Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

14 de abril de 2014

Aprenda a costurar sozinha!

Muitas pessoas me procuram dizendo que adorariam fazer um curso de costuras, mas onde moram não tem. Já pensou que poderá aprender sozinha com a ajuda da internet? Há infinidades de blogs que ensinam os primeiros passos (e os últimos também) da costura - o resto é com você. Em primeiro lugar vai precisar de uma máquina de costura, simples, doméstica, de fácil manuseio. Não precisa ser daquelas eletrônicas, com infinidades de funções - uma simples dá conta do recado muito bem. Também não precisa ser aquela da vovozinha, sem recurso, desregulada e empoeirada - chame um técnico se for preciso. Aconselho mesmo é comprar uma nova.Tenho 3 máquinas Janomes 2008 que só ficam na mão das alunas iniciantes e as bichinhas nunca deram nenhum tipo de problema. Portanto, compre uma máquina Janome 2008. (não ganho nada para fazer propaganda). Tive outras marcas de máquinas que viviam precisando de técnicos para regular ou mesmo consertar. Em duas horas de costuras tinha que parar umas mil vezes para desenroscar a linha. Não, não, fuja disso!

Leia o manual com bastante atenção, seguindo todos os passos descritos, desde como ligar a máquina. Mas se mesmo assim não entendeu, busque vídeos nos YouTube, digitando a marca e modelo da sua máquina. Se for uma Janome 2008, assista este AQUI. Para treinar a costura reta, entre no site da Solange AQUI, pois ela tem dicas ótimas.

Bem, depois que já sabe lidar bem com a sua máquina, treinou a costura reta com a Solange, vai fuçando mais na net e vai buscando trabalhos bem fáceis que estão ao seu alcance realizar. De início companhe blogs nacionais pela facilidade de entender o texto, pois nem sempre só vendo fotos dá para entender. Não queira jogar no tradutor, que vai ficar completamente sem sentido. Nada a ver...

Investir numa máquina é o ponta pé inicial. Os sites de vendas tipo Ponto Frio, Magazine Luiza entre outros costumam dividir em até 12 vezes, sem juros, no cartão. Cada parcela mensal é semelhante ao valor de uma pizza de final de semana! Vai precisar também de outras ferramentas, tais como:
  • Linhas. Compre linhas em cone que têm uns 2.000 metros de fio. Os carretéis pequenos não duram nada e custam mais caro.
  • Tecidos 100% em algodão, SEM ELASTANO, grossinhos, tipo brim para treinar a costura. Nada de treinar em tecido molenga, que estica, que enruga.
  • Uma boa tesoura, de preferência que tenha corte em titânio - que não perde o fio para cortar só tecidos; uma tesoura simples reservada só para cortar papel, outra para manta.
  • Lápis 6B para riscar os tecidos (ou sobras de sabonete). Risque sempre do lado a avesso.
  • Papel crafit para cortar os moldes. Faça tudo com molde, mesmo que seja apenas uma quadrado, pois fica mais fácil cortar os trabalhos. Assista vídeos que ensinam a dobrar os tecidos para o corte, pois não é só dobrar, colocar o molde e sair cortando.
  • Alfinetes. Boas alfinetes, de cabeça colorida, não aquelas que vêm em disquinhos chinesas, que são umas porcarias, parecem uns pregos de tão grossas e ásperas - vai desfiar o seu tecido.
  • Agulhas de máquina e de mão. Veja AQUI tudo sobre agulhas.
  • Tesourinha para cortar linhas e uma régua transparente (60 cm) 
Porém, o mais, o mais importante mesmo é ter paciência, respeitar seus limites, ser um pouco crítica, mas não em demasia, achando que nada ficou bom. A perfeição vem com o treino, com a perseverança.

E para ilustrar esse post veja o avental que a Luciana Carla - aluna do primeiro horário da sexta-feira, que preferiu fazer o curso aqui comigo já fez. Iniciamos aqui em aula e ela, inteligente, disposta e perfeccionista terminou em casa sozinha. Foi além, pois resolveu pespontar todo o avental que já era lindo, Ficou maravilhoso, não acham? A Luciana também é desse tipo de pessoa ligada no 220, trabalha fora, cuida da casa, dos filhos, do cachorro... Tudo o que leva para terminar em casa faz com excelência. Novamente eu pergunto, como perguntei no post anterior sobre a Lucineia: Teoricamente ela teria tempo de costurar? Não, mas arranja porque gosta, porque quer. Então, tá esperando o quê, mulher?






