Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

6 de março de 2015

Pé para zíper

Você costuma usar? Eu não. Muito raramente eu troco, mas só quando costuro uma roupa. Aqui no curso eu não uso, mas ensino quem quiser aprender. É um acessório que se usa na máquina de costura quando queremos uma costura bem rente ao zíper (zíper comum).
Em alguns modelos de máquina ele não vem, inclusive na Janome 2008, mas você pode comprar em qualquer loja que venda acessórios para máquina de costura. Aqui no curso, como só costuramos zíper em bolsas, necessaires e almofadas, não vejo a necessidade de se trocar o pé, pois procuro simplificar o máximo possível, tornando o ato de costurar um prazer e não um sofrimento. Porém, a praticidade deve-se SEMPRE estar aliada à qualidade, nada de costura torta, mal acabada. Ensino a ter cuidado e capricho. Algumas não ligam para isso, embora sempre friso bem que o diferencial está no capricho com o acabamento, na qualidade dos materiais e na beleza dos tecidos. Avalie se o preço que está pedindo pelos seus trabalhos fazem jus à qualidade. Observem o acabamento daquilo que é vendido em lojas finas. Tudo bem costurado, avesso perfeito. 

Na foto abaixo estou pregando um zíper num bolso (bolso da mochila). Coloquei os dois tecidos (direito com direito) e o zíper entre eles, com o avesso do zíper voltado para o direito do tecido de cima (estampado), assim:
Daí eu coloco no ponto zig-zag da máquina e passo uma costura bem rente à borda, unindo os dois tecidos e o zíper. Nesse processo eu já faço o acabamento na borda dos tecidos e prendo o zíper, como um sanduíche:
Agora vou costurar no ponto reto. Se eu estivesse costurando com o pé do zíper que mostrei acima, a costura viria por cima do avesso desse tecido da foto acima. Mas como eu não troquei o pé, abro os tecidos,  viro o tecido que estava em baixo (vermelho) para cima, dobro rente aos "dentes" do zíper e passo uma costura reta. Reparem bem na foto: Veja que não troquei o pé original (costura reta) que veio na máquina, apenas mudei a posição da agulha, para que a costure ficasse o mais próxima possível da margem.
Reparem que aqui o tecido estampado será a parte superior da mochila. Joguei o tecido estampado para a esquerda ao costurar o zíper. No outro lado do zíper (tecido vermelho) faço o mesmo, mas troco a ordem dos tecidos. Depois que costurei (com os tecidos abertos da mesma forma que costurei acima, jogo o tecido estampado por baixo do vermelho. 
Quero a minha mochila com um bolso bem acabado, com nenhuma costura aparente ou fiapos de tecidos atrapalhando a abertura do zíper.

Esse "babado" que aparece na parte superior é parte do forro da mochila. Gosto de fazer o forro uns 10 cm a mais na parte superior, pois quando virar para o direito, jogo toda a sobra para a parte de cima, dando esse efeito de babado. Fiz um "túnel" com duas costuras paralelas por onde passei as alças e prendendo na parte de baixo por dentro.
Dentro fica assim, ó:
No caso do zíper invisível, usa-se outro acessório - você pode comprar à parte:
Geralmente quando costuramos zíper em roupas. Não fiz um passo a passo dele, mas o blog Zuper Zíper tem um bem explicadinho, com vídeo e tudo. Veja AQUI

O modelo da bolsa simples, muito simples, postado AQUI está fazendo o maior sucesso entre as alunas. Todas estão costurando as suas próprias bolsas para carregar seus tecidos. Veja essa, em tecido jeans, que a Florência costurou na última quinta-feira. 
Saiu da aula toda feliz, charmosa e orgulhosa, exibindo sua cria rua à fora. 


11 comentários:

  1. Olá Helena ! Sabe quando comecei a costurar morria de medo de colocar zíper com o pé de zíper. Só colocava com o pézinho comum ,mas achava que não ficava muito bom. Aí comecei a treinar no pé de zíper e hoje acho bem melhor com ele. Mas ai é questão de gosto como você mesma diz costura tem que ser um prazer e devemos sempre achar o nosso jeito de costurar. Claro sempre prezando o capricho né. Olha amei essa mochila bem lindinha bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica, Helena! Eu costumo trocar mas vou tentar com o pezinho normal. :)
    Beijos! Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  3. Eu uso de vez em quando, porque sei pregar bem com o pè normal,mas quem diria ,alguns anos atràz para mim pregar ziper era um bicho de sete cabeças.bjs.

