Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

2 de dezembro de 2011

Como fazer uma saia de bailarina (tutu)


NÃO COSTURO POR ENCOMENDA. Fiz essas saias apenas por amizade à minha amiga, ok? 

Não sou costureira, dou aulas de costuras para quem pretende inciar nesse mundo maravilhoso e criativo de panos e retalhos! Mas aceitei um desafio: confeccionar diversas saias de bailarina para o aniversário da filha da Bertha - uma amiga de longa data, do Delicatto AtelierO tema foi Angelina Ballerina e as saias seriam para dar, imaginem, de lembrançinha!!! E a realização desse trabalho me proporcionou um enorme prazer porque sou apaixonada por balé. 


Agora vamos ao passo a passo, caso você aí, "leitora" queira fazer uma dessas para a sua filhinha, mesmo que a intenção não seja se tornar uma bailarina, mas é divertido, é lúdico as meninas brincarem com essa fantasia. 

Usei 3 camadas (2 de tule e 1 de filó) - Cortei tiras com 3 metros de largura x 25 cm de comprimento. As primeiras me deram um pouco de trabalho na hora do corte porque escorregam, mas depois peguei o jeito.
Passei duas costuras em cada camada para franzir o cós (ponto largo)

as duas camadas de tule foram costuradas e franzidas juntas

uni os tules com o filó  e costurei juntas

cortei faixa em tecido com 75 cm (dobrado) para o cós - fechei as laterais
preguei o cós


Deixei uma abertura para passar o elástico
Fiz a florzinha e folha em feltro

Conforme terminava ia colocando uma atrás da outra
E o meu ateliê ia ficando com cara de camarim antes de espetáculo de balé... 
Ufa, termino! Identifico cada uma, embalo, coloco na caixa, fecho e... quando estava com a chave na mão para ir ao Correio liga a minha amiga pedindo mais duas. Ah, não... 

Volto para o ateliê! Junto os restinhos de tule e mais duas saias ficam prontas... se bem que mais magrinhas.





Na festa elas foram organizadas em lindos cabides para cinto, pendurados na arara. E a festa foi um sucesso!

Caso queiram fazer um modelo bem fácil, que não requer nenhuma habilidade em costuras (não precisa ter máquina), entre nos seguintes sites e faça um tutu lindo e gordinho! Dá super certo e eu recomendo:
  1. http://princesaverenissima.blogspot.com.br/2011/09/saia-tutu-como-fazer.html
  2. http://fashionecraft.blogspot.com.br/2012/02/diy-saia-bailarina-de-tule-sem-costura.html
  3. http://www.atelier-cherry.com/2012/02/tutu-para-ballet-nada-de-costura.html




39 comentários:

  1. Amei!Saias de lembrancinhas,genial!
    Aprendi, tule e filó.Um é um?Outro é outro?beijos

    ResponderExcluir
  2. Helena, querida, mais um trabalho belíssimo.
    Como é que foi passar parte da sua vida secretariando e não enveredou logo pela Arte que é o teu habitat natural?
    Eu também sinto que, se pudesse reverter o tempo, não teria enveredado pelas letras ( sim, fui professora de português e literatura...) e teria optado por um curso na área das Belas Artes.
    Ainda assim, gostei do que fiz, enquanto fiz!

    O seu comentário deixou-me muito feliz, como sempre.
    Também já tinha pensado na hipótese de uma colcha mais clara, mas, a fazê-la, será depois do Natal.

    Um grande beijinho, minha amiga linda ( que não dá erros de português, não senhora)

    ResponderExcluir
  3. Que sainhas lindas!!! Miguxa estou fazendo um post onde quero compartilhar os paps que acho legais, como aqui tem vários, selecionei o do post anterior, dos jogos americanos, OK!!!

    B-jokas

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena,
    Sou amiga da Bertha; fizemos curso de pintura country aqui em SP. Já havia visto as fotos da festa da mariana e vi suas sainhas lá...maravilhosas! Aliás, toda festa estava linda de viver! Parabéns!
    Ahhhh....tô aqui tentando fazer a saída de praia que vc postou o PAP, tá meio enrolado mas vai sair...estou usando aquele tecido chiffon, meio escorregadio, mas de bom efeito...e vamos que vamos, com suas dicas. Bjs Renata

    ResponderExcluir
  5. Vim parar aqui por indicação de uma guria do Clubinho da Costura, e gostei muitooooo! Parabéns pelo blog, é DEMAIS!

