Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

25 de julho de 2018

Fazer por merecer

Quando trabalhava (em empresas), via alguns colegas de trabalho se ressentindo por falta de reconhecimento, porque o outro, com tão pouco tempo de empresa,  já havia sido promovido... Ficava sempre observando e tentando entender o porquê. Uma das minhas constatações foi pela forma como uma dessas colegas se apresentava para ir ao trabalho.

Suas roupas sempre estavam amassadas na gola, os sapatos sujos, cabelo amarrado na altura do cucurucu, como um ovo de páscoa. Sempre de cara feia, revoltada, se sentindo injustiçada. Quando dava a hora do almoço, saia em disparada para o refeitório porque dizia não querer ficar na fila. Mas era na fila que encontrávamos outros colegas, conversávamos, fazíamos, nosso "networking". Não que devemos nos aproximar dos colegas apenas por interesse, mais vamos ser agradáveis, receptivos e gentis? Reclamar menos, se doar mais?

Mas é claro, é óbvio que, além de todo esse cuidado com a aparência e no trato social, a pessoa tem que ter competência. Mas só competência não adianta. Essa colega tinha competência pelo que fazia. Ficava tão tentada dar uns toques, mais tinha certeza que minhas críticas (positivas) não seriam aceitas. 

Nossa, por que fui desenterrar essa defunta? Ah, lembrei. Para falar do pano de prato.
Esse paninho lindo, bem cuidado, que deu seu melhor, saiu da cozinha, da sua humilde função de enxugar pratos e panelas e foi fazer um bico, auxiliando a dona da casa na hora de receber seus convidados. Ele nem pediu nada em troca. Quis ser gentil. Que lindo!
Caiu um vinho, peraí que já limpo. O balde de gelo suou? peraí que vou limpar para não manchar seu móvel. 
E por dar seu melhor, foi reconhecido e promovido, sem ser puxa-saco. E do puxa-saco (aquele que fica pendurado lá na área de serviço segurando saco. Ah, que saco essa função! Esse daí, hum... não sei, não tem como promover o sujeito para outra função. Vocês têm alguma ideia?

Deixem aqui nos comentários ou pelo e-mail que, aliás, não sei o porquê de uns tempos para cá os comentários que recebo vêm sempre pelo e-mail. Não, não, acho ótimo, assim a gente fica mais íntimo, conversamos no privado. Sintam-se à vontade em comentar como quiserem. Aqueles comentários que, de vez em quando aparecem, maldosos, invejosos, que assinam como "anônimo", esses, ah, esses vão ficar mesmo no anonimato. Nunca serão promovidos para nada. Nem para inimigos! Pois não?

18 comentários:

  1. Hlena querida, adorei o paralelismo das situações. Por aqui dizemos que não basta ser, é preciso também parecer.
    Adoro esse pano de prato, tão solícito, tão prestável, tão lindo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Sou anonima,mas sou querida! porque não tenho blog kkk. Também faço uso de pano de prato na sala
    Adriana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e eu não sei? Uma querida que nunca foi anônima! Bjs

      Excluir
  3. Helena você e formidável elegante ate nestes momentos linda mesmo,
    e isto mesmo você incomoda pela capacidade pela inteligencia pela elegância segue frente sempre sem parar nunca !
    forte abraco elisa ( aqui taubaté vale do paraíba )

    ResponderExcluir
  4. Olá Helena, gostei da comparação que fez. Para seres humanos ou objetos, tudo tem seu tempo, seu lugar, seu "up" se assim o merecer. Tenho paninhos de pratos tão lindos que os uso na sala, seria um desperdício a função de apenas enxugar loiça, anonimamente, na cozinha. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. tão lindo!
    No dia que li sobre o curso me apaixonei, deu uma vontade de ir correndo para Belo Horizonte, rsrsrs. Mas por enquanto vou continuar só na vontade, marido esse ano não terá férias. Não desisti, creio que em breve realizarei esse sonho!
    Beijos!!!
    Deus te abençoe cada dia mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glauce, continuo esperando!!!! Volte a postar no blog. Bjs

