Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

11 de dezembro de 2018

A loja de (in) Conveniência

Quebrei o pé. Faz 15 dias que ando com uma bota ortopédica, impossibilitada de sair na rua, de dirigir. Impossibilitada de ser eu!

Fui levar o carro para fazer um serviço na concessionária. Enquanto aguardava o serviço que levaria umas duas horas, resolvi ir ao centro, de Uber. Chamei, esperei, esperei... Não veio. Resolvi atravessar a rua, ir até a loja de (in) Conveniência, ao lado do posto de gasolina,  tirar um dinheiro. A loja estava com várias pessoas, o posto também -  uns aguardando a lavagem do carro, outros dentro esperando abastecer. O sol estava de rachar.

Acabei de atravessar a avenida e pum, rolei pela calçada. Dei um grito e fiquei lá no chão, caída, com o rosto na calçada quente. Tentei levantar e não consegui. Bem, é certo que alguém virá me ajudar. Não estamos vivendo num mundo tão politicamente certo? Onde só o fato de pronunciar uma palavra fora do politicamente correto, já corremos o risco de sofrer algum processo? Quem ousaria não me ajudar? 

Mas não veio ninguém. Arrastei até o poste e me agarrei nele, como um bêbado. Levantei e saí com o pé arrastando, a calça rasgada nos joelhos, gemendo de dor. Fui até o banheiro da loja lavar os cotovelos, joelhos e bochechas dos arranhões. Caí em prantos diante do espelho.

Ninguém parecia se preocupar com minha dor. Chorei de tristeza, de humilhação. Chorei pelo abandono. Muito triste. Havia homens e mulheres. Povo selvagem.

Enquanto esperava meu marido, fiquei lá, sentada em uma das mesas da loja, refletindo sobre a vida, sobre aquelas pessoas cruéis. Será que são aquelas pessoas que vão às redes sociais julgar os outros, condenar, ofender? Aquelas pessoas que saem em defesa dos cachorros e dos mais indefesos? Pessoas que proclamam pela paz, justiça e igualdade?

Se proclamam pela paz e solidariede, começem pelas atitudes pequenas que nos tornam grandes! (e menos inconvenientes)



    

27 comentários:

  1. Muito triste, Helena, cada dia me decepciono mais com as pessoas ! Que voc~e se recupere logo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nilda pela sua solidariedade. O ser humano cada dia mais hipócrita! Beijos

      Excluir
  2. Mundo moderno????
    Que tudo corra bem, descanse.
    Vida que segue.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristela, o mundo moderno nos dá condições para serem melhores do que fomos no passado, mas parece que está sendo o contrário. Obrigada, querida

      Excluir
  3. Ah querida! Sei bem o que passastes, aconteceu comigo anos atrás. Mas graças a Deus somos fortes! Boa recuperação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Terezinha? Sim, penso a mesma coisa, ainda bem que somos fortes para superar. E, acima de tudo, ainda bem, que no mundo ainda tem muita gente boa e solidária. Não podemos generalizar, não é? Obrigada

      Excluir
  4. Helena, muito triste o que aconteceu com você. Ainda mais nessa época do ano em que se proclama tanta solidariedade. Algumas pessoas infelizmente vivem de aparencias, postando aquilo que na maioria das vezes não fazem.Melhoras para você e um beijo no seu coração. Mas, apesar de tudo, vamos seguindo tentando melhorar a vida,fazendo a nossa parte e ensinando aos nossos filhos a não agirem dessa forma tão cruel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, Marcia, numa época em que todo mundo proclama paz, votos de um Natal lindo, ano novo maravilhoso. Sim, conheço, pessoalmente, pessoas que vivem nessa bolha de aparência, se diz ser religioso, bondoso, todos os dias posta frases solidárias, conselhos para ser melhor, para não abandonar os amigos... Tudo hipocrisia. Ainda bem que não é todo mundo, pois tenho amigos maravilhosos que não precisam ficar postando bondade nas redes. Simplesmente fazem o bem. Obrigada, querida. Beijos