    =*

    ResponderExcluir
  6. OI Helena, cheguei aqui atraves do blog QUERIDISSIMA.
    Como aspirante a costureira que sou, adorei seu espaço e já me tornei sua seguidora.
    Agora vou ler mais algumas postagens sua.
    Um beijo e inté.

    http://blogdagullo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga,

    Desculpe a demora em respondeer, pois além das encomendas, meus meninos ficaram doentinhos( um com crise de rinite e ou outro com infecção de ouvido), então fiquei meio ausente, só fiz as postagens no blog...
    Obrigado pelas preciosas dicas, estou juntanto um dinheirinho e em janeiro quero ir a SP se Deus quiser!
    Menina que mimo esse tutu, pena que não tenho filha, senão iria sentar agora na máquina para fazer para ela.kkkkk
    Mas tenho filhas de amigas e este é um ótimo presente!
    Amiga tenha uma ótima semana e muitoooooooooo sucesso para você, pois tenho certeza que em breve suas costuras estarão atravessando as fronteiras!
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  8. Helena,

    Que coisa mais linda que ficaram as saias de bailarinas. Nossa, fiquei encantada! Essas fotos com o resultado final, onde elas ficaram juntinhas, ficaram muito belas.
    E você ainda nos dá o PAP de presente. Esse projeto não é pra mim, mas eu sei que muitas vão aproveitar e fazer pra festas e até para as suas bailarinas.

    Amiga, como você sabe, estou embarcando dia 12 para o Brasil, e não sei com que frequencia vou conseguir postar e comentar. Por isso, aproveitei um tempinho vago e estou visitando os amigos.

    Muito obrigada por você ter entrado na minha vida, através desse mundo virtual tão real. Foi bom ter caminhando contigo durante boa parte desse ano. Aprendi muito, e ressucitou em mim uma vontade enorme de apreder a costurar com perfeição.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Helena querida!

    O post ficou lindo, as saias foram um sucesso!!! Elas fizeram parte da realização do sonho que foi a festa da Mariana!!!!

    Bjs

    Bertha

    ResponderExcluir
  10. Ficaram lindas! Fiz algumas dessas saias para um festival da minha escola, também ficaram fofas na cor lilás.
    Tem sorteio no meu cantinho, venha participar.
    Uma ótima semana pra você.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oi linda ,
    Elas são lindas e de bom gosto ,né ...amei ,muito cute , rsss!
    Aproveitando a oportunidade pra te convidar pra conhecer o cantinho das Moças e participar do sorteio/brincadeira :
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com/2012/01/vamos-brincar.html
    Beijo grande no coração

    ResponderExcluir
  12. Oi querida, vi seu link no mosaico da Re e amei, vim te visitar e adorei tudo aqui, estou te seguindo e se quiser conferir um sorteio super legal da KEEPCALM AND CARRY ON no meu blog cvou adorar também,
    beijinhus
    Bella
    http://dasbellas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa que linda!!!!! Também já fiz uma saia dessa para minha filha, apenas amarrei tiras de tule no elástico, uma opção para quem não tem jeito com a máquina.
    Bjs
    http://princesaverenissima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Gente, que trabalho mais lindo!!!!
    Quanto capricho e dedicação

    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  15. Helena,
    Obrigada pelas dicas.
    Não sou costureira, mas preciso ajudar algumas crianças que fazem balé em um projeto da Unicamp, aqui em Campinas, e mal sei fazer barras de calças.... mas creio que com essa sua ajuda não será difícil ...
    Obrigada pelo post. Só tenho uma dúvida: você franziu o filó antes de junta-lo ao tule ?
    Muito obrigada
    Aurea

    ResponderExcluir
  16. Desculpe-me. Esqueci de perguntar. Para cada cm de cintura medida, preciso de quantos cm de tule ? De filó é a mesma conta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aurea, não deixou e-mail para resposta:
      Bem, tente seguir o passo a passo direitinho do post que você conseguirá fazer uma. Note que franzi uma camada de cada vez. Usei a largura total do tule e a do filó também, conforme demonstro. Mas, caso tenha dificuldade, procure no google alguns sites que ensinam a fazer tutu de uma maneira bem simples e prática, sem necessidade de usar máquina de costura, como esse:
      http://pequenapinup.blogspot.com.br/2012/02/como-fazer-um-saia-de-tule-sem-costura.html
      ou esse:
      http://www.atelier-cherry.com/2012/02/tutu-para-ballet-nada-de-costura.html
      ou esse:
      http://blog.gravidissima.com/2012/02/saia-de-tule.html

      Excluir
  17. Ola Helena quanto custa as saias?
    meu e-mail é ju_mendons@hotmail.com
    aguardo resposta obrigada

    ResponderExcluir
  18. Oi Helena..q graça estas sainhas...
    Faço bonecas de pano e vou tentar fazer esta saia para uma boneca bailarina..rs
    Vamos ver se consigo..rs q pena vc estar longe, queria muito ter aulas com vc.
    Se possível, poderia me passar por email o pap da florzinha de feltro?!!?
    Obrigada...adorei seu cantinho!!
    Vem me visitar tbém!
    bjsss

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostei de um tutu que é diferente, queria saber se vc faz tem um e-mail que possa te mandar o anexo? o meu e-mail é vivijecev@yahoo.com.br
    Obrigada, é pro niver da minha filha de um ano. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Helea querida, obrigada por compartilhar seus conhecimentos. O passo a passo está maravilhoso! Seu trabalho é lindo!!!
    Já estou te seguindo!
    Bjos
    Helena Rosali

    ResponderExcluir
  21. Amo seu blog, minha mãe que me indicou!

