Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

30 de junho de 2013

Pijamas

Por motivos de segurança deletei parte deste post...

...pijamas em malha, malha levinha, malha pv. Mas o corte precisa ser perfeito, cortado no fio. Você sabe o que é cortar no fio do tecido? Para saber mais entre aqui e aprenda com quem entende de modelagem - eu nunca fiz curso de modelagem, mas sempre soube que em toda modelagem você deve observar onde está a indicação do fio do tecido, um detalhe importantíssimo para um perfeito caimento da roupa - até para a confecção de uma calcinha é preciso cortar no fio. Sei onde dobro o tecido, e este precisa ser dobrado certinho para que nada fique feio, torto, retorcido. Por exemplo: se vou precisar de 60 cm de largura, dobro o tecido pelo lado avesso em 30 cm, contando a partir da ourela.
Outra dica para saber se o tecido foi dobrado no fio, é deixar cair a malha. Observem que ele caiu certinho, sem enrugar. Mas não é só isso - o molde tem que estar na posição certa, o fio deve estar paralelo à ourela.
Observando a indicação do fio, posicione o molde sobre o tecido dobrado pelo avesso. No caso do molde (abaixo), o espaço entre a marca do fio e a dobra do tecido é de 16 centímetros. A marcação do fio já veio determinada no molde que foi comprado pronto. Quando comprei um pacote de moldes prontos (Corte Centesimal) não veio de pijamas, mas consegui adaptar o molde que era de macação para  os pijamas e moletons porque notei que eles eram parecidos com uns moldes antigos que tenho. Fiz algumas modificações, desprezando a parte de cima, mas tive o cuidado em manter a marca do fio reto. Juntei as partes, reproduzi em outro papel e fui montando as numerações, fazendo uma ou outra adaptação. Costurar não é apenas colocar o molde por cima do tecido e cortar, é  necessário analisar o molde, descobrir onde foi traçado a marca do fio (sempre vem) - ele deve estar paralelo à ourela do tecido, pois  é aí que vai determinar o caimento da roupa -  a elegância está nesses detalhes - detalhes não tão pequenos.

Depois é só riscar o contorno. Gosto de deixar o espaço para costura já incluída no molde. Corto na risca e costuro com um pé de máquina.
Mas dá para costurar malha em máquina costura reta? Dá, quebra-se um galho. Uso pontinhos miúdos no zig-zag, mas o ideal é costurar em overlock, onde a costura é mais rápida, mais "limpa". Tenho duas overlocks (uma Janome e outra chinesinha), mas ambas estão paradas devido às aulas onde ensino a utilizar máquina costura reta. OBS: MEU CURSO DE COSTURA PARA INICIANTES NÃO ENSINA A FAZER ESSES TAIS PIJAMAS - VEZ OU OUTRA OFEREÇO ALGUMAS OFICINAS ÀS ALUNAS, mas vou adiantando que não é uma tarefa muito fácil para iniciante. É preciso ter paciência. Não deve ser cortado de qualquer jeito, costurado às pressas. Se é para ficar bonito, tem que caprichar.

Agora vejam como o caimento fica perfeito cortando dessa forma. Dá para perceber pela direção das estampas no sentido vertical:
 A costura da lateral, certinha.
Depois que fechei entre as pernas e as laterais fui costurar o elástico do cós. É importante rebater a costura por cima do elástico para não ficar virando por dentro do cós. Viu que costurei tudo no zig-zag?
 Depois incluí os punhos do tornozelo...

14 comentários:

  1. Olá Helena
    Ótimas dicas sobre costura.
    E quero felicitar a futura enfermeira desejando que alcance na vida tudo o que há de melhor.
    Um dia esse ninho irá voltar a ficar cheio!!!
    Ótimo domingo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Uauuuuuuu! Bom dia! Vc não pode esquecer das fãs. Esta "aulinha" foi ótima.Vou para o Rio olhar netinha (outra avó vai tirar férias) quando voltar vou tentar fazer. O ninho por aqui vai ficar vazio. Filhos?Não! Netinha e netinho. Assim é a vida,vamos em frente que atrás vem gente! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Helena, com uma máe assim táo dedicada esse ninho nunca vai ficar vazio.
    Adorei o post de hoje, e inclusive aprendi a usar a fita crepe. É que eu prendo com alfinetes o que acaba fazendo barriguinhas...rs
    Assim fica mais retinho. E o caimento de uma roupa é tudo. Ficou muito fofo esse pijaminha.
    Bjs,
    Cris/Rj

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helena! Linda postagem! Delicada como você. Tenho uma dúvida: Seu ninho vai ficar vazio porque sua filha passou no vestibular para farmácia? Beijos, Claudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena! Outra coincidência... eu também fiz 1 ano de Biologia antes de entrar na UFMS para farmácia. Diga para ela que a parabenizo e que desejo tudo de bom. Desejo que ela encontre bons amigos, estude bastante e que seja muito feliz na profissão que escolheu. Meus filhos ainda são pequenos, Leonardo de 8 anos e Gabriel de 3 anos... mas já posso sentir a sua dor de não ter um filho tão próximo. Fica tranquila... pois a faculdade passa rápido e logo logo eu vai voltar. Beijos, Claudia.

