Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

10 de outubro de 2018

Em liberdade dentro de casa

Postei dias desses que havia demitido minha empregada e estava em lua-de-mel dentro da minha casinha. E querem saber como ando me virando entre as aulas e os afazeres domésticos?

Pois bem, cá estou, euzinha, sozinha, na minha casa, sentada diante desse computador selecionando fotos para postar aqui.

Lá na cozinha, em cima da pia, apenas um rodinho, escorredor de pratos vazio, um fogão fechado, onde um fofo vasinho repousa. E tudo está em seu devido lugar. Passamos muito bem, eu e minhas coisinhas.

E como ando me organizando? Voltei ao meu velho esquema de antes da empregada: organização, mas sem muitas regras, pois se me dá na telha, deixo tudo bagunçado, coloco uma roupa e saio por aí. Não tem isso de lavar a roupa tal dia, passar outro, fazer supermercado em outro. Faço o que me desperta interesse. O meu maior interesse sempre foi a comida, deixar tudo pré-cozido, lavado, guardado, assado, congelado... Pois o maior stress é quando abrimos a geladeira e só avistamos a jarra de água e o marido chegando do trabalho querendo sempre beliscar uma coisinha.

Deus me livre e guarde passar fome dentro da minha própria casa 
Fazer pão é uma das coisas mais relaxantes. Depois de pronto, fatio, embalo e levo ao freezer. Assim temos pão todos os dias. Essa receita de pão já postei AQUI. A receita rende uma forma de pão. Na foto acima fiz duas receitas que renderam 2 formas. Você poderá moldá-los como quiser, em forma de bolinhas, em forma de pão francês, em forma de pão italiano. Atualmente tenho feito na forma.
Enquanto preparo o café algumas fatias vão para a grelha ou para a torradeira, para o forno ou mesmo as deixo descongelando sozinhas. Tudo é muito rápido e prático. Basta ter planejamento, pensar no cardápio com antecedência. Há pessoas que acham isso uma chatice. Eu, para dizer a verdade, adoro. Nasci mesmo para ser dona de casa.
Durante a semana, cada membro da família levanta em um horário diferente. Oriento cada um escolher o que quer comer, pois é só abrir o freezer. 
Quando asso bolos, o que sobra vai para o freezer, em fatias. Marido prefere as vitaminas (quando eu faço)
Para facilitar a vida dele, deixo frutas batidas e congeladas em forminhas junto com iogurte.

Só bater uma porção junto com um copo de leite. Para não ter desperdício, guardo no freezer os potes de iogurtes. Uso na preparação de bolos, molhos e vitaminas
Também deixo no freezer manteiga temperada, assim:
Uso como patê ou por cima de grelhados, principalmente de frango e peixe. São ervas frescas picadas bem fininho misturada com a manteiga. Para ficar mais fácil misturar, deixe a manteiga fora da geladeira até ficar no ponto pomada. Misture tudo e enrole em papel manteiga feito bala. Leve ao freezer e depois corte em rodelas. Vai usando conforme sua necessidade. Também pode voltar tudo para o pote. Mas prefira levar ao freezer, pois como são ervas frescas, se deixar na geladeira poderá estragar.

Outra coisa que adianta muito no preparo dos pratos é deixar molho de tomate (feito em casa), no freezer. Depois de pronto e frio, coloco em forminhas e levo ao freezer. Uso em refogados, em recheio de pizza, pois nem sempre temos tomates frescos na geladeira.
O seu preparo também deve ser muito prático, bato tudo no liquidificador e levo para panela para refogar.
Aprendi com a minha empregada a deixar temperos prontos em vidros. É só bater, alho, sal e óleo.

E descobrir como prepara legumes para congelar foi um achado, já postei AQUI como aprendi:
E assim espero ficar em liberdade, dentro da minha própria casa, até que a morte nos separe.

