Infelizmente meu aniversário coincide com as festas de final de ano, onde ganho apenas um presente - um bom presente como alguns dizem. Quando criança eu preferia ganhar um de Natal e outro de aniversário, mesmo que fossem duas porcarias. Hoje, para ser bem sincera, gostaria que ninguém se lembrasse dessa data, pois me sinto na obrigação de ficar na cozinha preparando algum quitute, caso alguém apareça para me dar apenas um abraço, já que ganhei no Natal um bom presente!
Fiz espetinhos para degustar com bebida gelada. No palito coloquei um pedaço de queijo, uma folhinha de manjericão e meio tomate cereja - receita que aprendi em Itajubá, na casa da minha sobrinha. Na versão original o queijo é mussarela de nozinho. Mas qualquer queijo fica delícia, principalmente se for bem pequenino, ao alcance de uma bocada. Por cima derrubei um fio de azeite e orégano.
E se não aparecer ninguém, comeremos só nós 4.
Frutas frescas, bem geladas para pegar com a mão ou com garfinho - nada de louça para lavar.
Se não aparecer ninguém, no dia seguinte sirvo no café da manhã ou faço uma vitamina.
Se não aparecer ninguém, no dia seguinte sirvo no café da manhã ou faço uma vitamina.
Salada verde, bem variada de folhas frescas, frios e queijo mussarela de búfala. À parte fiz um molho com azeite e algumas ervas, um fio de mel e mostarda. Ótima se for servida às porções em pequenos bowls.
E se não aparecer ninguém, temos salada para várias refeições.
E se não aparecer ninguém, temos salada para várias refeições.
E a vedete da noite, naquela noite que fiquei um ano - apenas um ano - mais velha, foi uma torta holandesa, embora o clima quente não fazia jus às mil e tantas calorias dessa torta. Mas geladinha, geladinha, nem parecia assim tão calórica!
Juntei os ingredientes e num minuto ela ficou pronta. Na internet há muitas variações dessa receita, mas a que fiz foi a mesma que comi em Itajubá, feita pela minha sobrinha - cozinheira e mão cheia!
- forma de aro removível e batedeira para bater o creme claro.
- 2 latas de creme de leite gelado SEM SORO
- 3 gemas
- gotinhas de baunilha
- 1 tablete de manteiga sem sal (usei um tablete de 200 gramas)
- 200 gramas de açúcar refinado
- um pacote de biscoites calipso (sobraram apenas 3 no pacote)
Bati primeiro as gemas com o açúcar e gotas de baunilha e a manteiga. Bati bastante para não ficar cheirando ovo. Depois fui acrescentando o creme de leite gelado. Formou um creme bege.
Untei a forma com pouca manteiga.Tinha que untar? Na dúvida, untei. Coloquei os biscoitos na lateral, deixando todos bem juntinhos.
Despejei o creme bege na forma. Levei à geladeira e fui cuidar da cobertura (ganache de chocolate)
Ingredientes da cobertura
- uma barra de chocolate meio amargo
- 1 lata de creme de leite gelado COM O SORO. Agitei bem para misturar o soro.
Coloquei o creme de leite numa vasilha que pudesse ir ao microondas, adicionei o chocolate meio amargo. Programei um minuto. Retirei do forno, mexi bastante para dissolver todo o chocolate. Joguei por cima do creme bege. Voltei para gelar. Retirei da forma na hora de servir e ela saiu redondinha, gelada, linda e gostosa.
E se não aparecer ninguém, corto em pedaços pequenos e levo ao freezer. Vamos comer como se fosse sorvete. Delícia!
Mas veio gente e comeu os petiscos e comeu as frutas e comeu a salada e a torta gelada...
... e eu não ganhei nada, já que no Natal havia ganho um bom presente que valeu por duas velinhas de número 5 e 6.
Feliz aniversário mesmo atrasado Helena.
ResponderExcluirAcho que já lhe disse mais vou dizer dinovo,sabe mesmo não te conhecendo pessoalmente gosto muito de você. Me divirto e aprendo muito com você e seus posts e procuro sempre absorver um pouco de sua experiência de vida. E um feliz ano novo cheio de costurinhas bjs.
parabéns ainda que atrasada, pelo seu aniversário e parabéns ainda pela bela refeição que preparou,..fiquei com agua na boca...beijos
ResponderExcluirFeliz Aniversário!!! que seu novo ano 2015 e 5.6 seja cheio de bençãos, saúde e felicidades!! adoro o seu blog, aprendo a fazer muitas coisas lindas aqui...bj
ResponderExcluirOi Maristela, fui lá em seu blog agradecer e desejar um Feliz 2015, mas não há a opção para comentários. Por isso deixei aqui, caso volte. Beijos. Ah, também adoro Martha Medeiros!
ExcluirOlá , mais tava bom este niver hein! Feliz niver tudo de melhor sempre.bjs
ResponderExcluirMarta
kkkkkkkkkkkkkk...vc é muito divertida.
ResponderExcluirPrimeiro quero te dar os PARABÉNS !..muita saúde, paz e prosperidade durante todo o ano.
E depois, que bom que vc faz aniversário numa época em que o mundo todo festeja a chegada de um novo ano...são boas energias no ar, quer presente melhor?
Esse cardápio me deixou com água na boca...hummm
Um beijo, muito carinho e um FELIZ ANIVERSÁRIO !!!
Helena
ResponderExcluirDesejo ótimo 2015 para você e sua família com muita paz, amor e principalmente saúde.
Humm...qta coisa gostosa para comer. As frutas me deram água na boca. (rsrsr)
Bja e até mais.
Ah! Lena... eu não sabia se ria ou chorava da sua prosa!..rs
ResponderExcluirPrimeiro é ter obrigação e depois ter que ganhar apenas u-m-b-o-m presente!
"E se não aparecer ninguém..." foi engraçado ler isso várias vezes...
Queria ser sua vizinha pra te dar um abraço bem apertado, te desejar mais anos alegres assim e claro... te dar 2 presentes!
Parabéns, feliz natal e feliz ano novo!♥
Parabéns um pouquinho atrasadinho. É as vezes acontece de ninguém lembrar, esse ano mesmo estava na casa dos meus pais, eles não lembraram. Estão perdoadíssimos, afinal 92 anos não é pra qualquer um e lá são os dois...Fiz uma festinha pra eles comemorar os 68 anos de casados e eles perguntaram: que faz aniversário hoje mesmo não me lembro de ninguém( rss). Como eu já fiz esses espetinhos de frutas e legumes no passado e aqueles de queijo, azeitonas e salsichas. Saíram de moda, mas outro dia fiz pra minha filha levar em uma festinha foi o maior sucesso.
ResponderExcluir