Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

1 de novembro de 2015

O nhoque da Iara

A Iara é uma aluna muito divertida e falante. Fico muito à vontade com ela. No dia da sua aula meu marido fazia aniversário, mas passou a semana fora a trabalho e chegaria só à noite. Eu comentei com ela que queria fazer um jantarzinho para ele, mas bem prático, pois teria aluna até às 18 horas. Ela sugeriu: "faça um nhoque!" 

"- Nhoque? ah não,  ficar cozinhando aquelas bolinhas..." Ela disse: "essa receita é super prática, não precisa cozinhar na água fervente, você faz num minutinho!"

Então me ensinou. Eu fiz direitinho, bem rápido e prático, assim:

Ingredientes para a massa:
1 quilo de batatas cozidas com sal e espremidas - cozinhei sem cascas na panela de pressão
1 xícara (chá) de maisena
1/2 cebola picada e um dente de alho
2 gemas
4 colheres (sopa) margarina (eu usei manteiga)
Molho de tomates da sua preferência - tinha um feito na véspera com manjericão
Queijo ralado (uso queijo parmesão ralado no grosso)

Mode de fazer:
Refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente as batatas espremidas. Prove o sal. Coloque as gemas, mexa. Ainda, no fogo, vá acrescentando, aos poucos, a maisena e vai mexendo.  Nessa hora é preciso um pouco de força, pois vai formando um bolo grande e pesado. Vai mexendo, mexendo. Prove para ver se já saiu o gosto de maisena. Desligue, deixe esfriar um pouco. Já está pronta a massa!

Forre o fundo de um refratário com um pouco de molho. Pegue um pouco da massa e vá fazendo rolinhos na bancada. A receita pede para polvilhar maisena na bancada, mas eu polvilhei queijo ralado para não ficar com gosto de maisena. Corte os rolinhos e vá transferindo para o refratário. Por último coloque o queijo ralado e leve ao forno se preferir. Levei ao forno antes de servir, pois o marido chegou tarde. 
Semana passada fiz 3 jogos americanos dupla face para dois lugares cada. De um lado usei linho e guipir, do outro lado usei tricoline azul com coraçãozinhos brancos. Na mesa dobrei as pontas para dentro porque queria o contraste de cores com o sousplat branco. 
O nhoque fica leve, macio, muito gostoso mesmo. Fácil de fazer, dá para preparar de véspera, faz um vistão. Ainda deu para fazer um bolo de laranja, com recheio de creme de limão e coberto com suspiros.
E ele achando que casou com a melhor mulher do mundo! A filha achando que eu tinha deletado a foto dela para não sair no blog. 
No dia seguinte a filha mais velha chegou. Outra festa. Arrumei a mesa, acendi velas
Coloquei flores
Enquanto esperava o marido chegar com a filha, abri o vinho, tomei uns goles e tirei foto. Tome sempre água junto com qualquer bebida alcólica. 
 Dessa vez usei jogos americanos, individuais, também em linho.
Fiz lombo ao molho shoyo com champion, arroz branco e batata palha - outra receita bem fácil, que dá para preparar na véspera. 

No sábado arranco todo mundo da cama bem cedo para tomar o café da manhã reunidos. 

A versalidade dos jogos dupla face. Usei o outro lado, combinando com a manhã de sol.
 Até a cachorrinha compareceu, sonolenta.
Fiz pão caseiro que deixa a casa com cheiro de casa de mãe. Cheiros a gente leva para a vida toda. Esse cheiro minhas filhas vão levar com elas. Lembranças que confortam.
(*) o nhoque "da Iara" foi gravado em vídeo no programa da Ana Maria Braga, aqui


12 comentários:

  1. Que jantar de aniversário maravilhoso! Existe presente melhor?
    Você é uma pessoa especial. Cuidadosa em cada detalhe.
    Tudo o que você posta no blog acontece mesmo! Fui recebida com muito carinho, atenção e uma mesa lindíssima para tomarmos café. Obrigada por fazer parte da minha vida.
    Beijos com carinho,
    Rúbia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rúbia, você é uma aluna muito especial. Gosto de você e tenho o maior prazer em recebê-la sempre com muito carinho e alegria. Mostro seu lindo presente para todo mundo que entra no ateliê - algumas ficam até meio enciumadas. Meu kit de viagem. Beijos. Vlou te mandar um e-mail.