      Excluir
  6. Oi Helena, conheci seu blog hoje,quando me deparei com seu post donpano de prato com viés, o qual vc usa a cola bastão.... kkkkkkk felizmente eu ja conhecia a bendita cola bastão ( me ajuda muito no metalassê ) das minhas peças....mas quando li seu post do pano de prato,sobre dar aulas e que vc consegue manter sua filha estudando e morando onde ela sonhava, pensei por que nao? Tenho um filho adolescente prestes a fazer faculdade e eu realmente preciso de uma renda extra....( estava até pensando em fazer empadinhas) kkkkkkk mas meu ramo é costura..trabalho com artesanato....e patchwork,tenho loja no elo....amo o que eu faço....ja fiz cursos de Patchwork e costura criativa....quem sabe vc nao me da umas dicas? De como começar? Quanto cobrar por aula.... etc.... vi que vc é uma querida e uma pessoa super generosa.... ( eu também sou rsrsrs) se puder me ajudar... vou ate deixar meu wats se vc quiser me ajudar com uns toques.... meu nome é Fernanda...da Patchwork no Capricho.... tenho pag no face e instagram e loja no elo 7.... se quiser ver meu trabalho.... ta convidada.... segue meu contato 41 992027374 olha fiquei super fã do seu blog.... e aliás vou voltar a escrever o meu ....rsrsrsrs um milhao de beijos e torcendo pra vc me responder....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, vou sim enviar uma mensagem para você. Por conta da hora, amanhã, ok? Bjs

      Excluir
  7. Belo texto, boa analogia.
    Creio que isso que descreve é também um pouco cultural.
    Pelo texto vou dizer que é brasileira ou tem influências (primeira visita pelo que tou vendo). Acho que o brasileiro pensa mais assim: se doar. É uma expressão bonita. Português não usa :) Mas existe sim muito queixume no local de trabalho. Ninguém alguma vez está contente com nada. E todos invejam a promoção deste ou daquele. Muitos acham que tempo de casa é legitimidade para subir, mesmo se a competência não for das melhores. Contudo há uma parte que me deixa apreensiva: o de se ter de estar sempre elegante e a sorrir e a fazer "networking". Eheh. Exige-se muito da aparência das pessoas. Mas quero que saiba que concordo com a parte do "ovo". Estou a viver em Inglaterra e vêem-se esses "ovos" por toda a parte. E mal feitos, por sinal. Uns gigantes, outros APLIQUES, todos no topo da cabeça, bem "cafona". É muito usado pelas meninas jovens que assim e com excesso de maquilhagem e pestanas falsas parecem-se muito mais velhas e também bem mais vulgares. São hábitos e opiniões. Não sou ninguém para criticar outros, eu não ligo muito à aparência, costumo andar de cabelo preso (mas não ovo) ou solto mas nem sempre atinadinho. E visto o que calhar sem me preocupar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, brasileiríssima, orgulhosa por ser, embora vejo tanto brasileiro sem nenhum patriotismo. Problemas temos em toda a parte do mundo.
      Já faz tempo comecei a ler suas postagens, mas depois vi que parou um tempo de postar e a gente se perdeu. Vou voltar onde parei. Na ocasião vc procurava um emprego. Conseguiu? Bjs

      Excluir
  8. Helena, gosto muito de tudo que vc escreve, me identifico muito ...
    Seu trabalho é muito inspirador, morro de vontade de fazer aulas com vc, moro no interior de São Paulo e Belo Horizonte é muito longe.
    Obrigado por nos inspirar, com suas postagens.
    Um beijo! Solange Pirassununga, SP

    ResponderExcluir
  9. Continuo achando que você deveria publicar um livro com as mensagens que você nos envia.
    Sua forma de escrever nos motiva a querer ler sempre mais o que você escreve.
    Quando acaba fica um gosto de quero mais.
    Você tem um encanto especial, algo meio mágico, para falar do pano de prato, dos pijamas,
    da decoração, das quitandas.
    Se eu fosse proprietária de um jornal ou de uma revista gostaria muito que você escrevesse
    uma crônica toda semana.
    Você poderia escrever um livro onde alternasse o seu olhar sobre o cotidiano, as lembranças,
    a vida vivida e algumas receitas, dicas de cuidado da casa, da louça, prataria, etc e, também,
    o passo a passo de algum tipo de artesanato.
    Adoro ler o que você escreve.
    Ainda quero conhecê-la pessoalmente.
    Penso que você é uma pessoa que tem uma alma muito linda.
    Hoje é dia da avó. Se você for avó, parabéns!
    Deus lhe abençoe.
    Abraço,
    Esmeralda Guimarães

    ResponderExcluir
  10. Olá como vai? quanto tempo sem te visitar mas cá estou e confesso tem pano de prato sendo usado para cobrir bolos, ajudar em uma panela quente, e como voce falou dar aquela mãozinha na hora de servir. É magico este blog gostei da sua causo. Beijos e fica com Deus. Juliana Torres

    ResponderExcluir
  11. Adoro suas mensagens obrigada
    Angela Maria

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de fazer aulas com você.Moro no Grajaú estou viúva e aposentada.Gosto. muito de trabalhos manuais preciso ocupar meu tempo.Espero sua resposta .Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo do comentário do dia 31 às 21:36. Não deixou seu nome, seu contato. Entre em contato comigo pelo WhatsApp 31.9.9196.8933 ou por e-mail helenacompagno@hotmail.com

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com