      Excluir
  5. É Helena querida, a vida é feita de ciclos... Agora é hora da filhota começar um novo caminho. Pra mãe deve ser um coisa muito complicada, pois na verdade nós somos mais dependentes delas que elas de nós... Ufa, por aqui não houve a necessidade da dabandada ainda, pois as duas cursaram universidade aqui na cidade mesmo, para alívio meu,rsrsrs. Uma já concluiu e no momento está exercendo suas vida profissional aqui tb. Então, o ninho ainda está povoado, mas entendo perfeitamente que isso é transitório, já que eu um dia tb levantei vôo e parti da casa de meus pais (ainda bem que agora eles é que vieram pra pertinho de mim).
    O que nos acalenta é a certeza de que estão indo em busca da felicidade, realização... Aí querida, coração nenhum resiste abre a porta e deixa ir. O que mais queremos é a felicidade delas, né? (podendo ser por perto melhor ainda,rsrsr). Bjks no coração

    ResponderExcluir
  6. Helena, é o Síndrome do Ninho Vazio. Mulheres ocupadas mal o sentem. Verá que não é tão desesperante quanto o pintam.
    Gostei da aula, D. Helena, claríssima e prática.
    Beijinhos para ti e parabéns à vitória da nossa nova universitária.

    ResponderExcluir
  7. Helena ,é verdade que modelagem tem que se saber para que o trabalho seja perfeito ,seu passarinho aprendeu a voar ,mas descanse que ele«ela»volta
    boa semana e beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Helena,

    Puxa, adorei as dicas sobre o corte em malha e a indicação do site.
    Parabéns pela filha, muita sorte em seu novo caminho.
    Esse momento em que os filhos saem de casa é quando podemos ter mais tempo para nós, apesar da saudade, pode ser um momento de crescimento interior e realização.
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  9. Perfeitas as tuas dicas de costura em malha, vou fazer já já um link dele no meu, são preciosas demais - espero que você não se importe...

    Incrível como, em meio a ansiedade e apreensão que você está vivendo no momento, você ainda consegue ser tão clara e dedicada com nós (tuas fãs) a ponto de fazer uma postagem tão boa. Como somos parecidas eu acho que sei mais ou menos o que te passa pela cabeça, mas vai dar tudo certo! A gente tem que abraçar com os braços abertos (não é assim que se diz?), que eles se sentem protegidos, mas não cerceados ou presos. E ela puxou a mãe, com certeza. Vai saber se virar direitinho. Deus toma conta.

    E ela ainda vai dormir toda noite abraçadinha pelo pijama da mama...

    Beijos e uma semana maravilhosa prá você, Helena querida.

    ResponderExcluir
  10. Oi Helena, tudo bem? eu sempre estou por aqui dando uma espiadinha e aprendendo coisas úteis. Suas dicas são imperdíveis. Agora vou abusar, como eu calculo a metragem do elástico para a cintura? já ouvi alguém dizer que deve ser 80% do valor ,mas tenho dúvidas.Como você faz?
    Beijos, Fique com Deus
    Suzy Mendonça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzy, entre em contato comigo através da janelinha lá em cima "contato".
      Beijos,
      Helena

      Excluir
  11. Helena

    Já passei por isso pois meu filho casou em Out 2010, foi morar no Ipiranga. Em Fev 2013 mudou-se para o Rio de Janeiro e o vejo bem pouco pois a vida dele está sendo feito no RJ. A minha filha, por causa do mestrado na USP e do trabalho foi morar em Perdizes, desde Ago 2011.

    Agora, é só eu e o maridão, como dizem na família, estamos em lua-de-mel novamente. No começo, sentimos muito a falta dos filhos pois foram mais de 20 anos convivendo juntos, dia-a-dia. Mas a gente se adapta, aceita e percebe que cumprimos nossa missão e posso dizer que foi bem cumprida pois são pessoas de bem, trabalhadoras e responsáveis.

    Você já sente o que senti mas isso tudo também te ajudará a fortalecer a mãe que você é e o relacionamento com a filha que voltará, com saudades de vocês, do cheirinho da casa, da vida mais adolescente.

    Nós também fizemos o mesmo com nossos pais, não é? e agora sabemos o que eles sentiram.

    É ótimo ela prestar vestibular para uma instituição tão gabaritada como a USP, ela formará um belo currículo profissional e já estou torcendo por ela passar mesmo que implique a saída da casa dos pais. É por um bom motivo, é para fazer um futuro melhor para ela e os filhos que um dia virão. E assim a vida prossegue...preparamos o caminho nosso e dos que virão.

    Sucesso para a filhota. Ela tem boa educação e com certeza juízo. Sendo assim fará sempre boas escolhas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa Helena, amei o pijama, meus filhos estão precisando mesmo, aqui em Brasília chegou o frio e ainda nem comprei o pijaminhas, ai fico imaginando meu gêmeos crescendo e indo embora para estudar ou morar longe de mim, nem penso ainda, vou curtir eles, porque o tempo passa rápido, essa semana vou comprar os tecidos , mais tem que ser aquele tecido quentinho, vou fazer você me animou, parabéns ficou lindo como sempre caprichosa. bjsss


    Cláudia Muniz
    casascomdetalhes.blogspotcom

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com