Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

24 de agosto de 2017

Recebendo amigas para almoçar

Como já falei aqui algumas vezes,  sou Secretária (hoje aposentada). Trabalhei por muitos anos em grandes empresas multinacionais em São Paulo. Os colegas de trabalho se restringiam apenas ao ambiente de trabalho, onde raramente se estendiam para a vida pessoal. Quando muito nos happy hours, mas sempre com o alerta ligado "estou trabalhando". 

Hoje, por conta do meu trabalho, criei bons e sinceros laços de amizades. Amizades que não ficam restritas apenas ao meu ambiente de trabalho. Algumas frequentam a minha casa, participam da minha vida - eu participo da vida delas. Sempre nos encontramos, aqui ou na casa de alguma delas. Sexta-feira nos encontramos para um almoço aqui em casa.
Quem me conhece sabe que adoro montar um cenário. Fiz cortinas em voil para a varanda que fica muito aberta. Fiz de forma muito prática, apenas com acabamento em ziz-zag, já que elas são colocadas no varão apenas quando vou receber.  Muitas pessoas me perguntam como consigo dar conta, já que trabalho o dia inteiro. Parece difícil, mas para quem sabe costurar, fazer esse tipo de cortina é um vapt-vupt - apenas uma barra em cima onde vai passar o varão. Voil é um tecido muito barato e dá um efeito romântico, de sonho, de sossego e aconchego, como num spa como comentou uma amiga.   
Transformo o ateliê numa sala para recepcionar as visitas. Conforme vão chegando vão se sentando. E o papo vai rolando animado.  Algumas se conheciam apenas pelas redes sociais. 
Preparei casquinhas de siri e brusquetinhas como entrada. Se alguém se interessar pelas receitas é só pedir. 
Importante montar uma bandeja antes que as visitas cheguem, com copos, água, guardanapos e as bebidas já dispostas. A amiga, que sempre é pontualíssima, dou a ela a função de abrir o vinho e vou dar uma última olhada para ver se o lavabo tem sabonete, papel e toalha em ordem - tarefas da dona da casa.
Quem chega primeiro ganha uma foto exclusiva!
A sala de almoço já fica preparada de véspera. Minutos antes de servir monto os pratos com a salada. 
Marido, como bom italiano, não gosta que sirvo dessa forma. Diz que assim obrigo a pessoa comer ou a ficar com vontade comer mais. Mas só faço com a salada. Salada não se repete. É uma entrada. 

Nada de grandes saladas, grandes travessas de maioneses...
Uma foto, por favor!
Quando coloquei o prato principal, dispus nas travessas no centro da mesa. Dessa forma todas se serviram à vontade. 

O prato foi salmão com batatas ao forno, molho de alcaparras, manteiga e azeite. Não tenho a foto do prato no dia. Esse foi o repeteco que servi no almoço de sábado para os de casa. E haja repeteco. Penso num cardápio que sobre para o jantar e almoço do dia seguinte. Sem desperdícios.
Mas sempre pergunto às demais se têm alguma restrição alimentar antes de pensar no cardápio. Pois não existe coisa mais desagradável do que servir um prato para quem é alérgico ou simplesmente detesta. 

As sobremesas foram duas mousses, delicadamente dispostas nas tacinhas de 1,99. 
Acho tão gostoso esses encontros de dia, com a noite para descansar, deitar na cama, rever as cenas do dia, namorar os presentes... 

6 comentários:

  1. Oi Helena

    Seus comentários no blog entrarem certinho. Eu que estive fora de casa e só agora no fim da tarde que apareci pra publicá-los.
    Achei um luxo sua mesa linda e principalmente suas cortinas de voal.
    E que delicia ser recebida com tanto capricho, com uma tão caprichada que com certeza estava uma delícia!
    Amei sua cobertura, o espaço da minha na rua é pequeno mas agora que fechei a churrasqueira com blindex estou feliz da vida, pois os fortes ventos que aqui vão de agoto a novembro já pararam de me irritar. Até adorei sua ideia de plantar as semânias na altura pode ser mesmo uma ideia bem interessante!

    bjão
    ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena, tudo lindo o que voce faz. Fiquei babando seus espaços e comentei com meu marido que pudera, com tanto lugar para receber até eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "anônimo" do comentário acima, desculpe a sinceridade, pois cada um faz o que bem entende. Não é o espaço, não é a louça, nem a comida, não a condição financeira que nos tornam bons anfitriões. Quando se quer receber, até na mesinha da cozinha com os pratos organizados na pia ou nas panelas em cima do fogão, onde cada um pega seu prato e senta onde der é possível. Hoje eu tenho esse espaço bom, mas já morei em apartamentos minúsculos e mesmo assim não deixava de convidar amigos e familiares para um almocinho, um café... Se mora aqui em BH, me chama, vou aí dar umas dicas (para isso não cobro nada não). Beijos

      Excluir
  3. Helena esses seus almoços sao muitissimo agradáveis. Por muito simples e organizados que sejsm, dão trabalho, muito trbalho, mas vale a pena. É um prazer que nao tem preço.
    As sobras são fantasticas - por norma fico com duas refeições garantidas, o que é um excelente negocio.
    Já vira as suas cortinas de voile e só posso aplaudir porque o efeito é fantástico.
    Vamos então, agora, à nossa aulinha de blusa/camisola.

    No verão usamos t-shirts, com ou sem manga, em jersey.
    As blusas são de seda ou algodão e são semelhantes às camisas, com ou sem manga.
    As camisolas usam-se no tempo frio. São de lã ou algodão, geralmente com manga comprida e sao quentinhas para o inverno.
    Obrigada pelo apoio e comentario amigo - realmente há cada camela - sem ofensa para as camelas.😁😁😁😁😁😁😁
    Beijinhos e boa semana,

    ResponderExcluir
  4. Amei LER tudo e ver as fotos tudo muito lindo como sempre Helena

    ResponderExcluir
  5. Ai Helena que lindo!!!!
    Estou planejando um almoço com as amigas aqui em casa, e como sou ansiosa você fez tudo parecer bem tranquilo, acho que dou conta, kkk.
    Nunca tinha pensado nas cortinas de voil para a varanda, ficaram lindas.
    Grande beijo

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com