Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

27 de agosto de 2012

Ainda os conjuntos

Fiz um conjunto em linho berinjela lindo, lindo de morrer! Pedi para minha filha me fotografar, fiz pose e... a máquina pifou! as fotos estão péssimas, embaçadas e eu não tive tempo de mandar para o conserto ou comprar outra. Então vai assim mesmo, pois não posso deixar de incentivar você que me lê, que você pode, com pouco dinheiro se vestir bem, ser elegante, estar bem em qualquer lugar.  Dessa forma está bem vestida para o trabalho, para a missa, para uma reunião de amigos, um cinema, um jantar, uma viagem... só vai estar um pouco amassada porque linho tem disso!

Mas o mundo trata melhor quem se veste melhor - isso nunca deixou de ser verdade.



Eu disse no último post que não fiz nenhuma saia para mim, mas não resisti ao ver tanta saia saindo do ateliê no corpo das alunas - todas impecavelmente ajustadas aos seus corpos porque fizemos sob medida! Quando fazemos uma roupa sob medida ficamos cara a cara com nossa realidade corporal! Eu fiquei surpresa, pois as minhas medidas de quadril e cintura eram quase iguais! Gente, eu sou reta mesmo! mas procuro disfarçar os meus defeitos. 

A saia ficou meio retona, então disfarcei, afunilando na barra em dois centímetros de cada lado - isso deu uma sensação de que meu quadril era mais largo! A blusa eu fiz partindo do molde do meu pretinho básico - copiei até a cintura, desci um pouco mais. Não fiz penses na frente, fiz um recorte descendo a partir do meio da cava das mangas, passando pelo busto e descendo até a barra - não dividi as partes, apenas risquei no avesso e passei a costura seguindo a curva; deu super certo. Nas costas fiz duas penses e entrei mais na cintura. Não coloquei zíper nas costas, deixei uma pequena abertura, fechando com um botão forrado, preso por uma laçadinha. Agora que tenho a máquina de forrar botão, coloco botão em tudo o que é roupa - também coloquei na saia acima do zíper substituindo colchetes. A manga em forma de meia lua com uma pequena prega no ombro... ah, eu ando apaixonada por essa manga!


10 comentários:

  1. Helena,

    Helena, gostei muito do que você escreveu no começo. Muitos pensam que vestir bem é sinônimo de andar com roupas da grifes. A prova disso está nesses lindas roupas que você tem feito e nos mostrado.
    Pensei que fosse um vestido quando vi a foto. A cor é linda também.

    Esse vestido da foto abaixo, arrasou de lindo! Gostei demais desse modelo. E pode mostrar quantas vezes quiser que eu vou amar. Rs

    Menina, eu tinha uma vizinha que ia nas lojas e fazia o mesmo. Ela trazia os modelos, costurava e vendia. Fazia maior sucesso. Rs

    O email que você enviou, guardei com todo o carinho naquela pastinha de projetos futuros.
    Muito obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  2. VOCE E CHIK D DUER , COSTURO A ALGUM TEMPO MAS NAO CONSIGO TER CRIATIVIDADE PARA NADA FICO SEMPRE COPIANDO OUTRAS COISAS E COMPRANDO MOLDES , QUERIA MUITO SER CRIATIVA POIS AMO A COSTURA E É O Q EU MAIS GOSTO DE FAZER UM BEIJO E ATE BREVE LAYMA

    ResponderExcluir
  3. Helena, não vou dizer que está linda... detesto repetir o óbvio.
    Vou dizer que é uma pena que as fotos não façam jus ao teu trabalho.
    Repete, posta de novo, por favor.
    Vou dizer que me pareça inverosímil essa história do "eu sou reta!"... tu és gira, linda de morrer e muito elegante. Permita-me que discorde, ou então que aplauda a tua capacidade quase arquitetonica de insinuar curvas.
    Vivo dizendo que vou começar, mergulhar mesmo na costura, mas basta de me iludir. Ou consigo ajuda ( e já vi que estamos longe...) ou nada feito e não passo de umas coisinhas infantis.
    Em Setembro, quando terminarem as férias, tomarei medidas.

    A sugestão do fio de mel nas saladas pareceu-me maravilhosa e vou comprovar.
    Outra coisa, é que a senhora escreve muito bem, com muito humor e grande correção.

    E o bendito do postal, nada?

    Neste momento começo a descrer. Os outros 2 já chegaram há muito tempo ao destino. Paciência!

    Helena, querida, deixo-te um grande beijo e o desejo que tenhas um dia feliz.
    Aqui são 9h e vou sair para a minha caminhada junto à praia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena, que lindo que ficou ! Olha, eu assino em baixo tudo o que foi dito pelas meninas, vc arrasou mesmo. E é verdade, o mundo trata melhor quem se veste melhor. Sabe que seus posts têm me incentivado a costurar?! Assim como a outra leitora eu tb só costurava com base nos moldes da Manequim, que nem sempre dão certo. Depois da sua dica de fazer com base nas roupas que tenho, já fiz calça comprida e blusões. Juro, desmanchei uma calça e já mulltipliquei...hahaha. Vale muito essa técnica (as modelistas que nos perdoem).
    Um beijo e muito obrigada por tanto entusiasmo que vc nos transmite.
    Cris

    ResponderExcluir
  5. Helena, o prazer foi todo meu em divulgar o teu blog.
    (E o postal...???)
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Helena, Freud explica! E como explica! Será que ele sumiu assustado pela obra que teria de usar?
    Ou será que você, magoada, associa o tricô à rejeição?
    Ainda não parei de rir!!!
    Nunca nenhum namorado meu foi assim posto à prova! Por isso tricoto!
    Beijo, querida

    ResponderExcluir
  7. Oi, Helena,
    Mas vamos falar sério? A modelo é ótima, ok? Tem um porte e uma elegância que valha-me Deus! Vc sabe carregar a roupa! E a foto nem precisa estar boa pq vc ficou bela em todas elas!
    Bjssssssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  8. Helena,

    Ficou lindo este conjunto, eu vi pessoalmente! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Lindos Helena! Parabens! Queria passar aqui só pra dizer que estou com saudades das nossas quartas!!! Pelo menos tem o blog pra eu sentir o gostinho!!!
    Beijos e continue assim!
    Silvia

    ResponderExcluir
  10. Oi Helena,

    Cheguei aqui por acaso e adorei! Além do conteúdo ser ótimo, ele é visualmente muito bonito.
    Gosto muito de costurar e de artesanato em geral, embora tenha pouco tempo livre para me dedicar...
    Virei sua seguidora e vou colocá-la na lista de sites indicados no meu blog.
    Abraço

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com