Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

8 de fevereiro de 2014

Levando um "bolo" e fazendo outro bolo (de bananas)

A semana foi intensa, tantas novas alunas... conheci muita gente simpática, descobri muitas afinidades, conheci muitas histórias de vida - tristes e felizes.

Mas...

Se alguém, mesmo que já tenha confirmado presença, resolva não aparecer no primeiro dia, acabo ficando no prejuízo, pois não peço depósito em conta antes do início do curso para garantir a vaga como nos demais cursos - acredito na palavra das meninas. Tenho prejuízo - este é o preço por acreditar nas pessoas. Meu marido sugere que aumente o valor da mensalidade já incluindo essas perdas como faz o comércio. Não acho certo os justos pagarem pelos outros.

A chegada da aluna é esperada com carinho, com paninhos de treino separados, o material da Primeira Costura reservado, personalizado. Não fico na parte de baixo cuidando da casa, lavando roupa ou temperando o feijão enquanto espero. Não fico com a vassoura na mão, com pano na cabeça e com aquela desculpa que, se chegar chegou. Fico lá sentada, esperando o interfone tocar, prontinha para receber. Há 3 anos que dou aulas e essa foi apenas a primeira vez que aconteceu dessa forma, sem avisar - algumas avisam um dia antes, mas avisam. Mas me deixar aqui feito uma tola, esperando?  Sinceramente, acho a maior grosseria. O meu consolo foi que todas, TODAS vieram em seus horários marcados, sem nunca ter me visto antes, pagaram a mensalidade no primeiro dia, conforme o combinado. Chegaram felizes, cheias de sonhos, de projetos, com vontade mesmo de mudar de vida, de aprender um hobby, de completar a renda familiar vendendo suas costuras como já fazem tantas alunas. Mantenho minha filha morando e estudando em São Paulo com o dinheiro das aulas. Portanto, levo a sério meu trabalho, assumindo compromissos. Quando agendo as aulas - que são individuais - deixo de agendar para outras.

Mas como não sou mulher de perder tempo, já que a "candidata" não deu o ar da graça (da sem graça), tratei logo de procurar outras felicidades até o horário da próxima aluna. Encontrei a minha felicidade na cozinha, assando um bolo (já que levei um), substituindo o desagradável pelo útil.

Fiz um bolo de bananas - receita de uma ex-aluna muito querida - já que tinha apenas 3 bananas bem maduras, precisando dar lugar a outras.

Comecei preparando a forma, passando manteiga no papel manteiga e colocando na forma . Gosto de usar papel manteiga para forrar. Eesse tipo de massa cai bem nessas formas de bolo inglês.
Quando você usa o papel manteiga, fica fácil desenformar, pois é só puxar o papel e o bolo sai certinho, bonito... 
No liquidificador bati 2 ovos inteiros, as 3 bananas maduras. Usei nanica (caturra aqui em minas), mas a receita pede prata; 1/2 xícara (chá) de óleo, 1/3 de xícara (chá) de leite e uma colher (chá) de essência de baunilha
Numa vasilha peneirei:
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral (mas pode substituir pela comum - já fiz assim)
1 xícara (chá) de farinha de trigo comum
1 xícara (chá) de açúcar mascavo (também pode substituir pelo comum - já fiz assim)
1 xícara (chá) de açúcar comum (refinado ou cristal)
1 colher (chá) de canela em pó (opcional)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (não usa fermento, é bicarbonato mesmo)

Por cima dos ingredientes peneirados joguei a mistura do liquidificador e +  1/2 xícara (chá) de uva-passas (opcional)  uma colher (chá) de canela em pó (opcional)
Misturei tudo
Coloquei na forma e levei ao forno pré-aquecido (uns 45 minutos).


joguinho americano dupla face + guardanapo de canto mitrado (Minha Primeira Costura). Pintura em porcelana (by Helena Compagno) \o/
Ótimo para presentear no Natal, na Páscoa. Coloque em saquinhos transparentes, inclua um cartãozinho ou uma etiqueta. Também ótimo para vender, pois requer poucos ingredientes e o lucro é certo. 

Ofereça na porta da escola dos filhos, na igreja, ou mesmo no farol. Não tenha vergonha. Comecei ganhando dinheiro com minhas costuras dessa forma, oferecendo os vestidinhos que fazia na porta da escola das filhas quando morei em São José dos Campos. Vergonha é dar um "bolo" em alguém. Que feio...
Esclarecendo: ano passado essa mesma moça agendou aulas e um dia antes mandou mensagem dizendo que não viria porque teve problemas financeiros. 

