Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

22 de março de 2015

Café com costura

Acompanho um blog A Rosa na Janela que tem uma frase muito sábia na página de rosto, que diz assim:

"Ensine a outros o que você sabe: não importa se é a receita de um cachecol, do maravilhoso prato de família, aquela dica infalível para sair do aperto... Quando a gente é mesquinho, vive pequeno! Seja generoso, mesmo se o segredo compartilhado é parte do seu sustento, afinal, sempre vai ter quem prefere comprar pronto e  - com certeza - sempre vai ter quem precisa da sua dica para por o pão de cada dia na mesa. Viva grande!"

E acho sábio também aquele que recebe, de graça, ser gentil em agradecer. Quase sempre recebo pedidos de pessoas pedindo passo a passo dos meus trabalhos. Algumas escrevem diversas vezes pedindo mais explicações. Explico como posso, pois meu tempo é dedicado às alunas e quando não estou dando aulas estou cuidando da casa e da minha família, Já cheguei até a fazer um trabalho todo novamente apenas para fotografar e enviar para uma pessoa - uma pessoa que eu nunca vi na vida - e continuo não vendo, pois nunca mais deu o ar da graça, nem mesmo para agradecer. E se você aprendeu algo com o outro, seja gentil, agradeça, mesmo que o outro esteja do outro lado da tela sem ver o seu rosto.

Não quero passar nenhuma lição de moral em ninguém, ensinar as coisas mais rudimentares da educação - não sou o melhor exemplo e estou longe disso. Mas sexta-feira eu convidei a Bertha (e Maria Luiza também) para virem aqui em casa após o almoço. Quis retribuir a enorme gentileza que a Bertha me fez vindo até aqui me ensinar como fazer caixas na outra sexta-feira, lembram?  Ensinei a elas uma mochila linda, que está fazendo o maior sucesso, pois quando fizeram o curso ainda não havia essa mochila:


Que tem o fundo redondo
E um aplique no bolso, feito em feltro
E as alças presas por um gancho
Costura concluída, fomos tomar um café e por os assuntos em dia. Elas são umas  queridas, se tornaram ótimas amigas, gente do bem. E eu quero sempre estar junto a pessoas do bem!
E daí a Bertha me mostra joguinhos de lençol para bebê que ela aprendeu aqui no curso e está fazendo para vender.
Como ela sabe bordar - e borda muitíssimo bem - bordou esse elefantinho em um dos jogos. Coisa mais fofa! Ela borda enquanto vê tv ao lado do marido. 
 E essa menininha em outro. Coisa linda!
Fez os saquinhos de filó como eu ensinei para embalar. Fez tudo delicado, com capricho. Tudo macio, feito em percal 200 fios, 100% algodão. Usou bordado inglês (ou tira bordada como alguns conhecem) também em 100% algodão;  incluiu um viés fininho na junção dos tecidos da fronha. Os acabamentos foram feitos na overlock, não devendo nada para aquelas peças que encontramos na Trousseau.

E se você aí que babou nesse enxovalzinho, mas não tem intenção de fazer os seus, escreva para mim que eu passo o contato da Bertha que aceita encomendas. Está aprovado. Aprovadíssimo. Eu garanto e assino embaixo.


15 comentários:

  1. Concordo perfeitamente com você é maravilhoso dividir oque se sabe.
    Acho que o conhecimento dividido seja ele qual for é como uma herança que deixamos.
    Nada de ficar miguelando afinal tem espaço para todos né.
    Querida Helena tenha uma linda semana bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, uma pessoa me contou um dia que passou uma receita errada de um quitute que só ela sabia fazer. Achei isso tão cruel, tão feio. Não seria mais bonito falar a verdade: sou mesquinha?

      Excluir
  2. Oi Helena, gentileza sempre gera gentileza e carinho, afeto nunca serão demais!
    Beijinhos, linda semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso justamente isso, Juni. Dê para receber! Beijos

      Excluir
  3. Olá, amei seu blog, tudo feito com muito amor e carinho, sabe meu propósito é esse também, hoje mais aprendo do que ensino, mas o pouco que sei espero poder dividir.

    continue assim, super beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arte e conserto: O que você disse traduz bem aquela frase maravilhosa da Cora Coralina que diz: Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
      Beijos

      Excluir
  4. Ola...
    Parabéns o seu trabalho é lindo, magnífico...
    Admiro demais... não sei costurar, mas vou aprender.. rs
    Deus te abençoe, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisca, aprenda sim a costurar!!!! se precisar de mim, me chame!
      Beijos

      Excluir
  5. Concordo muito com você de passar adiante nosso conhecimento e ser grata qdo aprendemos com alguém.
    Eu aprendi da pior maneira isso de passar adinte o q sei,tive uma amiga com quem trabalhei quase 5 anos ,eu pedia à ela para me ensinar a pintar ,que era o que ela fazia e mto bem ,e eu costurava para ela ,mas ela sempre dizia q não tinha tempo e não gostava de compartilhar as ideias pq outras pessoas iriam "rouba-lás",mas tudo o que eu podia passar pra ela sobre costura, q ela queria aprender eu repassava e me sentia mto bem fazendo isso.
    Enfim por um acaso do destino ela acabou falecendo de leucemia,foi tudo muito rápido em questão de 1 mês do descobrimento da doença,até seu falecimento, e nessa história toda ela não deixou nenhum legado ,não ensinou ninguém o que sabia e acabou com a identidade do seu negócio (ela possuía uma loja de artesanato,hj a mãe dela toca o negócio ,mas perdeu totalmente a identidade)
    E por ak a maioria pensa da mesma forma q ela ,infelizmente,mas como aprendi num curso q fiz recentemente ,tudo o que a gente compartilha ,só nos faz crescer.

