... e para você também que veio aqui.
Comentei com a Iara (aquela aluna que me ensinou a fazer o nhoque) sobre essa receita e prometi que, quando fizesse faria um passo a passo para ela.
Iara, semana passada preparei esse prato para o meu marido e pensei muito em você, minha amiga. Vamos lá para a cozinha.
Vamos fazer o Filé a Vesúvio. Por que esse nome? O prato tem a aparência de um vulcão, em chamas - os tomates simbolizam o fogo! Para quem desconhece, o Vesúvio é um vulcão localizado no golfo de Nápoles, na Itália, conhecido mundialmente por sua terrível erupção em 79 d.C., quando destruiu a cidade de Pompeia e também de Herculano. Único vulcão na Europa continental a ter entrado em erupção nos últimos cem anos, embora atualmente esteja inativo.
Estão vendo aquele pano de prato e luvas pendurados na minha cozinha? Presente da Iara em seu último dia de aula. Ela me disse arregalando os olhos: "olha, Helena, sou muito grata a você que me ensinou a costurar, escolhi a estampa da coruja que simboliza sabedoria."Ai, que fofa...
Você vai precisar de filé mignon cortado em bifes, não muito grossos, não muito finos. Modele-os em formato arredondados. Tempere-os com um fio de azeite, orégano, sal e pimenta do reino. Deixe descansar por alguns minutos. Fiz 8 bifes.
Coloquei uma colher se sopa de manteiga e duas de azeite numa frigideira de fundo grosso e fui passando os bifes - 2 minutos de cada lado.
Vá transferindo para um pirex que possa ir ao forno e à mesa também.
Com o caldo que sobrou na frigideira (eu uso panela mesmo), acrescente uma golada de vinho, misture e regue os filés.
Uma golada para a cozinheira também!
Depois cortei dois tomates firmes em rodelas. Temperei com azeite, orégano, sal e pimenta.
Cobri os filés com os tomates e coloquei queijo ralado (no grosso) parmesão. A receita original pede provolone, mas nesse dia eu não tinha.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno. Se for servir mais tarde, guarde na geladeira antes de ir ao forno.
Servi com purê de batatas
Arroz branco
De tão prático e rápido sobrou tempo para fazer um pudim de sobremesa.
Mas o pudim eu faço na panela de pressão, em 15 minutos.
Depois que a panela começa a chiar, conte 15 minutos e desliga o fogo!
Esse prato é o preferido do marido. Gosta de um vulcão esse homem!
Huuuum que delícia! Super prático mesmo... E aprendi uma hoje: não sabia que dava pra fazer pudim na panela se pressão! Vou experimentar!!! Bjos lindona!!!
ResponderExcluirAmanda Cassaro
Olá Helena que receita mais gostosa e simples de fazer.
ResponderExcluirEssas são as mais gostosas e este pudim de 15 minutos amei economiza gás que é uma beleza. Bom fim de semana bjs.
Tanto trabalho, mas valeu a pena, beijo amiga
ResponderExcluirHelena que linda homenagem a minha pessoa! Muito obrigada mesmo de coração! Realmente gosto de cozinhar comidas práticas e você me ensinou mais uma coisa: pudim na panela de pressão. Você realmente cumpre o que promete! Acabando as féria vou te ligar para contar das minhas costurinhas . Um beijo enorme , Deus te abençoe sempre, Feliz Natal e um Ano repleto de realizações a você e toda a sua família.
ResponderExcluirE aquele "Café Elegante" que íamos fazer com a Janaína ainda está de pé, viu? quando eu voltar, no finalzinho de janeiro!!!!
ExcluirAqui em Sampa está uma chuva linda, as meninas montando a árvore, eu assando bolo, a cachorrinha deitada ao nossos pés.... realmente a cara da felicidade!
Tenha um lindo e abençoado Natal!
Beijos