61 comentários:

  1. Bom dia Helena seu post de hoje foi uma aula para mim.
    tenho máquina de costura desde meus vinte anos, de lá para cá venho aprendendo muita coisa ,mas confesso que ainda me sinto insegura. Acho que minha costura ainda não tem um aspecto profissional sabe.
    Mas me inspiro em você e acompanho sempre seu blog com dicas maravilhosas e aos poucos acho que chego lá. Bjs querida e boa semana !

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post! Comprei minha máquina semana passada e ontem tive minha primeira aula com minha mãe que costura a mais de 20 anos... Longo postarei no meu blog os resultados rsrsrsrs

    Suas dicas são otimas e a maioria minha mãe me passou... mas uma que li em alguns sites e está me ajudando é alfinetar tudo para os tecidos não sabarem já que ainda não temos muito jeito rsrsrsrs bjusss seu blog é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Helena querida: adorei. você tem didática, tem a alma pronta e acabada prá ensinar. Até eu, que sou filha de costureira, adorei suas dicas. volto a dizer: você deveria mandar email pro Programa Arte Brasil, eles vivem pedindo prás artesãs irem lá. Você podia dar essas dicas ao vivo, esbanjando charme, beleza e competência, deixar no rodapé da tela o endereço do blog, telefone de contato - até arrumar um patrocínio da Janome, mais do que merecido... Podia ir ensinar uma daquelas bolsas/ carteiras ou esse avental, o que você acha? Era só preparar a peça em vários estágios, disponibilizar o molde prás telespectadoras do programa e reservar um dia prá aparecer na TV. Pensa nisso...


    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, quem sou eu,prima!!! Só de me imaginar diante de uma tv já me dá dor de barriga!!!
      Beijos,

      Excluir
  4. Oi Helena!

    Senti bem o texto...eu fui uma das que falei que adoraria ter aulas com você...
    Obrigada pela "cutucada", acho que é isso mesmo: tenho que correr atrás se eu quiser aprender! Pretendo seguir suas dicas.

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  5. Olá, Helena!

    A dica da linha foi top! Eu gasto horrores comprando carretéis pequeno e nunca havia pensado nisso...

    Adorei as dicas.

    Beijos
    entrelacandopalavras.com ✿

    ResponderExcluir
  6. Olá Helena estou me inspirando nas tuas maravilhosas postagens para botar minha máquina (q não é assim uma janome) pra fora e fazer algumas artes, olha fiz uma bolsinha Clutch que ficou linda. Obrigada pelo incentivo que tem nos dado. Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Terezinha, faça arte mesmo. A vida se torna mais bela e util.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá, Helena!

    Hoje tive tempo de ver no seu blog o avental que fiz e o que vc escreveu, fiquei me sentindo muito chique e importante. RSRSRSRSRSRS.
    Mas,nada seria possível se vc não tivesse dado oportunidade para pessoas que como eu queriam aprender a costurar, abrindo as portas de sua casa. Só tenho a agradecer pelo ensinamento , o jeito simples e sem segredos que você ensina, isso me inspira e me faz ter mais vontade de aprender. Agora mais que nunca, pois será mais uma fonte de renda (...)
    ...Só tenho a agradecer.
    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Oi Helena!!

    Sou mais uma dessas que já pensei "como queria ter aulas com a Helena".... kkkk

    Faço patchwork há três anos e adoro.... mas sempre tive vontade de costurar roupas.... e com esse post vi que posso passar da fase de vontade, para a fase de execução!!

    Quando comprei minha máquina não sabia nem pregar um botão... e já fiz cada coisa que nem eu acredito... Cada peça que termino eu digo pra mim mesma: Eu que Fiz!! E fico feliz por isso...

    Sou mãe de dois meninos, trabalho de segunda a domingo, sou esposa, dona de casa e aproveito o pouco tempo que me sobra para costurar.... é a minha terapia, é o meu momento, é quando relaxo... FIz aulas em ateliês na minha cidade, mas adoro PAP's na net.... vou pescando dicas e montando minhas peças....