    Bjoss
    Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Mônica, que história triste! Que pena que a sua amiga levou para o túmulo todo o conhecimento, sem deixar nenhum legado. Quando criei o blog (antes de dar aulas), a minha intenção era mesmo essa em ensinar outros todas as coisas que sei. Sou uma pessoa até meio muito convencida, admiro as coisas que faço e quero ensinar. Como nem todo mundo do meu círculo não tinha muito interesse, inclusive uma amiga dizia que eu era uma amélia, ficar fazendo essas coisas de casa. Eu morria de raiva quando ela dizia isso, pois era muito feliz fazendo aquilo. Você foi muito sábia. Continue sendo sempre essa pessoa linda, que vai deixar boas lembranças. Beijos

      Excluir
  6. Obrigada mais uma vez, Helena querida, pela imensa gentileza em mencionar meu blog - vai ver por isso ganhei duas novas seguidoras, bem "de repente"...

    Comigo vive acontecendo isso: alguém descobre meu email - que eu não divulgo, nem sei como descobrem, devem saber mexer melhor que eu na internet... - me pedem passo a passo de alguma coisa... Geralmente eu posto no blog, que assim vai ter serventia prá mais alguém, em outra oportunidade. Às vezes eu respondo por email e a pessoa também desaparece... Por um momento eu fico triste, mas daí eu penso que nenhuma boa ação fica escondida dos olhos de Deus e deixo "na conta", Ele é quem sabe o que tem que acontecer na vida da gente, não é mesmo? Eu gosto muito de mim e ficar magoada me judia, então eu levanto e sacudo a poeira, escuto "Jump" do Van Hallen prá dar uma levantada no astral e pronto!

    Amei a mochila, tô pensando em fazer uma prá minha Lola, uma hora desas, quando der tempo...

    Não desanima com ingratidão, amiga! Quem é ingrato fica em débito com a vida e um dia ela cobra.

    Beijos e obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  7. Olá querida!
    Nunca comentei,só gosto de ver o que vc faz com tanto gosto.
    Mas hoje preciso dizer que acho vc de uma gentileza enorme. E concordo,a ingratidão dói.
    Cleo Andreola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E dóia mesmo, Cleo. Comente quando quiser. Será muito bem-vinda! obrigada.

      Excluir
  8. Helena

    Também já aconteceu comigo algo assim. Foi a uns 8 ou 9 anos, uma pessoa pediu-me algo por email que exigiu de mim um bom detalhamento de passo-a-passo, com imagens e tudo o mais. Preparei na maior boa vontade. Na época eu não tinha blog, não pensava em ter pois não conhecia esse mundo. A dita pessoa me conhecia, a meses, de um desses grupos Yahoo de crochê ou tricô que participávamos. Depois que dei tudo mastigado pelo email....nem sequer voltou a escrever para mim, nem sequer para dizer que não entendeu...absolutamente nada!! Ela continuou a participar do grupo mas nunca mais se comunicou comigo. Cheguei a enviar um email para ela perguntando se ela havia recebido o meu tutorial, se não eu retransmitiria novamente, se ela achou complicada a minha explicação e etc. Nem resposta obtive. Achei estranho o comportamento dela e escrevi isso a ela, nada de responder-me. Daí pensei...."Há seres humanos que são bem complicados e nem vale a pena eu perder o meu valioso tempo com eles. Ainda bem que há outras pessoas para eu conhecer e elas aparecerão com o tempo!!" e fechei internamente a questão com ela e depois de alguns meses acabei saindo do grupo que eu já achava meio "panelinha", sabe? e não me arrependi de sair, não sinto que perdi grande coisa!!

    Com isso, aprendi que as pessoas ao agirem assim comigo, só me facilitam o virar a página. Não fico remoendo apesar de perceber a indelicadeza. Sigo em frente, pois quero ver o que tem para mim além daquela(s) pessoa(s) ou grupo(s). E nunca me arrependi de tomar essa decisão pois sempre valeu a pena seguir à frente e deixar isso para trás como um capítulo encerrado. É como o que deixei no meu blog...sem apegos.

    Helena, que trabalhos lindos de sua amiga. Adorei a delicadeza dos bordados que ela faz tão bem feito, tão caprichado. Cresci vendo minha mãe bordando e muito. Ela fazia coisas incríveis em lençois. Ela não sabe costurar nada mas bordar....UAUUUUU...pena que ela não borde mais por causa da vista.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Tudo lindo, os trabalhos, o seu carinho, e até cafézinho da tarde,faz muito bem uns encontros desses de vez em quando,parabéns pelo capricho!!! bjs

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com