      Excluir
  5. Helena, são experiências dessas que me fazem descrer na humanidade. Foi uma experiência horrível, mas vai superar. Por isso gosto de viver numa cidade pequena, porque o gigantismo cria monstros.
    Felizmente, ambas sabemos que não se pode nem deve generalizar, porque no meio da turba existem seres humanos de excelência.
    Um abraço forte, muito solidário, muito amigo da Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, também penso um dia voltar a morar num lugar pequeno, onde todos se conhecem. Não precisamos das grandes metrópoles para vivermos. Não precisamos de grandes shopping centers, hipermercados... Precisamos de gente boa para dividirmos nossa vida, confiar nas pessoas... Sim, apenas generalizei, pois sei que é na maior (acho que a segunda) metrópole da América Latina, São Paulo, onde encontro um povo mais solidário. Acredito que ajudar é uma questão cultural. Há pessoas boas e más em toda parte do universo. Naquele dia dei azar. Obrigada. Beijos

      Excluir
  6. Helena ,
    que melhore rapidinho para passear aqui no VALE DO PARAÍBA
    e mesmo assim quando morei Joinville SC eramos eu meu marido assim como vc descreve sua vida ai BH eu por ele e ele por mim só
    cai duas vezes uma delas próximo shopping principal da cidade adivinha ninguém para ajudar levantei e me acodi ,
    mas ainda bem que Deus nos da muita forca e vida que segue não e Helena
    daqui a pouco já estará melhor para curtir ferias final ano
    abraco elisa


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha! É só nisso que estou pensando, Maysa, passear no Vale que tanto amo, ir a Campos do Jordão, passar um dia em SJCampos, descer para o litoral. Mas vou de bota e tudo. Ah, se vou. Muito obrigada. Beijos

      Excluir
  7. Olá helena, ainda bem que o ano está acabando para ver se vc enxota esse acumulo de falta de sorte!! como é possível ninguém ter lhe acudido, sério, acredito muito nas pessoas, não consigo acreditar que ninguém tenha se manifestado! Enfim Helena, as melhoras para o seu pé, recupere rapidamente para poder voltar às suas atividades sem depender de ninguém! Beijos, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val, graças a Deus foi apenas um fato isolado. Tenho amigos tão queridos e uma família que compensa. Sim, acredite que ninguém foi ao meu socorro. Graças a Deus tenho um bom marido que, prontamente saiu do trabalho e foi me socorrer. Não foi nada grave, apenas o ossinho do pé. Terrível se tivesse caído na avenida. Beijos e obrigada

      Excluir
  8. meu DEUS em que mundo estamos vivendo, tenho dó dos nossos netos, melhoras, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mariazinha, é exatamente nisso que penso, no futuro dessa humanidade. A minha filha caçula tem a mania de falar que não quer ter filhos para que eles não sofram. Sempre digo a elas que sempre haverá no mundo pessoas boas e más. Cabe a nós, cuidar da nossa família dando bons exemplos. Os exemplos vêm do berço. Obrigada. Bjs

      Excluir
  9. Helena, infelizmente muitos esquecem que ao negar socorro a um aflito , estamos negando-0 como bem nos ensina o evangelho.Desejo que se recupere plenamente e continue acreditando que ainda existem pessoas boas no mundo. Só assim encontramos consolo para os fatos do cotidiano que nos entristecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lisete. Ainda bem que existem pessoas solidárias. Conheço pessoas realmente boas e solidárias. Naquele dia dei azar. Mas graças a Deus que tenho um marido bom que, imediatamente foi ao meu socorro. Obrigada pelas palavras.