    ResponderExcluir
  4. Helena eu amei a bolsinha tipo saco com vermelho preciso de fazer uma dessas mas apanho no colocar o cordão a minha não fica boa assim qual o segredo de dessa costura da boca é ai que me atrapalho toda já fiz uma mas não ficou boa e na parte do cordão que erro.

    ResponderExcluir
  5. Helena! Que delícia encontrar seu blog!
    Fiz um cadastro num curso gratuito e já estava triste por ter ficado na lista de espera.
    Mas, ai me ligaram que eu posso começar amanhã.
    O curso é para moda casa, panos de prato, porta filtros, toalhas.
    Estou muito contente. Acho que vou ser a primeira da família a se aventurar e algo semelhante a isso.
    E é claro, como tudo hoje em dia, vim olhar na net o que será que poderei aprender. Achei seu blog e não conseguiler só um post.
    Amei as quaresmeiras, amei seu jeitinho de falar.
    abraços de Marilia-SP

    ResponderExcluir
  6. Helena,

    Eu achava que teria que trocar . Fiquei até mais animada, depois de ler esse post.Acho que o dia que eu costurar o primeiro ziper, vou ficar radiante. Rs
    Ainda não desisti de aprender.Minha mãquina está aqui, novinha me esperando.
    Eu amei o projeto da bolsa, e essa jeans da sua aluna, ficou muito linda.
    Um lindo dia! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a dica do zig na ponta do zíper antes de costurar reto - eu usava costura reta nos dois, mas do teu jeito o zíper fica mais livre e, na hora da costura reta, tem mais espaço. Ficou muito linda a mochila, adorei a estampa, mas me apaixonei pela bolsa jeans. Comprei tecidos prá fazer uma mais ou menos assim prá minha Nana levar os livros prá faculdade, as bolsas compradas prontas não aguentam o tranco...

    Beijos, Helena querida!

    ResponderExcluir
  8. Helena, nesse (e noutros ...) aspetos, somos iguais, amamos e protegemos a nossa gente, o nosso país e, sabe, reajo muito mal quando me falam mal de quem amo.

    Agora o assunto do teu post, costurar ziper! Eu, atrevida, destemida, não me deixo intimidar e coso o melhor que sei - não mudando o pé . Sei, contudo, de um saber de experiência feito, que vou melhorar, melhorar sempre.
    Um grande beijinho da Nina

    ResponderExcluir
  9. Olá, Helena! Eu me chamo Juliana, moro em Feira de Santana e tb costuro. Aprendi o básico com minha mãe. Sou professora de inglês, mas assim q casei decidi q qndo tivesse filhos ficaria em casa. No primeiro ano de casada meu marido me deu uma máquina, comecei fazendo bolsas e (como vc) em 2013 fiz todo o enxoval da minha filha. Desde então tenho me dedicado às costuras. Visito vários sites e esta semana descobri o seu, olhei todos as postagens e te digo que é um dos melhores q já vi! Muito organizado e explicado. Amei, amei, amei! Inclusive aqui tb tem o Varejão das Fábricas e o preço é ótimo! Que Deus te abençoe! Saiba que sempre vou passar por aqui! Já me sinto íntima, seu blog deixa qualquer pessoa à vontade! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, fiquei comovida com esse recadinho tão lindo vindo daí. Muito obrigada. Fui lá em sua página para deixar um comentário, mas fiquei confusa, pois vi que tem vários blogs e não sei qual deles você acessa.
      Sinta-se sempre à vontade em vir aqui. Terei o maior prazer em lhe ajudar, caso precise de alguma dica que eu possa dar, ok?
      Beijos e obrigada por deixar meu dia mais feliz!

      Excluir
  10. Oi, Helena! Estou com vergonha de dizer que estava ansiosa para ver se meu comentário tinha sido aceito! É! Realmente tenho vários blogs! O Bossamoda era de quando eu fazia bijuterias, deixo como recordação de quando eu era solteira, das coisas que eu fazia. O outro de bolos decorados é da minha mãe. Tem um de quando eu fui à Itália. Outro sobre dieta da proteína que não recomendo a ninguém que faça, pois tive um problema sério no labirinto (é difícil, mas o melhor é a reeducação alimentar!). E, por último, o jujuba e caramelo que fiz para publicar costuras e afins. Tenho que reorganizar e desfazer alguns. Fui ontem à rua e a loja fechou :( ! Estava tão animada em seguir seus conselhos de tricoline e brim, enfim comprei em outra loja! Enfim, gostei de VC ter me respondido! Depois, vou querer tirar dúvidas sim, obrigada! Pode me responder por aqui mesmo, por enquanto. Deus te abençoe! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com