Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

15 de fevereiro de 2019

Pão italiano, fácil e econômico


Antigamente,  um homem considerado bonito era chamado de "pão". 
Um bom "pão" é aquele firme por fora e macio por dentro. Ele deve ser:

...versátil, ingredientes acessíveis para ter um pão disponível a hora que você precisar dele. 

...servir para uma noite fria, acompanhado com um caldo, um fondue, um vinho... Servir para as crianças. Levar numa viagem, congelar. Deve ser relaxante construí-lo e não um fardo.

Mas como tudo envelhece, se não souber trabalhar a massa, poderá se tornar murcho ou duro demais em pouco tempo. 
 Pão, pão, lindo pão... casa comigo?
Para essa crocância toda ele é assado dentro de uma panela,  com tampa, que possa ir ao forno. Eu usei uma de barro. Deu super certo. E disso aprendi uma lição: as panelas de barro também são ótimas para os diversos assados: carnes em geral, peixes. Adeus passar horas na pia lavando fôrma engorduradas. A minha dica é forrar com papel alumínio para que não grude.

Então, se você dispõe desses simples ingredientes, nunca mais vai ser preciso comprar pão italiano na padaria da esquina.

Ingredientes:
Uma panela que possa ir ao forno, entre 18 a 25 de diâmetro.
3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento comum (43,1 gramas)
1/4 de colher (chá) de fermento seco biológico - esses de pacotinho
1 1/4 de colher (chá) de sal
1 1/2 xícara (chá) água fria filtrada (330 ml)
Farinha de trigo comum para polvilhar a bancada
Farinha de trigo integral para polvilhar no fundo do pano (antes de ir ao forno)
É importante usar as medidas nivelas, assim:
Numa tigela, junte a farinha, o fermento e o sal. Misture bem. Depois disso vá adicionando a água fria e mexendo com uma colher de pau. Não mecha com as mãos porque a massa fica bem grudenta. É assim mesmo. Misture bem com a colher para incorporar toda a água à farinha. Cubra a tigela com um film plástico e leve para descansar em lugar longe do vento e calor por durante 12 horas ou até, no máximo, 18 horas. Costumo deixar dentro do forno (desligado, lógico). Ideal deixar a massa descansando de um dia para o outro. Costumo fazer às 20 horas. No dia seguinte à 8 da manhã trabalho a massa.

No dia seguinte a massa triplicou de volume, criando bolas fofas, assim:
Separe uma outra tigela, forre o fundo com um pano de prato e polvilhe bastante farinha integral no fundo e reserve, assim:
Agora polvilhe farinha comum na bancada, vire essa massa mole, raspando a tigela com uma colher de silicone. Com uma espátula, ou mesmo a colher de silicone, dobre a massa sobre ela mesma, nas quatro direções de fora para dentro. Não precisa fazer isso com precisão, mas se ficou na dúvida como fazer, assista aqui o vídeo da minha mestra Cozinha Prática GNT. Com a ajuda da espátula, coloque essa massa dentro da tigela reservada com o pano de prato. Cubra e deixe descansar por meia hora.
Enquanto isso, forre o fundo de uma panela que possa ir ao forno. Aqui usei panela de barro com 18cm de diâmetro. Também já usei na panela de 25 de diâmetro - gostei mais da menor. Unte toda a panela com um pouquinho de óleo, forre com papel alumínio e passe mais um pouquinho de óleo por cima do papel alumínio. Isso fará com que o pão não grude no fundo e laterais, assim:
Agora, coloque essa panela com a tampa dentro do forno, ligue o forno em 230 graus e deixe aquecer por uns 20 minutos (enquanto a massa cresce na outra tigela)
Passado os 30 minutos, retire a panela do forno com muito cuidado para não se queimar. Coloque em superfície de madeira ou pano, pois se colocar em cima da bancada fria, ela pode estourar. Vire a massa dentro da panela quente, de modo que a parte do fundo da massa fique para a parte de cima dentro da panela. Leve ao forno por 25 minutos com a tampa. Depois desse tempo, retire a tampa e deixe assar mais 20 minutos ou até que fique dourado.

Retire da panela, transfira para uma grade. Mas se não tiver grade, faça um suporte com duas colheres de pau apoiadas no fundo de 2 panelas de cabeça para baixo. É necessário deixar o fundo livre para o ar circular para que o pão não fique suado por baixo.
Espere esfriar para cortar em fatias. Caso queira congelar, congele em fatias dentro de um saco plástico por até 3 meses. Pesei depois de pronto
Pão a qualquer hora, sem sair de casa.

4 comentários:

  1. Que maravilha! Fique a senhora sabendo que vou agora mesmo para a cozinha fazer um pãozinho. Grata pela inspiração. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Helena, que maravilhoso, ficou lindo, que textura, deu água na boca!!
    Pão italiano é o melhor do mundo!!
    Quem sabe no inverno eu me animo para tentar sua receita!
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Parece-me bem. Mas laboroso. Sabe, vivo com italianos que dizem que a comida deles é a melhor do mundo. Só comem pizzas se feitas em casa, por eles, com ingredientes italianos. Mas quando é para partilhar receitas: esquece. Rondam, giram, respondem "é fácil" "não tem nada que saber" "são simples coisas" mas não respondem como qualquer um tuga: "Olha, é assim que se faz". Noutro dia a rapariga que fez o PÃO, quando lhe perguntaram como o fazia. Hesitou e disse que ERA SEGREDO. Depois de outra pausa, respondeu: posso contar mas não podes dizer a ninguém.

    LOL

    ResponderExcluir
  4. Helena querida, não está nos meus planos deixar o blog. Tudo pode acontecer, mas , repito, não está nos meus planos - e , sim, vou escrever para ti SEMPRE, minha lindinha. Beijo

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com