    Parabéns pelo post, Adorei!!!

    Beijos,

    Karen Kessler

    ResponderExcluir
  9. Olá, Helena!

    Olha, li o seu post na hora certa! Já comprei a minha máquina há mais ou menos 1 ano e venho arriscando algumas coisinhas que tem ficado bem legais. Me matriculei num curso da Faetec, mas foi adiado pra agosto e estou super ansiosa!!! Mas, confesso que hoje acordei meio desanimada, querendo deixar pra lá... mas com o seu texto percebi que a dificuldade não é só minha, é de qualquer pessoa que se proponha a aprender algo novo.

    Obrigada pelo incentivo!!! Me valeu muito!!!

    Beijos e sucesso!

    Costura & tal.

    ResponderExcluir
  10. Helena! Obrigada pela visita e pelo recadinho cheio de dicas!!! É uma pena eu estar tão longe de você, se não, com certeza faria o curso com você! Depois eu volto pra contar sobre o curso, tá! Pode deixar!!!

    Beijão e obrigada pelo carinho!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu também sou uma que sonhava em ter aulas com vc....
    Comprei minha máquina e não via a hora de já sair costurando "de tudo" ...kkk. Mas como o começo de tudo é tão difícil, acabei desanimando um pouco, por não ser a mesma coisa que fazer um curso presencial e tal. Mas no mesmo dia que li tua mensagem, já fui numa loja comprei uns tecidinhos e fui decidida a fazer um jogo americano.
    Foi muito bom! Claro que preciso melhorar em muitas coisas, mas foi um grande progresso. Me animei tanto que até fiz uma cestinha de pão pro "conjuntinho".
    Obrigada pelo incentivo
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu também sou uma que sonhava em ter aulas com vc....
    Comprei minha máquina e não via a hora de já sair costurando "de tudo" ...kkk. Mas como o começo de tudo é tão difícil, acabei desanimando um pouco, por não ser a mesma coisa que fazer um curso presencial e tal. Mas no mesmo dia que li tua mensagem, já fui numa loja comprei uns tecidinhos e fui decidida a fazer um jogo americano.
    Foi muito bom! Claro que preciso melhorar em muitas coisas, mas foi um grande progresso. Me animei tanto que até fiz uma cestinha de pão pro "conjuntinho".
    Obrigada pelo incentivo
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Helena

    Dicas são sempre importantes num blog e apreciei muito as suas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Helena...Pretendo aprender costurar, porém quero começar pela maquina da vovó( as bem antiga) para saber se levo jeito...A senhora acha uma decisão correta?

    ResponderExcluir
  15. Olá Helena..
    Pretendo aprender a costurar, porém, quero ir para a maquina da vovó( as antigas) primeiro para saber se tenho jeito ; a senhora acha uma decisão correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania, se a máquina da "vovó" estiver bem regulada com um manual que você possa aprender como lidar com ela (se não, procure vídeos na internet), claro que dá sim para costurar. Eu digo máquina da vovó porque geralmente elas não têm os recursos que as mais modernas têm, mesmo que simples. Quando eu falo da vovó são aquelas máquinas pretinhas de pescoçinho fino, sabe como é?
      Sucesso.
      Beijos

      Excluir
  16. Ola Helena me encantei com seu blog, e vou dar uma boa fuçada nele rs, estava fazendo um curso de costura desses que a prefeitura dispõe porem me desanimei,são duas professoras e cada uma ensina de uma maneira,por fim agente acabava mais desmanchando do que realmente fazendo,por uma não estar trabalhando igual a outra ou seja nos ensinando de uma só maneira eu sei que tem que ter paciência, porem o básico pra quem nunca havia sentado enfrente a uma maquina principalmente industrial eu aprendi, acho que nesse ponto foi positivo.Porem esse post me animou para continuar aprendendo porem sozinha ou melhor com os videos e as dicas de pessoas assim como você que carinhosamente publica no google. Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi, estou pesquisando pra comprar minha primeira máquina. Achei o seu blog muito legal! Me diz uma coisa: a Janome 2008 costura tanto jeans quanto malha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua, a Janome 2008 é uma boa escolha para quem pretende costurar em casa, em pequena escala, pois é uma máquina doméstica. Eu uso aqui no ateliê há mais de 3 anos e gosto muito. Quebra em galho costurando malhas e jeans, mas o ideal para malhas é overlock e jeans uma máquina industrial por ser mais robusta.
      Abs,

