Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

12 de março de 2019

Sorvete caseiro

Cada dia mais deixo os alimentos industrializados nas gôndolas dos supermercados, optando por uma alimentação mais saudável e natural, feita em casa com ingredientes simples e baratos, livres de conservantes e tantas impurezas. 

Agora estou, como diz minha filha, "na loucura" dos sorvetes. Já perdi a conta de quantos potes desses sorvetes já fiz aqui em casa. Peguei a receita nesse vídeo AQUI, mas para ficar mais natural e saboroso ainda, usei a própria fruta substituindo os 250ml de água fria. A cremosidade vai depender do tempo de batedeira. Se bater pouco vai ficar com cristais de gelo. Faça tudo certinho, sem pressa, respeitando o tempo de congelamento, etc e tal.  
Ingredientes do sorvete de morango: 1 caixinha de gelatina de morango/1 caixinha de leite condensado/1 caixinha de creme de leite, 250ml de água fervente/2 xícaras (chá) de morangos frescos (ou congelados)/liquidificador e batedeira (de preferência planetária)

Coloque no liquidificador o pó da gelatina, a água fervente e bata por uns segundos. Adicione o morango fresco, o leite condensado e o creme de leite. Bata por uns 3 minutos. Despeje numa vasilha (usei a embalagem de sorvete). Leve ao freezer (ou congelador) por certa de 5 horas. No vídeo do YouTube eles deixam pouco tempo, mas pela prática, fica melhor por umas 5 horas. Depois das 5 horas, coloque na batedeira (usei planetária por ser mais potente) e bata por uns segundos no mínimo e depois vai aumentando a velocidade. Bata por uns 12 a 15 minutos. Vaio dobrar de volume. Daí vai precisar de duas embalagens de sorvete. Toda vez que faço dá um pote e meio ou quase dois potes - isso vai depender do tempo que ficou batendo. Deixe no freezer de um dia para outro

Ingredientes do sorvete de limão: 1 caixinha de gelatina de limão/1 caixinha de leite condensado/1 caixinha de creme de leite, 250ml de água fervente/200 ml de caldo de limão/50 ml de água fria/raspas de um limão/liquidificador e batedeira (de preferência planetária). A maneira de fazer é a mesma do sorvete de morango. Porém, deixe para adicionar as raspas de limão após bater na batedeira. 

Caso queira fazer de manga, goiaba, melão, gengibre, coco, pêssego - que não encontramos gelatinas com esses sabores -  use aquela gelatina em pó sem sabor. 

Sorvete industrializado aqui em casa, nunca mais! 

6 comentários:

  1. Aprecio quem tem paciência para fazer essas delicias caseiras. Eu gostaria muito de as comer, mas não tenho paciência para lhes dar a ação necessária para ficarem no ponto! Sou mais do despachar e já está, infelizmente e com muita pena minha.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Também já experimentei fazer gelado caseiro e ficou muito melhor do que o industrializado. Esses têm muito bom aspeto!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Helena, ficaram com uma aparência ótima, parabéns, valeu a dedicação!
    Também estou nesta vibe, o que dá para fazer com ingredientes naturais, lá vamos nós, é questão de hábito.
    Faz tempo que não faço sorvete caseiro, adoro de ameixa e também gengibre.
    Abraço e obrigada pelas receitas!

    ResponderExcluir
  4. Helena, li e gostei. Um dia destes experimento e depois te conto.

    Sim, estive no Vietname, Laos e Camboja durante duas semanas. Foi lindo. Já estou em casa completamente destrambelhada com o jetlag - são 7 horas de diferença!

    Não sei o que faço nem o que digo. Só quero dormir . Acordo às 4 da manhã louca de energia e, a meio da tarde, aterro feito alma penada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Nada melhor do que voltar às origens.
    Recuperar os sabores que a industrialização nos roubou!

    Requer tempo, estado de espírito, um lugar feliz e uma pessoa a sentir-se bem com a vida. Mal posso esperar para reunir tudo isto... um dia. Por enquanto, tenho momentos.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com