Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

24 de maio de 2017

Receita da broinha mineira

Elas aprendem costuras comigo, eu aprendo quitutes com elas, como essas broinhas mineiras que aprendi com a Bertha, que já foi minha aluna. Hoje somos amigas.
O fubá usado é esse aqui. Pode ser de qualquer marca
Vamos aos ingredientes, que são simples e fáceis de encontrar:
Use como medida um copo de requeijão. A minha receita deu umas 50, mas vai depender do tamanho que fizer as bolinhas

1 copo de água
1 copo de leite
1/2 copo de óleo
1 copo de fubá de canjica
1 copo de farinha de trigo
5 colheres (sopa) açúcar refinado. Se não tiver, bata o cristal no liquidificador que fica refinado
1 pitada de sal
7 ovos

Ferva a água, o leite, o óleo, o açúcar e o sal. Tudo junto.
Em uma vasilha misture o fubá com a farinha de trigo e vá adicionando ao leite fervido. Misture tudo até formar um angu e desgrudar do funda da panela. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Depois de frio, vá adicionando os ovos, um a um, e vá misturando com as mãos. A massa deve ficar bem molinha, grudando nas mãos, como uma receita de pão de queijo. A quantidade mínima de ovos é 7. 
À parte, coloque um pouco de fubá numa xícara ou vasilha...

...faça as bolinhas com a ajuda de 2 colheres ou enrole nas mãos untadas com óleo e vá passando no fubá, girando a xícara para que as broinhas fiquem untadas.

Unte uma forma, coloque as broinhas. Leve ao fogo médio até  elas crescerem. Elas crescem devido aos ovos, mas não é para colocar fermento. Depois disso abaixe o fogo para baixo até ficarem douradas e crocantes. Elas devem ficar com esse aspecto, rachadinhas...
... e ocas por dentro, como as carolinas.
Faça um chá, passe um café, arrume a mesa e chame as amigas. Mas se quiser ganhar um dinheirinho extra em tempos de crise, faça uma linda cestinha em tecido (venha aprender aqui comigo) e venda no trabalho, na escola, para os vizinhos.

Se mexa, mulher!


6 comentários:

  1. Ai que orgulho da minha
    teacher ... vc é muito prendada... quando eu crescer quero ser igual vc rsrs... ja estou no caminho rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena, que delícia são essas broinhas! Quando vamos para o sítio sempre passamos na padaria para comprar e levar para o café... Agora já posso fazê-las, obrigada por compartilhar conosco sua receita.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Helena eu fiz, ficou uma delicia!!
    obrigado por compartilhar conosco coisas maravilhosas!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com