      Excluir
  18. Olá Helena,
    estou começando a costurar agora e A-MEI o seu blog!!
    Já naveguei muito por aqui e volto toda hora para buscar dicas!!
    Por acaso você já colocou o molde desse avental lindo aqui no blog?
    Obrigada!
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, meus parabéns pela iniciativa de se aventurar nas costuras. Olha, eu não disponho os moldes dos trabalhos que ensino aqui no curso. Aliás, eu nem sei como se coloca esses moldes assim em tamanho real. Os passo a passo que faço aqui são das costuras mais simples, que não precisa de molde, só com as medias. Eu fiz esse molde baseado numa saia meio godê que tenho, o cós segue o contorno da cintura. o tamanho você é quem decide, o bolso é uma quadrado de 20x20 e as alças são bem compridas, para dar volta pela cintura e amarrar com esse laço. Fiz mesmo à mão livre o molde. Se você pegar uma saia eu acho que você consegue.
      Beijos

      Excluir
  19. Helena meu marido esta querendo comprar uma singer brillance 6160 para mim iniciar a arte de costurar, eu nunca fiz nada e estou aprendendo pela internet o que você acha desta maquina? Ou me aconselha uma outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taila, eu não conheço essa máquina, mas deve ser boa. Procure no site "Reclame Aqui" para ver se tem muitas reclamações. Eu gosto muito da Janome 2008. Tenho 3 e uma overlock. Elas têm 4 anos de uso contínuo e nunca foram para o conserto. Adoro.Beijos

      Excluir
  20. ola, ja fiz 2 cursos de corte e costura mais ainda estou insegura, tenho muita vontade de comprar o tecido corta e costurar ,mais o medo não mim permite, tenho muita vontade de fazer pano de prato,fronha, roupas pra mim, pijamas pra meus filhos, mais o medo de cortar errado ta mim dominando.......bjos adorei o blog

    ResponderExcluir
  21. Puxa, que pena Josy ter feito dois cursos e ainda se sente insegura quanto a cortar os tecidos. Não tenha medo. Medo de quê? de estragar os tecidos? no início isso é inevitável, eu mesma já estraguei muitos tecidos e, de vez em quando isso acontece novamente. Comece com tecidos mais baratos, mas não daqueles molengas, Brim americano cru é uma ótima opção, é um tecido firme. Faça primeiro nesse tecido e depois faça novamente no tecido definitivo. Força, mulher!

    ResponderExcluir
  22. Olá Helena! Eu convivi minha infância toda com costureiras domésticas, minha mãe, tias e avós, atualmente estou morando longe da minha família, toda vez que preciso de um ajuste corro para a costureira, porém estava pensando em comprar uma máquina doméstica e por em prática os ensinamentos da minha família. Sempre preciso ajustar minhas calças jeans, então preciso de uma máquina que não me deixe na mão com ele, mas também não tenho como fazer um alto investimento no momento (sou acadêmica), ou seja, mais dura que coco! Poderias indicar-me uma boa máquina para quem tem orçamento apertado?

    ResponderExcluir
  23. Aline, se leu o texto acima, certamente leu esse parágrafo: "Tenho 3 máquinas Janomes 2008 que só ficam na mão das alunas iniciantes e as bichinhas nunca deram nenhum tipo de problema. Portanto, compre uma máquina Janome 2008. (não ganho nada para fazer propaganda). Tive outras marcas de máquinas que viviam precisando de técnicos para regular ou mesmo consertar. Em duas horas de costuras tinha que parar umas mil vezes para desenroscar a linha. Não, não, fuja disso!"
    Portanto, assino o que escrevi: Compre uma Janome 2008 que dá conta do recado. Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, pf ql o modelo janome 2008 que possui? Pesquisei no site buscapé e retornou vários modelos..é a de 14 pontos, 220V?

