Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

15 de setembro de 2014

Costura sem máquina de costura

... velas, sonhos, flores e uma casa no campo... 
tudo junto num post 
só porque eu andei sumida e estou com saudades....

Fiz um passo a passo bem fácil de costura à mão para que você possa se orgulhar bastante das suas manualidades.

Se você é como eu que coleciona (e usa) guardanapos em tecido...
... vai precisar ter à mão diferentes tipos de prendedores para deixar a mesa bem bonita. Aproveite pedaços de corrente, pérolas, miçangas, pedras, rendas....
Como já mostrei aqui vários guardanapos de mesa e, inclusive fiz um passo a passo delesAQUI, fiz um porta-guardanapos em tecidos
Comprei uns tecidos baratinhos, tipo fantasia, com brilhos. Achei que iam combinar com taças da cor âmbar que namorava fazia tempos. Mulheres geralmente namoram jóias nas vitrines, eu namoro louça, cristais, tecidos, utensílios para a casa...

Daí eu tive uma ideia: Fazer umas "flores" com o tecido marrom de paetê para combinar com os guardanapos que fiz com tecidos ao preço de R$ 6,90 o metro - um achado no Varejão das Fábricas (Av. do Contorno - Savassi).

Cortei vários círculos do tecido marrom - você poderá usar qualquer círculo para servir como molde. Usei o fundo de uma lata de leite em pó como molde.
Peguei uma linha bem forte - aquelas de pipa. Coloquei na agulha (com um ponta só), dei um nó e fui dando alinhavos em toda a volta do círculo, como se fosse fazer um fuxico.
Peguei uma porção de plumante - algumas pessoas chamam isso de manta acrílica.
Coloquei o plumante dentro do "fuxico", puxei a linha, arrematei com um ponto no final.

Sem cortar a linha, passei no centro da bolinha, arrematei no final.
Passei novamente, cruzando. Arrematei no final. Isso só é possível com uma linha bem firme, pois vai precisar puxar bastante a linha, formando esses vincos.
Para cada "cacho" usei 4 "flores".
Uni cada "flor" com linha marrom (linha comum porque o tecido era marrom) - você pode usar cola quente. Em cada centro da "flor" coloquei uma pérola âmbar - mesma cor das taças.
Amarrei uma fita no verso do "buquê" e entrelacei no guardanapo
Fiz um laço e prendi ao guardanapo, romanticamente...
Quer mais romance? acenda velas!
E se não sabe fazer essas luminárias que já te ensinei AQUI, use velas de rezar dentro de copos de requeijão, envoltos em papel sulfite -  o efeito é o mesmo! Também já ensinei AQUI

Ou use vidros, ornados com renda.
Espalhe pela casa, pelos banheiros...
Quando for apagar as velas, abafe-as, eliminando o oxigênio para a casa não ficar fumacenta.
Apoie as velas dentro das luminárias ou copos para que não caiam. Eu costumo usar alguma farinha que já está vencida.
E já que o romance está no ar, agora estou namorando esses cestos:
E um  lugar assim para morar, onde eu possa plantar muitas árvores, abundantes em flores...

Ipês amarelos, brancos e rosas...
 E num domingo de sol, passear pelas ruas, quase nuas de carros, de gente e de coisas...
...onde só o canto dos pássaros e o barulho do vento imperam.
(e ter um ateliê de costura no fundo da casa, onde eu possa atender todas as minhas amigas-alunas de uma só vez, para ter mais tempo de postar coisas bonitas que faço e vejo por aí!)



8 comentários:

  1. Amei suas costuras a mão ficaram lindosos prendedores de guardanapos,aproveito pata te dizer que finalmente estou fazendo o canto mitrado perfeito,estou fazendo o maior sucesso.muito obrigada bjs Rosa

    ResponderExcluir
  2. Helena, boas dicas, belos e mimosos trabalhos, gostei muito, beijos amiga

    ResponderExcluir
  3. Helena da minha alma! Quanta inspiração. A beleza é isso - pequenas coisas e ... uma casa no campo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Helena, quanta coisa linda .... Adorei a delicadeza do porta-guardanapos, lindo!
    E que ipês floridos, tão lindos...Vc nos encanta com tanta delicadeza. AMEI !!!!
    Bjs,
    Cris

    ResponderExcluir
  5. Que lugar lindo prá se morar!!! Eu também quero ir praí!!!

    Adorei as dicas da tua casa de sonhos, teu Marildo, quando chega, deve ficar se sentindo sempre no para[isso...

    Não tem mais Varejão aqui, tô triste... A vendedora, antes de fechar, me avisou que não tava tendo movimento... Agora tenho que ir em Guarulhos mesmo. Fazer o quê, né?

    Beijos, Helena querida!

    ResponderExcluir
  6. Que inspiração! Adoro ler tuas belas postagens, lindo trabalho! Muito obrigada por compartilhar.
    Felicidades, um abração.

    ResponderExcluir
  7. Helena, venho do blog da Rosa, aplaudindo a tua intervenção. Grande Helena!
    Sabe, eu sou paciente, tenho pena, faço-me de parva. Só não suporto a estupidez. Acho que é da (minha) idade. Suporto (quase) tudo, menos gente burra e arrogante.
    A minha empregada é tão desastrada ... mas tão humilde, tão boazinha, que eu deixo passar as asneiras.
    Beijinhos, querida.
    Tem um feliz domingo.

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com