      Excluir
  10. É tão triste ouvir esse testemunha minha querida! O mundo está perdido, no seu final e os homens e mulheres que nele vivem, só vêm os seus umbigos! Há uma falta de amor, de solidariedade pelo próximo que é de bradar aos céus! Custava muito, estender uma mão e ajudar a levantar? Se calhar tinham medo de ter algum trabalho... precisavam deixar de coçar as costas - para não dizer outra coisa - nas cadeiras e paredes e mexer um dedo que é coisa muito dificil. Lamento por si. Espero que passado esse episódio desagradável, e alguns dias, esteja a sentir-se melhor! Um beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria João. Sim, a "humanidade" está perdida. Algumas menos só posam de bonzinho e solidário através de um teclado. Conheço, pessoalmente, pessoas que dizem ser e fazer isso, mas na vida aqui fora da telinha, dá as costas.
      Estou melhorando sim. Beijos

      Excluir
  11. Puxa...que experiência horrível, amiga...Aconteceu comigo (não quebrei nada, só ralei e luxação), nesta época de pré natal tbm, mas as pessoas por perto me acudiram imediatamente ou ficaria lá estatelada feito um pudim mal feito desenformado.
    Imagino sua dor mais do que física, emocional por tudo que relatou...triste demais.
    Ninguém assume nas redes sociais suas insensibilidades, faltas de ética ou caráter.

    Estimo melhoras, muita paciência nessa hora, o nosso cérebro demora a captar as limitações do corpo que está envelhecendo, todo cuidado é pouco, eu que o diga!
    Abração, amiga!

    ResponderExcluir
  12. Helenaaaaa....eu comentei achando que era um post da Heloísa que é da minha faixa de idade, um pouquinho mais...então não estranhe o que falei de cérebro e limite ao envelhecer,vc é jovem ainda! Se bem que quanto mais cedo a gente se ligar nas manhas do cérebro, melhor! Não precisa publicar, por favor.
    Meu engano é um exemplo do quanto o cérebro nos engana...afff
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaa. Que nada. Certïssimo o que falou, é isso mesmo, mesmo porque vc é mais jovem do que eu!!!! Já caí várias vezes quando mais jovem e era só levantar. Eu acredito que a falta de socorro é um tanto cultural. Já caí muito nas ruas de SP e, apesar que o pailistano tem fama de frio, não é nada disso o que vejo nas ruas, vivo lá e aqui e disso posso falar com propriedade. Meu marido socorreu, sozinho, uma senhora que desmaiou recentente aqui, ninguém o ajudou. Ele chegou em casa revoltado, dizendo "povo selvagem!" minha cunhada caiu na av Angélica aí em SP, quebrou os óculos e o pé, muita gente veio ao seu socorro. Não que o belorizontino não seje solidário, acho que tem vergonha. Mas eu sei que se eu tivesse pedido ajuda, viriam. Ou seja, cultural mesmo

      Excluir
    2. Então está valendo, mas olha, você é muito jovial!!

      Abração, Helena!

      Excluir
  13. Eu não consigo acreditar.
    Que absurdo. Eleve seu pensamento a Deus é não se deixe igualar por estes fantasmas que passaram por vc.
    E nestes momentos mais cruéis que podemos ter certeza do que não queremos nos tornar.
    Se precisar de mim, pode me ligar.
    Mas vc esta bem? Não foi ao médico?
    As vezes vc pode ter se machucado mais e nem percebeu. Me dê noticias. Fica triste não. Bjus

    Jupiacira Tinoco

    ResponderExcluir
  14. Nossa que triste, ta difícil de viver em um mundo, onde as pessoas não se percebem, ignoram umas as outras... até onde isso irá? Não se deixe levar por esse dia ruim, tem muita gente boa no mundo ainda e vc só estava no lugar errado.. bjs torcendo que esteja bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Ednamar. Sim, acho que estava na hora lugar errado. Pessoas boas e más existem em todos os lugares. Já retirei a bota, mas ainda ando com cautela porque estou em férias e só na quarta-feira volto ao médico para um novo rx. Bjs

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com