Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

10 de fevereiro de 2016

Juntando pedacinhos de felicidade

Tenho uma nova Iara em minha vida... e que a Iara antiga não fique enciumada!!!!

O primeiro dia de aula da Iara, que tem 61 anos e nunca havia costura antes, foi uma revelação. Uma pessoa corretíssima, aplicadíssima, tudo o que falo ela corre e anota em seu caderninho. Terminada a aula ela arregala os olhos de felicidade por ter feito uma bolsa tipo saco para carregar seus tecidos. 
Essa foi a peça que escolhi para ser a Primeira Costura das novas alunas, diferente das turmas anteriores onde elas faziam um barrado em pano de prato. Achei mais útil a bolsa, mais costuras retas para praticar no primeiro dia. Todo mundo conseguiu fazer e saiu daqui feliz da vida. Umas dizendo que vão customizar, outras que vão tingir, bordar... Eu adoro ver essa animação.

Daí a Iara pega o seu "telemóvel", como se diz em Portugal e liga para a mãe, que também costurava e diz com a  voz, como de uma criança entusiasmada em seu primeiro dia de jardim da infãncia: "mamãe, bença (pede bença - achei lindo),  a senhora está boa? olha, eu tenho uma novidade para contar: hoje eu comecei um curso de costuras e já fui capaz de costurar uma bolsa!" Eu quase chorei ouvindo isso. Juro. Um pedacinho de felicidade surge aí!

Hoje, em sua segunda aula, trouxe os tecidos conforme a lista pedida. Iniciei explicando como se dobra o tecido para o corte, como mede, como risca, o que são ourelas. Tudo ela ouvia com a maior atenção. 

Finalizada a aula, trabalho proposto pronto, com excelência, fui lá na cozinha que fica ao lado do ateliê e montei a mesa com os jogos americanos duplos que ela acabara de fazer. Decorei a mesa com a orquídea já em flor que a Cidinha - ex-aluna e amiga me presenteou em seu último dia de aula. Outro pedaço de felicidade.

A Iara abre um sorrisão, faz pose e finge estar pronta para servir o jantar para a família que chega animada. 

- Mas ficou lindo, ficou lindo - diz a minha nova Iara. Outro  pedaço de felicidade. Consegui alcançar o meu objetivo, levando alegrias para pessoas - uma alegria certa: "feito por mim, fui capaz!"

 Aqui colocamos um de cada lado com os lados invertidos. Divertidos.
 O uva do meu guardanapo e o roxo do sousplat combinaram com a estampa do tecido floral alegre.
 Aqui viramos do outro lado. A orquídea, em flor, compartilha dessas pequenas felicidades.
Usei um vasinho de folhas de kalanchoe (natural) para dar volume à orquídea dentro do caixotinho de feira que comprei no centro, baratinho - outros pedaços de felicidade: comprar coisas baratas e enriquecê-las no visual.
 
 E aqui em outra composição, usando o sousplat prata que fiz para o Ano Novo.
E, juntando todos esses pedacinhos de felicidade, o dia encerra com a felicidade completa!









4 comentários:

  1. Não fiquei enciumada!No seu coração tem lugar para todas nós. Desejo que a minha xará seja tão feliz como eu fui em suas aulas. Um grande abraço a vocês com muita saudade da sua dedicação e da sua delicadeza.

    ResponderExcluir
  2. Helena, que relato tão doce! Isso não é trabalho, é prazer!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo trabalho acho linda as suas costura um toque de fineza

    ResponderExcluir
  4. Um luxo. Parabéns. Tudo muito lindo e de bom gosto,
    Suzy Mendonça

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com