Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

30 de junho de 2016

Massa com alho poró

Motivada por uma bela foto de um pudim que vi no FB - uma belíssima foto de um belíssimo e deliciosíssimo pudim - larguei as cobertas da noite fria e fui para a cozinha! 

Ora, ora, estraguei meus ingredientes, ficou um mingau doce. Ficou uma porcaria e eu perdi meu precioso tempo. 

Mas domingo eu fiz uma receita que vi na internet delícia e fácil e que agradou todo mundo aqui em casa. 
A receita pedia espaguete, mas só tinha fusilli. Esse aqui:
Usei a caixa toda. Sobrou para o jantar.

Vai precisar de alho poró, manteiga, creme de leite, requeijão, queijo ralado parmesão, alho, cebola, caldo de carne e o macarrão.

Levei ao fogo, numa panela, 3 colheres (sopa) de manteiga - coloco sempre menos do que pede.
Refoguei 1 cebola batidinha com 1 dente de alho amassado. A água do macarrão já está pronta. Fervo na chaleira até apitar e transfiro para a panela. Vai mais rápido.
Adicionei um tablete de caldo de carne (frango ou legumes). Acrescentei um alho poró cortado em fatias fininhas (só a parte branca). Não coloquei sal - a manteiga era salgada e o caldo de carne já tem sal
Após murchar, acrescentei um copo de requeijão
 e uma caixinha de creme de leite - a receita pedia uma lata. Mexi tudo e desliguei a panela.
À parte cozinhei o macarrão com um fio de óleo. Cozinhei por 8 minutos como pede a receita. Se gostar mais macio, deixe mais tempo. Gosto al dente.

Escorri o macarrão e joguei na panela do refogado. Misturei bem
 Transferi para um pirex. Polvilhei queijo ralado (grosso) parmesão 
Levei ao forno para gratinar e fui preparar a mesa com esmero porque é domingo e a minha família merece. Porque a crise está brava e ultimamente só tenho feito comida em casa.

A cor eleita foi azul, como no domingo passado. Aqui quero mostrar joguinhos americanos em filó que uso por cima dos guardanapos em linho. 
Aqui uso guardanapos como jogos americanos.
Todas essas costuras eu ensino no curso, mas quase sempre deixo a mesa montada durante a semana para que as alunas possam se inspirar. Algumas me confidenciam que não sabem arrumar uma mesa, os lugares dos copos, dos talheres. Digo sempre que não há regras rígidas como ditam os livros de etiqueta. Basta fazer com prazer, com alegria. A inspiração vem junto. Eu gosto de ser dona de casa, gosto de servir. Gosto.

Uso outros guardanapos para cumprir seu papel. Uso um tom de azul mais escuro. Dentro coloco um mino em filó. Não fica um sonho?
Combina com o domingo, igualmente de céu azul
O momento merece um brinde!
Sirvo pestiscos na cestinha 
A mesa merece flores
Almoço pronto, mesa arrumada, família sentada
 Receita aprovada. Foi registrada

5 comentários:

  1. Gostei muito dessa pasta! Vou experimentar com certeza.
    Helena eu acho que nunca vi "filó" - desconfio que por aqui não há. A mesa está linda como sempre.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ai, parecia realmente delicioso, Helena querida, mas a maioria das fotos não abriu, o que será? Bom, mesmo assim, adoro fusili, acho que prende mais o molho que o espaguete...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Helena, tudo bem? Essa cestinha de tecido, adorei ela! Você ja escreveu sobre ela aqui no blog? Acompanho faz uns seis meses e não vi nada a respeito. Queria fazer uma aqui para casa! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline, ainda não falei dessa cestinha aqui no blog. O corte dela é redondo. Uso o mesmo molde da bolsinha porta-joia. Mande um e-mail para mim: helenacompagno@hotmail.com

      Excluir
  4. Ai que delicia... quanta delicadeza nestas mesas!!! ja copiei a receita e hoje a noite será especial , vou fazer para mim e jantar sozinha mas com muito requinte hehehe Adorei seu blog Parabéns Helena!!!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com