    Eu tenho 2 ma'quinas de costura, mas nunca consegui dar uns pontinhos _ pena Que BH seja muito, muito longe do RJ para eu estudar contigo!

    Sera' que se eu tentar dar uns pontinhos na mão para fazer a saia com mais camadas dara' certo? E se na hora de fazer o arremate utilizar fita de cetim larga tambem costurada a mão e colocando apos uns enfeitinhos para esconder a costura fica legal?
    A festa da minha filha sera' Cinderela e eu gostaria de algo bem diferente e a festa e' daqui a 1 mês e meio - sendo que sou artesã!
    Aceito sugestões, professora!
    Marina

    ResponderExcluir
  22. Oi Marina, eu indico os sites que estão no final da minha postagem acima, pois dá para fazer saias de bailarina sem precisar de máquina de costura, ok?
    Elas ficam lindas e dá super certo, menos trabalho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, estou tentando aprender a costurar e agradeço muito pelo seu blog... Ele é ótimo, super didático e tem coisas lindas. Muito obrigada. Aqui onde eu moro não tem aulas de costura então estou tendo que me virar sozinha. Eu gostaria de fazer uma pergunta. Você colocou acima o link da saia bailarina, mas a medida de tecido que eu uso nesta saia é a mesma da sia de Ballet? Estou perguntando porque a saia de bailarina parece muito mais rodada. Me desculpe te estorvar, quero muito costurar esta saia e gostaria de saber sobre as medidas... Muito obrigada por compartilhar tudo isso com a agente.

    ResponderExcluir
  24. Às vezes dou uma passadinha por aqui só pra ver seus trabalhos.
    Se morasse na sua cidade já ia me inscrever no curso, fico babando pelas suas aulas de costura.
    Pelo se blog percebo o carinho com que você dá suas aulas.
    Bjus de Florianópolis.

    ResponderExcluir
  25. gostaria de saber o preço das saianhas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, as informações você encontra lendo o post, ok?
      Abraços,

      Excluir
  26. que jeito maravilhoso de ensinar, eu to começando agora e com um maior medo mas sei q vou consegui, amei as sainhas tenho uma filha de 5 aninhos e vou fazer para ela!

    ResponderExcluir
  27. Olá meu amor, bom dia!!!!! Estou fazendo uma festa com tema de bailarina para minha princesa, adorei essas saias tutu, mas gostaria de saber quanto de tule vc usou para fazer uma saia. Obrigada........ Déia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déia, usei, para cada camada 30cm. Foram 3 camadas de filó e duas de tule (mais ou menos). Não me lembro, Acho que foi isso. Dá um trabalhão, viu? viu que dá para fazer sem precisar costurar à máquina? o efeito é ótimo, menos trabalho, mais fácil. No YouTube tem vários vídeos ensinando.
      Beijos

      Excluir
  28. BOM DIA QUERIDA, ESTAVA PROCURANDO SEU PAP,POIS TINHA VISTO PELO CELULAR.ENFIM ACHEI,OBRIGADA POR ENSINAR TÃO BEM.
    BOA SEMANA....
    BJS......

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, quero fazer uma pergunta... o tule vai em cima ou em baixo do filo na montagem da saia?
    o tule tem espessura? Digo existe diferentes tipos de tule para comprar? Se tiver qual o mais indicado?
    Obrigado, aguardo um retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz Fernando, o tule é mais fino, mais maleável, mais largo (uns 3 metros de largura) e mais barato do que o filó. Não sei lhe dizer se existe diferentes tipos (acho que não) - pergunte ao vendedor da loja onde for comprar. Como o filó é mais duro e, certamente iria machucar a perna se usasse por baixo, usei uma camada de tule, depois uma de filó (para armar) e novamente o tule (usei duas camadas por cima do filó), mas você poderá usar somente tule e quanto mais camadas usar, melhor e mais bonita ficará a sua saia.
      Abraços,

      Excluir
  30. Olá Helena. Mais uma vez aqui. A netinha Sofia vem para cá em julho, está encantada com roupa de bailarina, vou fazer com sua dica. Gosto da saia franzida. Se precisar vou te chamar. beijos

    ResponderExcluir
  31. Bom dia! Fiz para a netinha Sofia! Postei no blog hoje. Obrigada pela dica. Um lindo fim de semana para vocês. beijos

    ResponderExcluir
  32. Que alegria você ser tão humilde em partilhar o que sabe.
    Comprei um tecido e preciso fazer 3 saias pra meninas da minha rua.
    Obrigada do fundo do coração.
    ANÍSSIMA

    ResponderExcluir
  33. Que alegria você ser tão humilde em partilhar o que sabe.
    Comprei um tecido e preciso fazer 3 saias pra meninas da minha rua.
    Obrigada do fundo do coração.
    ANÍSSIMA

    ResponderExcluir
  34. Que lindinho isso, né? Amei, Helena, da hora mesmo!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com