Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

20 de setembro de 2014

Como fazer babadinhos (ou franzidos)

Costurar sem sofrimento é o que toda aprendiz de costureira quer, não é? Costurar um viés, fazer um babado, um franzido, uma bainha de lenço, uma nervura...tudo com perfeição...

E geniais pessoas - provavelmente quem costura, criam, a cada dia, acessórios para facilitar nosso trabalho.
São acessórios que instalamos nas máquinas de costuras para os mais diversos tipos de acabamentos. Confesso que tenho uma porção deles que ia comprando e nem sempre usava por pura falta de paciência em tentar entender como funcionava - preferia fazer mesmo manualmente. Ai, que feio! 

Hoje temos a internet, onde pessoas muito generosas (e com tempo) nos ensinam tudo. Basta digitar na barra de endereços do google. 

Hoje adquiri mais algumas dessas peças, nessa loja aqui, ó:
Abro um parêntese: Não estou ganhando nada para fazer propaganda, viu? Estou indicando porque lá as peças - se genéricas eu não sei - custam muito pouco comparadas com aquelas que pesquiso nos sites de vendas oficiais.

Comprei 3 peças: uma que prega viés, outra que faz bainha em lenço e outra que faz babados e franzidos. Hoje vou falar desta última. Nos próximos posts falarei das demais. Paguei apenas R$ 8,00 (oito reais).  Ela faz babadinhos sem nenhum sofrimento, sem precisar costurar, costurar uma fileira de pontinhos largos, depois outra fileira, puxar a linha - que quase sempre arrebentava no meio do caminho. Com essa pecinha é fácil, fácil. Vejamos:
Primeiro você vai lá na sua máquina. A minha é Janome 2008. Tá vendo esse parafuso aí? Ele serve para prender o suporte que prende ao pé calcador (aquele que veio na máquina)
Vai lá na caixa de ferramentas do marido e pegue uma chave de fenda porque nesse modelo não vem chave de fenda - aqui em casa quem tem caixa de ferramentas sou eu. Que foi? Sou uma mulher versátil - faço tudo, de homem e mulher. Quer dizer, quase tudo.
Retirei o suporte 
Coloquei a peça recém comprada, numa aflição que dava dó. Estava doida para realizar meu sonho. Sou tão humildezinha, né? sonhar com uma bobagem dessa, mulher? Pois é, sou assim. 
Agora você vai soltar a tensão da linha de cima. Na Janome a tensão normal geralmente é essa aqui:
Já vem assim, regulada, para tecidos básicos - geralmente algodão. Eu quase nunca mexo nessa tensão porque o ponto NUNCA desregula. Por isso eu gosto muito dessa máquina. Ela veio na posição 4 e está assim até hoje (faz 4 anos). Então, para fazer o babado (ou franzido) você precisa soltar a tensão, mude para a posição 9. Se a sua máquina for de outro modelo e marca, descubra onde muda a tensão do ponto de cima. 
Engana-se quem ainda pensa que costureira é aquela que não conseguiu se formar em outras profissões, geralmente donas de casa que não tiveram oportunidade de estudar, de trabalhar fora. Costurar um zíper, por exemplo, numa bolsinha com forro, raciocinar que o direito do tecido de fora deve ficar com o direito do zíper, que o avesso deve ficar em baixo, formando um sanduíche, costurar pelo avesso, desvirar, como num quebra-cabeças exige raciocínio lógico, visão, inteligência. 

Conheço gente graduada, doutorada em tanta coisa difícil na vida, mas não consegue entender esse raciocínio. 

Agora vai olhando as fotos e vai entendendo, testando a sua inteligência.
 
 
Antigamente eu achava que uma pessoa inteligente era aquela que aprendia as coisas com muita facilidade - eu morria de inveja. Hoje eu sei que há inúmeras inteligências.

Ai, meu Deus, eu tenho uma dessas inteligências. Pronto, não tenho mais inveja de ninguém!

