Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

4 de novembro de 2013

Minha convidada de honra

Fiz um chá para amigas, tendo a Helga como nossa convidada de honra. Antes do chá ela nos ensinou a costurar uma linda bolsinha que vi em sua casa outro dia. Ela, como sempre muito atenciosa e solícita,  ofereceu a me ensinar. Aproveitei e convidei duas amigas gaúchas e a filha da Helga, a Katja.

No sentido horário: eu, Helga, Katja e Lígia.
E aqui a Luciana e as demais da foto acima

Todas trouxeram seus tecidos ja´cortados e costurados. Era um quadrado (duplo) com 50x50, costurado pelo avesso, virado pela pequena abertura e passado a ferro.

Começamos com as marcações, seguindo a orientação da Helga. Depois disso dobramos várias vezes como origami:
E fomos dobrando as pontas, ora costura aqui, ora dobra ali... 
A Lígia prestando a maior atenção ao que a mestra ensinava:
Trabalho feito. Aqui todo mundo, menos a Luciana que ficou atrás da câmera por conta da foto: Recebi tanta foto das meninas que acabei deletando algumas por engano. Numa delas devia estar a Luciana mostrando a sua bolsinha.
Depois do trabalho concluído, hora do chá. 

Como gosto de preparar tudo com antecedência, arrumei a mesa um dia antes (à noite). Usei o outro lado do jogo americano duplo que já mostrei o outro lado florido aqui,

Hoje mostro o lado branco para combinar com o branco das estrelinhas das capas dos sousplat. Já mostrei eles aqui também. Com a sobra do tecido azul fiz sacolinhas para presenteá-las colocando dentro delas uma xícara e um vasinho. Usei os cordões amarelos para combinar com os guardanapos também amarelos. Uma mesa bonita exige atenção às cores. As flores amarelas também para combinar.
Ao lado da mesa flores no vaso, também azul, diziam boas-vindas!
Aqui o presentinho que cada uma levou na saída. Sempre ofereço um mimo após a visita. Aproveito meus dotes costurísticos, pois a costura faz parte da minha vida - tiro proveito em tudo! Gastei pouco com essa roupa para a mesa porque usei tecidos comprados em retalhos, mas bem examinados, se não o barato sai caro.
Olhando a mesa à noite,  antes de dormir. Fui dormir gostando tanto de mim assim...
O enfeite das cadeiras foram sobras de filó que comprei não sei quando - talvez quando minhas filhas eram pequenas ainda e gostavam de brincar com esses tecidos leves.
Enquanto elas estavam dando os últimos pontinhos nas bolsinhas desci para por as comidas na mesa. O pão de queijo que a Lígia fez acabava de sair do forno. Cortei o bolo de banana que a prendada Luciana fez, coloquei nos potinhos as bolachinhas que ela também fez. Os brigadeiros que a Katja fez deixei para servir na saída. A Helga trouxe um pão que ela mesma fez junto com um patê. Eu fiz um pão com alho e comprei duas tortas doces. Fiz o café, fervi o leite, fervi a água para o chá... quando a chaleira apitou todas desceram tagarelando, exibindo suas bolsinhas.

Obs: enquanto digitava este post recebi e-mail da Luciana passando a receita do bolo de banana e das bolachinhas de aveia. Não é uma fofa essa menina? A Luciana comercializa seus quitutes! As embalagens são lindas e delicadas. Pena que, na euforia do encontro, nem me dei conta que não tirei fotos. Mas asseguro que tem uma presença ótima e muito, muito deliciosos. Se quiserem encomendar, entre em contato comigo que eu passo o contato dela, ok?

Olhem lá a minha bolsinha se exibindo porque também queria sair na foto!
A conversa rolou solta. Já se passavam das 19 horas quando notamos que o tempo havia passado e nem percebemos.

As meninas ajudaram a retirar a mesa, eu separei as comidas, dividindo o que sobrou em 5 pratinhos e a Helga se ofereceu para lavar a louça. E as flores que a Katja trouxe também quiseram posar para a foto
E na porta da saída um vaso com flores dizendo: voltem logo! 




12 comentários:

  1. Esta minha irmã! Sempre criativa desde pequenininha! bjos.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de encontro!!! Amo esses encontros e sempre me emociono. Sempre que posso também gosto de me reunir com pessoas queridas. Dê os meus parabéns a todas, amei as bolsinhas!!! Beijos, Clau.

    ResponderExcluir
  3. Que delicia de recepção, e as bolsinhas ficaram lindas, muito interessante!
    bjo grande

    ResponderExcluir
  4. Ai, que invejaaaaa! E eu não tava aí prá comer esse montão de comida - não ia nem prestar atenção nas costuras (me desculpe...) mas o meu cérebro não funciona direito quando sinto cheiro de gostosura... Amei a bolsinha, ficou muito lindinha, amei os suplas, os enfeites nas cadeiras - tudo chique e aconchegante. Maravilha - e eu tão longe...

    Beijão, Helena querida, e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  5. Helena , quanto tempo né, mais sempre encantada com seu capricho e dedicação, amei a mesa que você fez com tanto carinho adoro chás com amigas, parabéns você é virtuosa e especial beijoss

    Cláudia Muniz
    casascomdetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Helena!
    Deve ter tido uma tarde muito agradável com suas amigas, adoraria ter amigas próximas a mim que gostassem de costurar e mimar a casa.
    A mesa ficou muito linda, as cadeiras com o tule super criativo e tenho certeza que se sentiram especiais, a bolsa que vocês fizeram fiquei encantada, um luxo!
    Ah! Gostaria de saber o tecido da sua cortina da cozinha!!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josye, usei tricoline 100% algodão. Fiz também para o gabinete da pia da churrasqueira. Fiz um pap aqui no blog. Procure em "pesquisar", digitando "passo a passo cortina para gabinete da pia. Super fácil.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Helena

    Sempre tão cuidadosa com a casa e com as pessoas que a visita.
    Belíssima recepção.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fatinha, vi que você está arrasando nas costuras! via a camisa, linda, linda. Desculpe a falta de tempo em comentar, mas sempre que posso vejo todas as postagens.
      Beijos

      Excluir
    2. Helena

      Estou trabalhando tanto que muitas vezes nem nas aulas posso ir.
      Tenho ficado em falta de visitar muitos blogs, visito alguns, outros ficam p/depois e assim vai indo e meu blog também ficou sem atualizações.
      Teve meses que fiquei viajando direto, todos os fins de semana e ainda bem que maridão trabalha junto comigo.

      Graças a Deus, este ano foi muito bom para trabalhar e espero que em 2014 também seja assim pois ainda tenho financiamento a pagar. Quanto as costuras vou conciliando na medida do possível. Tenho que fazer mais fronhas, comprei tecido mas....estou deixando para janeiro.

      O que lamento mais é não conseguir visitar meu filho que se mudou para o RJ a poucos meses. Se ele não viesse p/SP ficariamos sem vê-lo :-(
      Mas quem sabe agora em janeiro que é mais tranquilo p/mim e maridão dê para visitá-lo.

      Bjs
      Fatinha

      Excluir
  8. Que delícia de encontro!! Gente bonita, boa comida e uma chiqueza de lugar!! Parabéns para todas vcs!!!!Bjos

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com