      Excluir
    2. Olá, como informo no texto, iso a Janome 2008. Em BH usamos a voltagem 110. Verifique qual a sua, pois há 110 e 220 Janome. Parece-me que o modelo 2008 foi acrescido de uma letra 2008S ou 2008P,mas não mudou nada, continua uma ótima máquina. Eu gosto. Abs

      Excluir
  24. Desculpe-me por ter refeito a pergunta é que queria ter certeza, pois no mercado online tem máquinas domésticas dos mais variados valores, e a Janome 2008 esta por volta de R$ 600,00, achei que iria conseguir uma mais barata, mas pelo visto tenho que avaliar o custo benefício. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Olá Helena, comprei uma jánome 2008 chegou ontem, nunca costureira mas vendo alguns videos consegui fazer uns pontinhos. Qual o ponto uso para dar acabamento em uma roupa para não desfiar. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shirley, você coloca no pono zig-zag. Assista esse vídeo aqui para saber qual é o ponto:
      http://www.youtube.com/watch?v=3FjT2zUN9uY

      Excluir
  26. Boa tarde tenho uma singer e já é bem antiga comprei em 2007 queria aprender a costurar mas fique bem desanimada depois de pagar as prestações da máquina só ouvia o meu marido falando que gastei dinheiro a toa, mas como estou afastada do serviço resolvi aprender um pouco e achei o seu blog adorei você da muitas dicas se tivesse visto este blog antes teria começado a mais tempo. Obrigada pela motivação com a leitura que me proporcionou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri, não se sinta desanimada com o incentivo do marido. Tudo tem seu tempo e talvez aquele tempo que comprou a máquina não era apropriado, não estava na hora, não estava pronto para desabrochar. Vai com calma, insistindo, pesquisando, vendo filmes no YouTube. Uma máquina de 2007 não é "bem antiga". Que isso? sou de 1958 e me sinto novona, atualizadona!!! Não precisa ser novo para ser bom. Aperte o pé nesse acelerador e vá em frente. Se precisar de alguma dica, me chame!
      Beijos

      Excluir
  27. Olá!

    Tenho 20 anos e nunca costurei, nem tenho habilidades de coordenação motora. Mas tenho muita vontade e estou pensando em comprar uma máquina.

    Vc acha que eu consigo aprender sozinha?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, algumas têm mais dificuldade qie outras, mas tentando todo mundo consegue, claro! Se não tentar nunca vai saber. Bjs

      Excluir
  28. Adorei seu POST <3
    Eu AMO a ideia de fazer minhas próprias roupas... e e a sua postagem me ajudou bastante!!! OBRIGADA :*) e o avental ficou super estiloso ;)

    ResponderExcluir
  29. Olá, procurei sobre a máquina de costura Jamone 2008, vi que tem variações como Janome 2008p e Janome 2008s. Tem que ser a espefpciifica Janome2008?

    ResponderExcluir

  30. Pesquisei sobre a máquina Janome 2008 e vi que tem as seguintes variações: Janome 2008p e Janome 2008s, entre outras. Precisa ser a Janome 2008 apenas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sthephanie, a Janome 2008 foi substituída pela Janome 2008P. Tem as mesmas funções, tudo igual. E a 2008S tem umas coisinhas a mais que não faz falta nenhuma na 2008P. Ambas são ótimas. As alunas compraram esses novos modelos e estão bem satisfeitas.
      Abs,
      Helena

      Excluir
  31. Se compra uma máquina eu consigo aprender pela internet? Estou querendo comprar uma máquina mas não sei nada qual máquina eu compro caseira ou industrial queria ganhar dinheiro em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo do comentário do dia 29.09.17: No texto acima explico tudo. Leia novamente, pois lá você vai encontrar as respostas às suas perguntas. Beijos

      Excluir
  32. Boa tarde! amei suas dicas, vou seguir e me aguarde...