14 comentários:

  1. Olá Helena
    Você é mesmo muito prendada e organizada. Também gosto de cuidar da minha casinha, não tenho problema nenhum com a ideia de limpar cozinhar, organizar. Ultimamente contrato uma faxineira muito de vez em quando para limpar janelas, lavar os azulejos da cozinha e limpar em cima dos armários, pois depois que caí da escada e fraturei a coluna nunca mais subi em uma. Assim vou levando e como você vou fazendo todo o trabalho necessário de acordo com a necessidade, mas se aparecer um encontro para um café com as amigas ou uma escapadinha com o marido...largo tudo e faço no outro dia. E assim vamos tocando a vida. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você está certíssima em dar preferência em sair com o marido ou com com amigas, pois o serviço de casa, se não for alimentar um bebê (kkk), pode esperar não é? Aqui também faço o mesmo. Mas mesmo assim às vezes costumo receber críticas de algumas amigas por eu não gostar de ir bater perna no shopping. Ah, isso não gosto mesmo. Só vou lá se preciso comprar algo que só encontro lá. Gosto de andar pelas ruas, fazer compras em lojinhas das mais escondidas, pois sempre encontro pérolas. Já fui chamada de amélia. Sou feliz assim, sou mesmo, gosto de ser dona de casa, gosta de estar em casa. E amando essa liberdade, principalmente financeira. Beijos

      Excluir
  2. Bom dia Helena, amei LER esse Artigo,amei o temero vou fazer tambem nunca FIZ,ler seu blog e un ottimo impulso para iniziar a minha jornada

    ResponderExcluir
  3. Helena, como me revejo neste texto! Organização é tudo! Aprendi contigo o truque de deixar tudo quanto é verdura preparado assim que chego a casa. Também cozinho em quantidade, principalmente sopas de legumes que comemos diariamente. E as sobras são igualmente congeladas. É uma atitude sustentável para o planeta e para o bolso.
    Entendo essa adoração pela casa. Afinal é o nosso mundo. E tal como tu nunca me senti uma dona de casa desesperada. Nunca.
    Beijo enorme.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! acho muito incentivador todos os seu posts, tanto no artesanato, como nas costuras, no cuidar da casa.Já fiz algumas receitas que você postou, mas esse pão, me deixou com água na boca!! Se incomodaria de passar a receita?
    Obrigada, márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, claro que passo. Essa receita já postei no blog, mas reproduzo aqui:
      Coloque na bacia 2 colheres de sopa de fermento seco biológico (uso Flaschiman), uma de açúcar e uma colhere de sobremesa de sal. Adicione 1 xícara chá de leite morno, mexa. Adicione 2 colheres de sopa de óleo, mexa e em seguida um ovo. Misture tudo. À parte peneire 3 xicaras de chá niveladas de farinha de trigo e vai adicionando aos poucos e mexendo, amassando, soldando. Isso leva uns 15 minutos. A massa deve ficar macia e soltando das mãos. Se precisar de mais farinha, coloque, mas cuidado paea não por muita. Depois que amassou bastante, deixe desandar coberto com um pano dentro de uma vasilha. Vai dobrar de volume. Isso leva uns 20 min ou mais - depende do tempo se está frio ou não. Depois que cresceu, volte a massa para a bancada e amasse e solve mais uns 5 min. Unte uma forma de bolo inglês com um pouquinho de óleo e distribua a massa. Se não quiser usar a fôrma, molde os pães em 2. Cubra de deixe crescer novamente. Isso leva uns 15 min ou mais. Aqueça o forno por uns 10 min e coloque para aassar.Começou perfumar a casa, veja se já está pronto, dourado, gordo e lindo. Bjs

      Excluir
    2. Marcia, essa receita dá uma forma. Naquele dia fiz 2 receitas.

      Excluir
  5. Preciso aprender isto. Fica bem mais fácil e rápido.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá! Pode passar a receita deste lindo pão? Ñ consegui acessar o link sobre congelamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, já concertei o link dos legumnes. Quanto à receita do pão, também coloquei o link lá no post. A receita dá uma forma, mas poderá moldar os pães como quiser. Na foto tem 2 pães porque fiz duas vezes. Beijos

      Excluir
  7. Hummmm, que pão maravilhoso!! Adorei suas dicas, realmente facilitam muito na hora do preparo das refeições.

    ResponderExcluir
  8. Òtimas dicas helena, vc é uma super dona de casa!!
    tb faço o que me dá na telha, não tenho muito dia de fazer as tarefas.
    Na antiga casa eu tinha 3 geladeiras e um freezer. Uma geladeira na cozinha , oura na area de serviço com um freezer separado e uma perto da piscina. Aqui só tenho uma geladeira , duas portas com freezer embaixo. É uma pena q o freezer é pequeno, não posso congelar muita coisa, acaba ficando só para as carnes e poucas coisas mais. Ah tenho a cervejeira na varanda. La na casa era a farra das geladeiras, espaço nunca faltava.
    bjus
    ana

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica da manteiga!! Obrigada :-)

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com