Cursos Belo Horizonte: e-mail para helenacompagno@hotmail.com ou acesse na janelinha à direita

14 de novembro de 2016

Alunas que vêm de longe

Vez ou outra alguém, que mora fora de BH, me procura para fazer um intensivo nos finais de semana. Não dou aulas aos finais de semana, pois trabalho durante a semana das 8 às 18. Mas, vez ou outra, abro alguma exceção. 

Abri uma exceção para a Cláudia, que mora em Cataguases - distante de Belo Horizonte mais de 300 quilômetros! Ficaria em um hotel com o marido mas, por conta do jogo entre Brasil e Argentina aqui no Mineirão, todos os hoteis estavam lotados. Foi necessário pernoitar num motel!  A Cláudia tem 7 (SETE) filhos com um só marido, acreditam? 

Como na sexta-feira eu tinha apenas um horário disponível, fez apenas um - o restante no sábado. Na primeira aula fizemos um joguinho americano, utilizando uma das técnicas mais fáceis e práticas. Ela se encantou pela praticidade e beleza do trabalho, pois julgava ser muito complicado. Já sabia costurar, mas dizia querer aprender a fazer aquelas coisas  lindas que via no blog. Ela conhecia muito de mim pelo que escrevo. Eu era, portanto, uma velha conhecida. 


Documento aqui, para que vejam que não estou rasgando seda (ops, tricolines), sobre a beleza e perfeição do primeiro trabalho da Cláudia feito aqui:

Obs: A mesa foi montada com as louças da minha casa. Quase sempre faço isso, pois é uma forma de ensinar como usar os trabalhos que fazem aqui. Escolhi um dos meus guardanapos em cambraia de linho; o porta-guardanapo - que também ensino a fazer nas oficinas - e a louça que amo - presente de casamento de uma irmã muito querida que já nos deixou. Amo essa louça de cores quentes - tendência do início da década de 90.
À noite trocaram o motel pelo hotel. No sábado veio e passou o dia inteiro aqui costurando - até almoçamos juntas. Entre os tantos trabalhos, essa passadeira dupla face. O tecido do verso era menor que o de cima, jogamos a diferença para as cabeceiras e fechamos as duas laterais. O resultado? essa gracinha que vai tirar muitos suspiros na Noite de Natal na casa da Cláudia. Ela já me avisou que as filhas estão encantadas com tudo o que costurou aqui.
 Foi muito bom, muito produtivo e muito feliz o encontro com a Cláudia.
Mas, no intervalo da tarde, enquanto ela costurava...
...fui  lá na cozinha e bati um bolinho. Arrumei a mesa com a passadeira que havia terminado de fazer, utilizando os tecidos que havia comprado. Teve muito bom gosto na escolha dos tecidos. E eu tive muito gosto de ver a Cláudia arregalar os olhos, jogar o pescoço para o lado e dizer: "puxa, como ficou bonita,  muito obrigada por se preocupar comigo"

Deixo aqui o registro da sua amável cartinha que enviou depois que chegou em casa:

(...) Gostei bastante de  te conhecer e fazer suas aulas. Você é muito inteligente e criativa, um  exemplo de mulher virtuosa.Saí daí com um gaz , uma vontade enorme de costurar e quem sabe um diia trabalhar confeccionando enxovais para casa . Mas por enquanto vou absorvendo os ensinamentos da mestre Helena .  Agradeço a Deus por sua vida, seu talento e por você está multiplicando o que Ele te deu ajudando tantas pessoas que, como eu, querem fazer alguma diferença neste mundo. E eu não falo por vaidade e sim  por agradecimento.pois  você foi verdadeira em tudo o que passou não escondeu nenhum detalhe e valeu a pena toda a distância percorrida.Que  oSenhor Jesus abençoe você e toda sua família.Bjs

Não peço que beijam meus pés agradecendo, afinal, ganho para dar aulas, mas essas gentilezas em escrever agradecendo a hospitalidade, ser grata por eu ter aberto uma exceção, são qualidades de quem não precisa ser rico, nem bem nascido, nem ter estudado etiqueta e comportamento, faz parte de pessoas de bom coração. Faz parte de princípios cristãos. Faz parte da Cláudia. E de pessoas assim, eu sempre, sempre abrirei exceção!

Cláudia, toda a minha gratidão pela amizade e pela confiança que depositou em mim, vindo de tão longe passar essas horas que nem sentimos passar, de tão prazeroso foi costurar junto com gente do bem.  Até breve.

5 comentários:

  1. olá um final de semana assim é uma terapia que não tem preço,é que muitas pessoas deveriam fazer e largar dos depressivos da vida abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Helena.
    Espero que esteja tudo bem.
    Tem um tempinho que não passo por aqui, mas acompanho por email, amo receber seus posts.
    Posso dizer que senti a emoção da Claudia, emoção essa que um dia vou sentir, ainda não desisti, rsrsrs.
    Parabéns por tanto carinho.
    Que Deus te abençoe sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Helena , que amor sua gentileza de falar sobre mim em seu blog. Neste momento estou fazendo meus deveres de casa e você tem que ver a graça que ficaram as passadeiras que eu trouxe cortadas para terminar. Obrigada por me incluir nesse seu cantinho tão importante. Bjs e fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Helena, completando o seu título, diria:
    - Alunas que vêm de longe, trazem carinho, levam e deixam saudade!
    É que o seu trabalho é mais que um trabalho, é um laço, um afago!
    Feliz de quem contigo aprende costura e cresce como pessoa. Feliz de ti que tens a sorte de encontrar gente de tão grande qualidade.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhh você é uma fofa!

    Tá vendo, todo mundo se apaixona e com razão.

    Parabéns para você e a Cláudia que entra para o Fã Clube de Helena rsrsrsrs

    Amo tudo isso que você realiza.

    Bjus Ju

    ResponderExcluir

Se não conseguiu deixar um comentário, envie um e-mail:
helenacompagno@hotmail.com