      Excluir
  2. Olá Helena !
    Que coisa boa estes momento em família.
    Comida boa e farta e sempre bem acompanhados isto não tem preço.
    Bjs amiga e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Que capricho, Helena !
    Amei a receitinha, vou tentar fazer !
    E os jogos americanos aliados ao carinho de cada detalhe da mesa, fazem a diferença , com certeza !


    Beijos
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
  4. Teu blog é reconfortante!!! Tudo que é feito com muito amor, carinho e poesia é muito lindo!
    Felicidades Helena para você e toda sua linda família. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terezinha, você que é uma poesia!!! sempre deixa comentários tão lindos. Muito, muito obrigada. Se quiser conversar comigo, me mande um e-mail: helenacompagno@hotmail.com
      Beijos

      Excluir
  5. Helena querida, aqui manhã de sol, céu esplendoroso, mar bravio. Uma perfeita manhã de domingo.
    Abri o ipad. Encontro os teus comntários e este post incrível. Melhor é impossível.
    Ando pouco motivada para cozinhar. Tem que ser tudo muito simples, muito fácil - como o nhoque da Iara. Talvez me anime.
    A tua casa, um lar! Mesmo como eu gosto. Casa com alma, com gente que se quer.
    A tua filha é linda - que te perdoe a pequena indiscrição!
    Por aqui, querida, um dia de cada vez, como tem e deve ser.
    Tenho tricotado um pouco, costurado um pouco, passeado um pouco e destes poucos se constroi o quotidiano.
    Estou bem, calma e com vocação para ser feliz.
    Um grande beijo da Nina

    ResponderExcluir
  6. Que postagem mais deliciosa! Fui até assistir o vídeo da Ana Maria e concordo com você, envolver os nhoques no amido é pecado, devem ficar com gostinho cru. Amei a receita, vou passar a fazer assim, meus filhos amam nhoque... Teu capricho com cada detalhe é sempre inspirador, tua casa parece um sonho, tudo perfeito - não é prá menos a cara de felicidade do teu marido, casado com uma super-mulher como você. Parabéns, Helena querida. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que capricho hein?
    As mesas ficaram lindas...e o nhoque...deu água na boca..nhan nhan...
    Parabéns por tudo.
    Bjs.
    http://esposasintercessoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus Helena Super Mulher fez pão de manha cedo?, tenho que aprender e fazer tambem kkkk, é verdade os cheiros levamos conosco para o resto da vida, e fazer isso por nosso filhos, até para saberem que sempre vai ter alguém por elas quando o sapato apertar, isso e confortante. Agora para tudo!!!! estas mesas ficaram show, muito capricho... ainda chego lá. Um beijão uma ótima semana para você e toda sua família.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Helena, voltei aqui no blog para te agradecer o convite de conversar via e-mail e para dizer que fiz esse nhoque maravilhoso para esperar meu filho que está voltando de viagem de férias.
    A receita é maravilhosa!!!
    Obrigada, um forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Terezinha, fico feliz em saber que fez o nhoque. Não é fácil, prático e delicioso? Já fiz 3 vezes, pois meu marido adora massa. Ontem eu fiz um filé a vesúvio também muito fácil, prático e gostoso. Tirei fotos no celular e ainda não sei descarregar as fotos por lá, acredita? Tenho que pedir ajuda "aos universitários".
      Então já sabe, se quiser conversar "no reservado" me mande um e-mail. Beijos.

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com