9 comentários:

  1. Oi, Helena, como vai?
    Acabei de ver sua postagem e também sou assim como você, sempre compro essas geringonças que adiantam e embelezam ainda mais o nosso trabalho. A minha máquina também é Janome 2008 e a minha última aquisição foi uma peça pra colocar viés. Fiquei bobinha, bobinha, parecia minhas colegas comprando sapato e bolsa. Sou muito orgulhosa de ser costureira. Quando vou preencher ficha em algum lugar e me perguntam : profissão? Digo: costureira, com mt orgulho! Bom, né?
    Beijos e fica com Deus!
    Néia

    ResponderExcluir
  2. Oi Helena esses novos pézinhos de máquina são mesmo uma mão na roda.
    Eu tenho uma singer que já veio com esse pé de franzir e muitos outros que eu ainda nem usei. Alguns nem sei como usar. Mas no momento estou querendo comprar a sapatilha de ponta aberta,dizem que ela é melhor para casear. Estou tentando melhorar meu caseado á máquina enfim nem usei as que tenho e já quero comprar mais rsrsrsrrs...... Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Helena! Que pezinho legal, esse eu não tenho (ainda, rs). Eu já disse isso, mas vou ser repetitiva, somos muito parecidas... antes tinha falta de tempo e de paciência em descobrir como a "coisa" funcionava, tinha tanta prática no jeito antigo que tinha resistência em testar novas maneiras de fazer. Foi assim comigo também, comprei um pezinho de colocar viés e ele ficou guardado por meses na gaveta até hoje. Olha que coincidência, hoje mesmo resolvi testá-lo e fiquei impressionada com a rapidez que costurei, tudo com muito capricho, é claro. Gostei, agora vou no armarinho em busca do seu modelo, obrigada pela dica, um feliz domingo pra você, Clau. Ahhh... você fez a fita métrica forrada?

    ResponderExcluir
  4. Helena, estas pecinhas são realmente geniais. Você tem toda razão,a falta de tempo (e paciência) para testar o uso correto de cada uma nos faz, as vezes, deixar de conhece-las e usar todo o seu potencial.
    Esta eu não tenho, depois da seu post me animei a adquirir uma. Gostei! Obrigada!
    Um abraço! Boas costuras!
    Egléa
    jeitomineirodeser.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Helena, querida, eu sou burra para tanta coisa!
    Mas tenho cá a minha particular inteligência.
    Olha, pressinto a milhas quem vale a pena! Juro. Desgraçada, nunca me engano! Será nariz ou inteligência?
    Adorei o teu texto e confesso que passei um pouquinho por alto a parte técnica!
    Lá está, a minha é outro tipo de inteligência!
    Porém, decidi começar com a costura. A sério. Depois te conto.
    Bom domingo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. kkkkkk...eu tb quero uma "inteligência" dessas...kkkkk
    Sabe que eu ainda faço franzido usando o método da vovó?....duas costuras no pt mais largo e depois puxando com paciência para a linha não arrebentar.....hahaha.
    Vou procurar por aqui, isso é muito bom...adorei !!!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. PelamordiDeus - e você é caso de ter inveja de quem quer que seja? Faça me o favor... Agora invejei esse fazedor de babado, vou ter que comprar... Mas só depois que minha máquina voltar do "médico", internei ela no sábado. Ela começa costurando rápido, daí a pouco eu piso fundo no pedal e ela continua costurando na velocidade mais baixa, dava até dó. O técnico acabou de ligar e disse que não achou nada de errado, que eu devo estar superaquecendo o motor por costurar muitas horas com ela - pode um negócio desses? Eu costuro poucas horas por dia, dou uma parada, alinhavo, vou cuidar da vida, da roupa, volto, não superaqueço nada... Tô chateada, acho que minha máquina tá indo pro beleléu... Alguma das tuas já deu problema assim?

    Beijos e espero resposta da tua inteligência - você sabe muito mais do que eu nessa matéria, como em muitas outras...

    ResponderExcluir
  8. Helena visitei o site da center maquinas e fiquei encantada com tanta coisa linda,sou apaixonada por maquinas,e as sapatilhas e aparelhos são tudo de bom já tenho alguns de pregar vies ,bainha de lenço
    mas vou comprar o de franzir amei.obrigada pela dica da loja.bjs Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, o de fazer babadinhos é ótimo - achei fácil de usar. Os demais, mais complicados. Ainda preciso de tempo para testar.
      Beijos

      Excluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com