Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

21 de setembro de 2018

E viva a independência!!!

Hoje faz 3 semanas que vivo sozinha. Ops, quer dizer, faz 3 semanas que dispensei minha empregada que, na verdade era uma faxineira que vinha 3 vezes por semana, embora a registrava com salário e todos os encargos. E quantos encargos criaram, como se fôssemos uma empresa com lucro, com capital de giro e tudo mais! Sou super a favor que todo trabalhador tenha seus direitos, mas criaram tantos direitos ao empregado doméstico que empregar ficou pesado demais para pessoas físicas e muita gente ficou sem emprego.

Optei em reduzir minha carga de trabalho para estar mais em casa, fazer minhas comidas, arrumar minhas gavetas, ter o controle de tudo. Limpo o que está sujo. Mês que vem decido se vou precisar de uma faxineira para limpar as janelas. Por enquanto a chuva tem dado conta do serviço. Libertador!

E como dar conta de tudo? Organização. Sujou, lavou. Toalha de banho, lençol de malha com elástico, panos de prato, meias, cuecas, roupas de malha que não necessitam passar, são dobradas e vão para as gavetas. Cada um guarda suas coisas. Marido não gostou muito, pois foi acostumado a ter tudo nas mãos. Faço uma pilha das suas coisinhas para guardar. Fica enrolando, enrolando, dizendo "não se preocupe, vou guardar" Ah, tá, não me preocupo!

Por enquanto está tudo sob controle. E continuo animada em cuidar da minha casinha que tanto amo, junto com os meus. Sim, é possível. E viva a independência!!!



12 comentários:

  1. Olá Helena! Já passei por isso. Tive secretária do lar, mas para mantê-la custou-me muito e acabei ficando apenas com faxineira uma vez cada quinze dias. Também cuido da minha casinha, pela manhã dou aula e no período da tarde organizo, limpo, lavo, cozinho entre tantas outras coisas. Quando minha faxineira vem é mesmo para limpar janelas e portas, em cima dos armários e azulejos do teto ao chão. E assim vamos caminhando... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, o ser humano, principalmente as mulheres (acredito), se adapta a tudo. Sei que vou precisar de faxineira, mas por enquanto estou bem feliz sozinha com a cada ainda organizada. Bjs

      Excluir
  2. Helena querida, já passei por isso, estar sem empregada. Conheço bem a sensação de pura libertação, mas, infelizmente, comigo dura pouco. Concluo rapidamente que não consigo dar conta do recado. E, para dizer a verdade, não me apetece. Cuidar da casa é extremamente cansativo, é trabalho físico muito duro que nada tem de sedutor. Estou há 10 anoscom a mesma empregada e nem quero pensar na possibilidade de a perder. Para mim é o dinheiro mais bem gasto de todo o orçamento doméstico. Espero que essa sensação de liberdade e independência perdure . Depois conta!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, Nina. Se essa lua de mel em casa vai durar paea sempre, duvido. Pois me conheço bem, logo estarei farta da rotina doméstica. Que seja eterno enquanto dure. Mas, decididamente não quero mais ter funcionário registrado - apenas diarista, pago o dia que vem e pronto. Se viajo, fecho a casa (e o bolso). Bjs

      Excluir
  3. Olá Helena, lhe entendo perfeitamente. Também só tenho uma pessoa que vem 3 manhãs por semana e se essa for embora vou diminuir ainda mais esse horário. Se todos cooperarem, a casa fica limpa e arrumada quase por si só e a sensação de independência e liberdade é incrível. Beijo, bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Val. Se cada um cuidasse das suas coisas e o que sujou, seria maravilha. Muitos homens não concebem a ideia de que cuidar da casa não é só tarefa da dona de casa, mas da casa. Bjs

      Excluir
  4. Oi Helena! Os problemas sociais trabalhistas têm vários ângulos a se observar, não tem um totalmente certo ou errado principalmente num país com tantos desempregados como o nosso, mas no mundo inteiro essa função está se tornando artigo de luxo, as pessoas se adaptarão.
    Acho que vc está certa na organização, a bagunça só se forma porque a fazemos, nunca (sem neuras) deixar tarefas para depois que se acumulam.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, primeira vez aqui e adorei,ou melhor amei! Se tem uma coisa que admiro é quem escreve bem, fui atrás de blog de costura e te achei, encantada com tanta elegância na decoração, capricho na costura e maestria nas palavras, dá vontade de ficar lendo sem parar, me contagiou com seu alto astral. Parabéns! Valeu te encontrar...rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Verdade... eu também tinha uma ajudante... 7 anos com tudo certinho e de fato ficou pesado. Mas foi ela quem pediu as contas. Conseguimos nos organizar sem ninguém por 6 meses, mas resolvi tentar uma faxineira 2x por semana.O melhor de tudo isso foi que além da economia, aprendemos a colaborar mais uns com os outros. No começo foi mais difícil, agora já esta no sangue sujar e lavar. Cada um guarda suas coisas, só passo o extremamente necessário(quase nada, se pendurar com cuidado no varal!) E viva a liberdade!! ah e antes que eu me esqueça: viva a economia também! Beijos querida, linda e elegante como sempre!

    ResponderExcluir
  7. Helena, ultimamente têm chegado a Portugal muitos brasileiros, classe média e média alta para aqui recomeçar a vida. São pessoas com formação superior que tomam essa dificílima decisão. Eu própria conheci e fiquei amiga de um casal, ele engenheiro e ela investigadora que decidiram sair do Brasil.
    Começam aqui , muitas vezes, uma nova atividade, com sucesso.
    Faz pena e preocupa assistir ao clima instável que o Brasil atravessa. Oxalá os brasileiros escolham bem nas próximas eleições - embora eu não saiba qual seri a decisão correta.
    Você está realmente equacionando essa hipótese?
    Sabendo como ama o seu país, custa acreditar que algum dia decida sair.
    Aqui, neste cantinho à beira mar plantado, cabe sempre mais um, somos afáveis, hospitaleiros e generosos.
    Beijo grande da Nina

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com