme dificuldade de dizer algo diferente, pq amo estar com vc Helena. Nunca que aprendemos uma coisa só. Essa amizade vai longe... Obrigada querida pelo curso, as muitas dicas fira d cursos, o big café da manhã e pelos
    quemimoartesanatoQuilinhos que ganhei saindo de minha dieta kkkkkkk
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena, é sempre tão bom vir aqui ler suas postagens. Já disse isso, mas não canso de repetir, você me inspira!!!
    Amei tudo, obrigada por partilhar conosco suas dicas e sua vida. Beijinhos, excelente semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juni, minha vontade é fazer mais post, principalmente aqueles que têm passo a passo, pois adoro ensinar o que sei. Mas o meu tempo é tão corrido, acabo quase sempre postando no Instagram e FB. Quase não estou tendo mais tempo de ler as postagens dos blogs que sigo, como o seu, por exemplo. Que bom que eu te inspiro. Beijos

      Excluir
  3. bom dia Helena que lindo trabalho sempre algo diferente !
    Sabe morei JOINVILLE la sim vc faria muita amizade do seu pique as mulheres daquela cidade sao assim todo dia e diferente , trabalham em casa , trabalham fora executam trabalhos maravilhosos em mdf pois a cidade e cheia desta fabriquinhas mdf cru para ser trabalhados , e muito bom ser assim como vc nao tem dia nao tem hora para criar coisas lindas , parabens Helena
    abraco elisa ( LEMBRA DE MIM MORO AQUI VALE DO PARAIBA ESTADO SP JA CONVERSAMOS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maysa, claro que lembro sim de você!!! Como esquecer? Morou em Joinville? Ah, amo aquela cidade. Já passei uns dias de férias lá, mas não sabia que as mulheres de lá são assim - acho que pela descendência europeia (alemã). Tenho uma grande amiga, Ingrid Baumer que é de lá. Aliás, a cidade é repleta de Baumer. E essa amiga é muito prendada mesmo, dessas que faz tudo em casa. Quando cheguei aqui em BH estranhei um pouco quando vi que as pessoas do meu convívio não faziam nada em casa e algumas me comparavam a uma Amélia. No começo até ficava meio magoada, mas depois vi que ser uma "amélia" é uma grande virtude! Tenho o maior orgulho de saber fazer muita coisa, ensinar às pessoas, ter uma renda mensal com esse meu "ofício". Hoje minhas amigas mineiras - diferentes daquelas do passado - são ótimas artesãs, cozinham muito bem, adoram casa. Enfim, acho que encontrei minha turma. Amo o Vale Paraíba. Saudades daquelas tantas cidades tão evoluídas. Vi que você não posta mais em seu blog, embora deixei uma cópia desse comentário lá. Volte a postar. Eu adoro blogs. Beijos

      Excluir
  4. Oi Helena, vim agradecer sua visita e comentário tão gentil!
    Que tal participar também da BC Músicas da Minha Vida?! Estou achando ótimo e tem me feito lembrar muitas coisas que estavam adormecidas.
    Falando em receitas por lá, me deparo com essa delícia de pizza aqui, faz tanto tempo que não faço, me deu vontade!
    Adorei a mulher fresca! hehehe
    Abraço!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com