15 comentários:

  1. Helena é assim mesmo as pessoas parecem ser movidas pelo impulso , a vontade passa e elas pensam que estamos ali pq não temos outra coisa para fazer eu mesma desisti de ensinar cobrando, mesmo sem cobrar , agora faço minhas artes e não tenho tempo mais para ninguem , mais sempre passo aqui lindo seus trabalhos com muito carinho e este bolo valeu tudo
    forte abraço
    elisa

    ResponderExcluir
  2. QUECHATO HELENA É HORRÍVEL LEVAR UM 'BOLO",INFELIZMENTE EXISTEM MUITAS PESSOAS QUE NÃO ESTÃO NEM AI PARA O PRÓXIMO ,ISSO É UMA QUESTÃO DE RESPEITO NÃO É MESMO?PELO MENOS VOCÊ APROVEITOU O TEMPO E FEZ UMA COISA DELICIOSA !!!!!!!!!
    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Helena, que chato! Vivendo e aprendendo! Não há como evitar esse tipo de ocorrência e sei bem do que falo.
    Pelo menos preparou esse bolinho delicioso. Não costumo, por preguiça, utilizar o papel manteiga, mas reconheço que o trabalho compensa e evita desgostos no momento de desenformar. Adoro bolo de banana. Já o outro, não!
    Beijinhos, querida e bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo, ninguém gosta de levar um "bolo". Vai ver que a moça até quer aprender a costurar, mas está com algum problema (vai saber!). Só é chato vc preparar tudo, abrir máo de receber outra aluna e....nada, ninguém aparece.
    Pelo menos do limão vc fez uma bela limonada, ops!..bolinho de banana...rs
    Parece delicioso...acho que vou fazer tb...deu água na boca....hummmm..
    Bjs,
    Cris/RJ

    ResponderExcluir
  5. O bolo ficou lindo e parece que ficou delicioso!! Bjos

    ResponderExcluir
  6. Deixa prá lá, Helena - quem sai perdendo é ela. Perdendo de aprender um montão de coisas, de conviver com uma mulher maravilhosa, perdendo também a chance de mudar de vida. Pior: perdeu a chance de comer um pedaço desse bolo. Pior prá ela.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, minha amiga querida, muito querida.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá Helena, sou nova aqui no seu blog, e já gostei muitíssimo!!!! Tenho 31 anos, e uma filha linda de 7 meses; sou professora de História, efetiva no estado, mas estou a poucos dias de pedir exoneração. Sou esposa, mãe, professora, aluna de música e ainda auxiliar no trabalho do marido, ufa, me sinto sobrecarregada!!!! Vou pedir exoneração, pois quero cuidar melhor da minha casa, marido e da minha pequena nesta fase tão importante, e estou insatisfeita com a docência!!!! Mas preciso ajudar na renda familiar. Não sei costurar, mas sempre foi uma vontade muito grande aprender; queria um conselho seu em dois pontos, será que consigo tirar um graninha se aprender a costurar; e qual seria uma máquina de costura doméstica, que me permitiria fazer muitas coisas diferentes????
    Um abraço e parabéns pelo blog... aguardo resposta.

    Tamara Kel - Araguari - MG

    ResponderExcluir
  9. Oi Tamara, se está há poucos dias de pedir exoneração do seu cargo, pense bastante, procure se preparar para uma nova atividade enquanto ainda está tendo salário, pois em tudo o que pensamos exige um investimento e, principalmente um público para consumir nossos produtos que geralmente vem dos nossos conhecidos do local de trabalho. Não sei como é a sua condição financeira, falo por mim. Sim, trabalhar com costuras dá para ter um rendimento extra (e até principal) dependendo da sua habilidade, jeito, gosto, interesse, capricho... A primeira coisa que tem a fazer mesmo é comprar uma máquina de costura. Indico a Janome 2008 para quem está começando, mas ela dá conta do recado mesmo para quem já costura muito. Tenho alunas que vendem suas costuras produzidas só nessa máquina. Vai depender do segmento que preferir. Se for trabalhar com malhas esta não é a máquina apropriada; se for trabalhar com patchwork também não. É uma máquina simples, doméstica, leve, mas muito resistente. Comece pelo simples, procure se ingressar num curso de costuras, mas não desses onde tem que aprender a desenhar molde, fazer roupas, pois isso demanda muito tempo e muita experiência para começar a ganhar dinheiro. Trabalhar com consertos, embora pareça simples, não é, pois a pessoa precisa conhecer modedagem, saber aumentar, diminuir, trocar cós, modificar, mexer na modelagem da roupa em alguns casos. O que dá mesmo lucro é fazer essas costurinhas para a casa, como joguinhos americanos, aventais, guardanapos... mas faça tudo com muito capricho e vai oferecendo aos conhecidos. Com isso vai ficando conhecida, vai pegando prática e, se tiver mesmo interesse, em breve terá um bom negócio que pode até evoluir para ensinar a outras pessoas, principalmente se onde você mora é carente desses cursinhos para iniciantes. Estude o mercado, observe tudo e vai em frente.
    Sucesso.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  10. Adoro bolo de banana! o cheirinho que fica na casa depois....hummmmm....é muito bom.

    Helena, tenho uma receita muito boa de bolo de banana que fica fofo apesar de não levar farinha de trigo, açucar, nem leite. Quando faço, não sobra para o dia seguinte. É receita diet e light ao mesmo tempo e é 100% fibra.

    Se quiser a receita me avise que envio para ti.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fatinha, sério? não leva farinha e nem leite? fiquei curiosa! quando puder me passar, gostaria muito.
      Beijos

      Excluir
  11. ótimo post, adorei .. parabéns.. abraço!

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com