Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

24 de abril de 2019

Queijo caseiro

... porque somos de casa!

Era para ser um requeijão de copo, mas inventei de adicionar queijo parmesão e virou um queijo de corte, porém cremoso - ideal para cortar em fatias, passar no pão, servir como recheio de sanduíches, substituir o queijo da pizza, da torta; servir junto ao doce de leite... E se, ao invés do queijo parmesão incluir queijo gorgonzola, vira um patê. Se adicionar mais leite, vira um molho para massas.Versátil, né? Abaixo a minha receita modificada.
  • 1 litro de leite de saquinho (leite fresco), mas pode ser de caixinha, fresco ou não - ideal é que seja integral
  • 2 colheres (sopa) caldo de limão. Já fiz com vinagre de maçã (usei 4 colheres)
  • 25 gramas de manteiga temperatura ambiente. Quando usei vinagre, usei 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 75 gramas de queijo parmesão. Corte grosseiramente porque vai bater.
Numa caneca ferva o leite. Depois que ferveu, desligue o fogo e separe 1/2 xícara (chá) desse leite. Reserve, pois será usado na hora de bater no liquidificador. No leite que ficou na caneca, adicione o caldo do limão (ou do vinagre), mexa delicadamente e espere formar os grumos (cerca de uns 5 minutos). Escorra esse leite talhado num pano fino (tipo fraldinha) por cima de uma peneira. Não precisa deixar muito escorrido. O soro que foi escorrido serve para usar no preparo de sopas, de bolos e pães. Despeje o conteúdo do pano no liquidificador, adicione o sal, a manteiga e bata. Adicione a meia xícara de leite, bata e por último o queijo parmesão. Bata até formar um creme liso. Despeje numa vasilha reciclável, caso queira desinformar. Leve à geladeira por umas 2 horas, mas se quiser usar como patê quentinho, use na hora. Ao desinformar, faça um furo no fundo da vasilha com a ponta de uma faca e puxe. 
Quando usado em recheio de sanduíches, fica maravilhoso. Em doce, na pizza...
A receita dessa piadina (pão do sanduíche), está AQUI .

Mas, entonces, se quiser um requeijão apenas, não coloque o queijo parmesão. Coloque num copo, tampe e leve à geladeira. Validade é de uns uns 5 dias. Nunca mais comprei requeijão industrializado. 

Um comentário:

  1. Nossa que maravilha! Gosto muito das tuas postagens Helena, fico vigiando o blog! Assim que tiver oportunidade farei essa receitinha. Um forte abraço, tenha um bom dia!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com