    ResponderExcluir
  33. Olá, Helena!
    Amei seu post e suas dicas. Sempre deseja aprende a costura, e nunca priorizei isto. Vou usar suas dicas e por a mão na massa. Obrigada!! Ah, vc é de BH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelli, na verdade sou paulista, mas mora em BH já faz uns anos. Priorize sim aprender a costurar, pois é tão útil. Se precisar de ajuda, conte comigo. Bjs

      Excluir
  34. Gostaria de twr aulas online com vc tem como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho planos de fazer aulas on-line, mas quando vejo TANTA gente fazendo isso, acabado desanimando - acho que está ficando meio saturado. Como tenho uma procura grande por aulas individuais - coisa que pouca gente se dispoe a fazer - acabo me acomodando, entende? Tem muita gente no YouTube dando aula de graça de tudo! Sinceramente ainda não entendi o objetivo disso. Visibilidade? Mas o que fazer com essa visibilidade e curtidas? Será que estou por fora? O que você já sabe fazer? Já tentou assistir alguma dessas aulas e aprendeu bem? Conta pra mim helenacompagno@hotmail.com
      Bjs

      Excluir
  35. Vc pode indicar qual máquina é melhor p iniciantes?
    A Singer? Elgin? Etc?
    Nunca peguei numa máquina!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito da Janome 2008. Tenho 3 desde 2011. Hoje desmembraram a 2008 em 2 modelos, 2008P e 2008S. A P é equivalente ao modelo antigo que tenho, mais simples. Ótima
      A S é mais sofisticada e mais cara. A Elgin Bela é uma bela porcaria! Tenho alunas que compraram e se arrependeram. A minha primeira máquina foi uma Elgin. Veio com um defeito de fábrica que me deixou achando que o problema era da costureira. Sofri 6 meses. Até uma costureira experiente examinar o problema. Joguei a máquina no lixo ecomprei uma Singer. Mas a Janome é a máquina que dá menos manutenção e é mais fácil de lidar. Bj

      Excluir
  36. OLÁ ANÕNIMO DOS COMENTÁRIOS QUE POSTAM, RELIGIOSAMENTE, TODOS OS DIAS, DEZENAS DE COMENTÁRIOS COM UMA PROPAGANDA OFERECENDO SEUS MOLDES PARA MEU PÚBLICO.
    Por favor, crie uma página e poste na sua, ok? Aqui é um espaço para eu falar do meu trabalho, das minhas aulas. Passe bem, pois não?

    ResponderExcluir
  37. Oi Helena! Boa tarde! Acabei de ganhar uma Janome 2098 s mas não tem tutorial para costura de certos tecidos, faço alguns trabalhos artesanais na minha vigorelli verdinha e agora quero testar a Janome mas não sei se costura couro, plástico e TNT, esse mais importante agora porque quero confeccionar máscaras para a família,em tempos de pandemia! E não quero ser curiosa o bastante no testar a máquina a ponto de estragá-la rsrsrs... Vc pode me ajudar? Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Keila, a Janome 2008S é similar ao modelo antigo 2008 que tenho aqui. As máquinas domésticas, como as nossas não são apropriadas para costurar couro - quebra-se um galho trocando a agilha. Para plásticos há um pezinho específico que vc compra ã parte. Já para ter ela costira sim muito bem. Pesquise no YouTube digitando o modelo da máquina e o tipo de material que quer costurar, certamente vai aparecer algum vídeo orientando. Não tenha medo, pois a gente aprende é fuçando mesmo. Ideal costurar máscaras com tecido 100% algodão, como orienta a OMS. Beijos

      Excluir
  38. Adorei esse post! Totalmente bem explicado. Parabéns pelo seu trabalho Helena!

    ResponderExcluir
  39. que curso maravilhoso...acesse o linkAPRENDA O MELHOR DO CORTE, COSTURA E MODELAR
    Acesse esse link e aproveite:https://bit.ly/3jW;

    ResponderExcluir
  40. CURSO PARA INICIANTES ATENCÃO:APRENDA A COSTURAR JÁ!
    Veja o melhor método disponível aqui.
    https://bit.ly/ATENCÃOAPRENDACOSTURARJÁ

    ResponderExcluir
  41. Olá tudo bem?? Veja como mulheres comuns Estão faturando de 2.3000 a 6.000 mil por mês, fazendo lindas peças
    Apenas seguindo nossos moldes de corte e costura lucrativa.
    Acesse esse link e aproveitar:
    http://bit.ly/QueraprenderCortecosturalucrativa

    ResponderExcluir
  42. Olá tudo bem?? Veja como mulheres comuns Estão faturando de 2.3000 a 6.000 mil por mês, fazendo lindas peças
    Apenas seguindo nossos moldes de corte e costura lucrativa.
    Acesse esse link e aproveitar:
    http://bit.ly/QueraprenderCortecosturalucrativa

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com