Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

24 de maio de 2016

Como engomar tecidos

Engomar tecidos não é coisa do passado, nem de vó, nem da era escravidão. Engomar é chique. É lindo. Sentar numa mesa lindamente arrumada com guardanapos e toalhas engomadas. Ah, morro. Encante.
Esses jogos americanos e guardanapos foram feitos pela Iara (aluna). Fez para presentear. Trouxe para eu ver. Fui lá na mesa e arrumei para tirar foto. Ele vibra ao ver a minha alegria. Eu vibro ao ver a sua! A Iara é uma pessoa extremamente caprichosa. Tudo o que aprendeu aqui fez com excelência. Repete em casa durante a semana tudo o que aprendeu. Quer coisa mais gratificante para quem ensina?
Aprendi a engomar tecidos com a minha amiga Bertha que sabe tudo! Engomei os meus antes de serem costurados. Engomei dois metros de tricoline, usando as seguintes medidas:

1 litro de água
2 colheres (bem cheias de sopa) de amido de milho (pode ser de qualquer marca - usei Maizena)
1 colher (sopa) de álcool
1 colher (sopa) de amaciante

Ferva a água. Dissolva o amido de milho em uma xícara (café) de água fria e jogue na água fervente. Misture bem para não empelotar. Fica um líquido transparente, grossinho. Deixe esfriar. Adicione o álcool e o amaciante. Envolva os tecidos (ou peças já prontas) nesse líquido. Torça. A Bertha costuma centrifugar na máquina, mas apenas dei uma leve torcida. Estendi no varal pelas ourelas. Passe com ferro bem quente e utilize. Para cortar é uma delícia. Depois de pronto ganha glamour. Ganha encanto!
 E ela babando sobre sua cria. Não é lindo ver isso?
 Até a manhã se vestiu de azul!


3 comentários:

  1. Helena que lindo! Azul é minha cor favorita quando vi esse jogo meu coração fezz estripulias de vontade de querer um. Esse post é o que eu estava precisando lê, fiz uma saia de linho cheia de preguinhas e estava exatamente pensando em engomar para poder usar. Minha mãe me ensinou apenas usando maizena mas vou fazer pela sua receita. Você é um amor lembra minhas professoras de costura,se morasse no seu estado passaria no seu ateliê para te conhecer pessoalmente. Você me inspira muito, me ensina a ser mais gentil, a pensar mais em servir ao próximo com alegria. Ontem eu estava para receber uma cliente aqui em casa, amiga da minha sobrinha fiz um vestido para ela e ela veio provar,ai eu lembrei de você dos lanchinhos que você faz para suas alunas, então fiz um bolo simples para servir a minha cliente, ficou simples porque não sei fazer mas ela gostou. Estou te imitando vê se pode? Um abraço, somos abençoadas em ter um blog como o seu.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que querida você ê Valdejane! Se eu morasse perto de você iria aí comer desse bolo e desfrutar da sua companhia agradável e pura! Com certeza a sua cliente nunca vai se esquecer desse carinho e vai indicá-la para outras pessoas. Muito obrigada pela "cartinha" tão amável. Bjs

      Excluir
  2. Helena, não conhecia esse segredinho - na verdade não gosto de passar a ferro, mas às vezes lá tem que ser,
    Bom domingo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com