Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

30 de dezembro de 2015

Novas alegrias

Como eu disse no post anterior, trouxemos a cachorrinha para passar as férias aqui na casinha paulista. A bichinha tá numa felicidade que dá até inveja. Como eu não quero que faça xixi no tapetinho da área de serviço, a cada três horas alguém da casa a leva para dar uma voltinha na rua. O shopping aqui pertinho aceita cachorro e cada um que vai lá ela aproveita uma "bera". Vai abanando o rabinho e o vento levando suas enormes orelhas de beagle!. Todo mundo que passa mexe com ela, faz uma gracinha, elogia... mal sabem essas pessoas o quanto que ela teve que lutar para me conquistar, para que pudesse aceitá-la. Agora não tem mais jeito - ela já faz parte da família. E como tudo na vida tem seu bônus e ônus, ganhamos alguns ônus. Um deles é que temos que ficar meio limitados sem poder sair de casa os 4. Ela não fica sozinha. Dessa forma, tenho convidado mais pessoas para nos visitar.

Então, logo depois do Natal convidamos o Fernando e Cecília (donos do imóvel) para tomar um café da manhã conosco. Feita as apresentações, sentamos à mesa. "Oh!!" exclama o Fernando muito simpático. E eu, exibida, falo logo que toda a roupa da mesa foi feita por mim, no ateliê do Minha Primeira Costura e tudo o que eles estavam vendo eu ensinava no curso de costuras, lá em Belo Horizonte. Depois eles me enviam um e-mail agradecendo o café, elogiando a mesa... Tá vendo como é prazeroso costurar nosso próprio enxoval? Eu amo. Faço isso com o maior zêlo e carinho, sem contar que aproveito e faço propaganda do curso. Claro que não faço isso com esse intuito, mas se você quer iniciar um negócio, quer ser visto e reconhecido, seja generoso, convide pessoas, fale do seu negócio, mostre entusiasmo, presenteio-os com pequenos mimos do seu negócio. Pessoas gostam de ser mimadas, de sentir que são queridas e bem-vindas! Mas não seja falso, se não gosta, não convide, não presenteia. Ou seja, seja espontâneo e verdadeiro em tudo o que fizer na vida. 

Esses copos lindos foram presentes de uma das cunhadas no Natal. Ela sabe o quanto valorizo esse tipo de presente. Amei. São da Cecília Dale (Shopping Higienópolis). Pelo visto a manhã foi repleta de Cecílias. A minha filha, que mora no apartamento, também se chama Cecília!

Nas barras dos guardanapos eu não usei barra, inventei de desfiar. Os porta-guardanapos eu fiz um laço chanel com fitas de cetim e pérolas.

A casa estava florida. Os lisianthus que comprei nas vésperas do Natal para enfeitar a árvore e vasos ainda estavam perfeitos. Costumo comprar flores que duram mais de uma semana para que eu possa me sentir feliz por mais de uma semana.   
 À tarde veio a sogra e cunhada tomar um café. Fiz bolo de nozes e uva passa. A receita está no final do post.
 Mantive a mesma roupa da mesa e as flores - só inclui ou exclui alguma coisa do cardápio.
Como vaso usei garrafa de vinho e azeite - verdes. Os vasinhos dos lisianthus comprei na rua Tabatinguera (Sé). São vidrinhos para perfume. Custam baratíssimos e fazem um vistão na mesa.
 O sábado terminou. Veio o domingo. Novas visitas. Dessa vez fiz uma feijoada. Como arrumar a mesa? Não tinha nada meio rústico. Utulizei a mesma toalha vermelha que usei no Natal. Retirei o sousplat e nos guardanapos não usei enfeites, pois feijoada pede algo mais prático, mais simples.
Mantive os mesmos copos e taças que combinam com tudo. Coloquei a mesinha da varanda para dentro da sala e servi a feijoada. De sobremesa sorvete de frutas.
Tomei banho e fiquei na varandinha esperando. Eles vieram de Jaguariúna - cidade próxima uns 100 kms da capital paulista...
Eu e cachorrinha ficamos ali, esperando... Gosto de deixar tudo organizado, tudo pronto. Acho tão constrangedor você chegar numa casa e encontrar a anfitriã ainda de avental, aflita mexendo as panelas. Demonstre que não custou nada, nenhum sacrifício!
Chegaram. Foi uma festa. Ganhamos flores, vinho, sucos, sorrisos, abraços. Ganhamos um domingo muito agradável.
Depois veio a segunda-feira. Eu aí, de novo esperando...

Veio uma amiga tomar um café conosco. Vieram ela, marido e duas filhas. Tão bom rever pessoas queridas. Tão bom não se perder no tempo. Gosto de manter amizades, as boas. As ruins, podem ir sem deixar saudade. Eu era secretária do departamento onde ela trabalhava. Éramos grandes amigas, inseparáveis! E o tempo não varreu isso da gente. Que bom!

Mantive os mesmos jogos americanos do sábado, troquei a capa dos sousplats, dobrei os guardanapos de forma diferente. Comprei tudo pronto: coxinha, pão de queijo, baguetinha e frios. Fervi leite, fiz café, servi suco e coca. Inclui frutas frescas.
 Marido quis tirar uma foto minha antes da chegada. 
 Britanicamente eles chegaram na hora marcada!
E tudo foi novamente uma festa!

Janeiro virão as irmãs, a afilhada querida, que nunca se esquece de mim (que está lendo esse post e se achando). Mais amigas virão. Novas roupas de mesa vão aparecer por aqui. Novas alegrias vou sentir. 

Receita do bolo de nozes:

Ingredientes:

  • 4 ovos (com clara e gemas separadas)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) fécula de batata (usei farinha de trigo mesmo)
  • 1 colher (sopa) fermento
  • 100 gramas de nozes moídas (grosseiramente) - juntei também uva-passa e diminui as nozes
  • gotinhas de essência de baunilha (ou de amêndoas)

Modo de fazer:
Bata as gemas com as gotinhas de baunilha e vai despejando o leite condensado aos poucos até formar um creme fofo e claro. Desligue a batedeira e acrescente a fécula (ou farinha de trigo), as nozes e o fermento. Misture bem. Fica meio grosso (é assim mesmo). Junte as claras em neve e misture delicadamente. Despeje a mistura numa forma (usei forma de pudim) untada e enfarinhada e leve ao forno já aquecido em 180 graus. Quando ficar moreninho retira do forno, deixa esfriar e desinforme num prato bonito para ir à mesa. Nada de levar à mesa com a forma, por favor. É muito feio!

7 comentários:

  1. Parabéns, quando crescer quero ser assim, rsss.Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Tudo muito lindo e apetitoso.

    ResponderExcluir
  3. Querida Helena como você esta linda e muito elegante.
    E não me canso de dizer quanto capricho com tudo !
    Você me inspira amiga e aproveito para te desejar um lindo ano novo.
    Cheio de costuras alegrias e ainda mais capricho com a vida bjs.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Helena!

    Vcé muito caprichosa!

    Feliz Ano Novo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Feliz ano novo Helena! Quantas visitas heim? Fiquei cansada só de pensar no trabalho que você teve, mas fico muito feliz em ver sua disposição para receber seus amigos e familiares. Um ano novo cheio de alegrias!!! Beijos, Clau.

    ResponderExcluir
  6. Helena, só hoje vi essa belezura toda, muita criatividade e simplicidade, bom gosto e qualidade!!! Parabéns, adiro muito você! Beijos, Ingrid

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com